#viagens #videos #surf #ondas perfeitas #ondas grandes 
Indonésia

Drink a Beer & Surf a Wave

Enzo Gavioli

Em 27 de junho de 2023, iniciei uma empolgante jornada em direção à Indonésia com meu amigo Bernardo Perrot, ansiosos para explorar os tubos e as ondas perfeitas que nos aguardavam. Minha bagagem incluía um quiver de sete pranchas, mas infelizmente, apenas quatro voltaram ilesas (os tubos sempre cobram seu preço ).

Nossa aventura começou em Bali, onde o mar estava baixo, mas mesmo assim nos proporcionou muita diversão. Aproveitamos o tempo que tínhamos antes da chegada do swell para explorar a região de Bukit, onde descobrimos lojas e restaurantes incríveis. Após seis dias, seguimos rumo a Gradjagan, no dia 05 de julho, justamente quando o maior swell da temporada estava prestes a atingir a Indonésia. Nos primeiros dias na ilha, a previsão era de ondas de 6ft-10ft em Gland, uma das melhores do mundo. Passamos incríveis 10 dias em Gradjagan, superando todas as nossas expectativas, surfando cerca de seis horas por dia e pegando as ondas mais espetaculares de nossas vidas, com tubos consistentes durante toda a estadia.

Após retornarmos a Bali, nos reunimos com amigos brasileiros que haviam acabado de voltar das Mentawai. Foi uma semana de muita curtição, surf e risadas. Nesse período, meu pai chegou em Bali para se juntar a mim, e juntos planejamos nossa viagem de duas semanas para Mentawai. Em 21 de julho, chegamos ao Macaronis Resort, ansiosos para surfar uma das ondas mais incríveis do mundo na companhia do meu pai e de dois grandes amigos do Espírito Santo que conhecemos no hotel, Luiz Hadad e Hugo Caiado. Além de nossa estadia no acampamento, embarcamos em uma trip de barco de cinco dias para explorar algumas das ondas mais distantes de Macas. A bordo, tivemos a honra de contar com a presença de um grande amigo de infância do meu pai, o Guilherme, de Marcio Grilo, um mestre no Sup Wave, e do renomado fotógrafo brasileiro Henrique Pinguim, que capturou imagens incríveis durante toda a viagem. Foram cinco dias de puro surf.

Após nossa volta a Macas, nos reunimos com mais alguns amigos do meu pai para encerrar a última semana da viagem com chave de ouro, aproveitando dois mares clássicos em Macas nos últimos dias. Esses 40 dias repletos de surf e risadas, compartilhados com grandes amigos e pessoas incríveis que cruzaram nosso caminho durante essa viagem, permanecerão gravados em minha memória para sempre. Para eternizar essa aventura, contei com o talento de um grande amigo, Ciro Dadda, que reuniu todas as imagens da viagem e produziu um filme intitulado "Drink a Beer & Surf a Wave", uma homenagem à música do skatista Pedro Barros. Esse filme registra todos os momentos memoráveis dessa viagem. Além disso, gostaria de mencionar o incrível trabalho do meu amigo Thiago Rausch com o projeto Pampa Barrels, no Rio Grande do Sul, que nos inspirou a explorar o mundo em busca de tubos e representar nosso estado. Esse projeto foi uma das principais motivações por trás da criação desse filme.

Durante a viagem utilizei o site do surfguru para monitorar o swell e a maré. As previsões se mostraram muito precisas na Indonésia. Tenho usado regularmente para monitorar as condições no local onde costumo surfar, em Torres, e tem sido muito bom também para monitorar os ventos, que são a parte crucial para boas condições por lá.

Galerias | Mais Galerias