#pranchas #equipamentos #publicações 

Etapas da construção de uma prancha havaiana à moda antiga

Guilherme Pallerosi

Os polinésios eram entendidos de mar e da construção de canoas. As pranchas de surf ancients* feitas pelos havaianos seguiam os mesmos princípios de outras embarcações

O processo mostra muita sofisticação se pensarmos que estes povos não possuíam escrita nem dominavam os metais. Cada etapa da construção seguia um ritual e era acompanhada por cânticos, que ajudavam a manter a memória destas técnicas e mostrava grande respeito às pranchas e ao oceano.

O processo todo era longo, iniciando com a construção do machado que iria derrubar a arvore e entalhar a prancha, passando para a escolha da arvore e remoção dela e por aí vai!

1. Primeiro passo é construir o machado, espécie semelhante ao enxó dos índios brasileiros para construção de canoas, chamado pelos havaianos de Adz. Inicialmente cria-se a lâmina do machado que irá shapear ou, no caso, entalhar a prancha de madeira Olo, Alaia ou Paipo. A lamina do machado é esculpida por outro martelo de pedra em rocha de Basalto. Afia-se o machado Adz usando várias densidades de grãos de areia, como se fosse uma lixa. Com a lâmina afiada, amarra-se bem forte com cordas feitas com casca de coco, em um cabo de madeira selecionado especialmente. (ninguém disse que era fácil!)

2. Depois de selecionada a árvore, preferencialmente do tipo Koa, espécie tipicamente havaiana, corta-se o tronco. Para fazer o bloco da prancha, deve-se cortá-lo na porção central, sentido meridiano, obtendo uma tábua bruta. Para o processo de corta da árvore, assim como a obtenção do bloco e do shape das linhas básicas era utilizado o fogo para auxiliar as frágeis lâminas do machado de pedra.

3. O shape era desenhado com o machado Adz dando as formas básicas. A prancha de madeira Koa tem propriedades interessantes, muita dura e com uma considerável flutuação, ganhavam curvas delicadas e funcionais, chegando a pesar de 50 a 80 kg.

4. O acabamento se inicia com vários blocos de coral de diferentes granulações (aspereza), contando também com auxílio de fogo. Para o acabamento fino, diferentes grãos de areia deixam a madeira mais lisa e aerodinâmica. A última mão é feita com areia fina e água. Antes de ir ao mar, ainda recebia um banho de óleo de semente de Kukui.

O surf no Havaí era uma prática que ia além do esporte, estava relacionada a outros aspectos da vida cotidiana, como política, religião e identidade étnica e tribal. Com a colonização o surf quase sumiu, mas renasceram com “ares” modernos no início do século XX.

* Ancient - ancião, patriarca. Ancients (or theancients); povos da Antiguidade, autores clássicos da Antiguidade, antigo, velho, remoto, relativo à Antiguidade.

Para ler mais sobre historia do surf e sobre técnica de construção das pranchas ancient, acesse o blog Madeira e água

Galerias | Mais Galerias