Fernando de Noronha recebe ondas de até 5 metros de altura
O Arquipélago de Fernando de Noronha recebeu a primeira grande ondulação do ano no dia 11 de Janeiro de 2025, com ondas que chegaram aos 5 metros de altura (15 pés).
13/Jan/2025 - Luiz Hadad - Redação SurfguruO swell encostou na ilha no final da tarde do dia 10, e no dia 11 pela manhã (sábado), vimos registros de ondas quebrando na segunda laje da Cacimba do Padre, durante a maré seca.
Nenhum surfista entrou na água na Laje da Cacimba pela manhã. Muitos foram surfar na região do porto, com fundos de pedra mais abrigados da ondulação e do vento, com ondas perfeitas, porém um pouco balançadas.
Pela manhã as condições não estavam das melhores na laje, com o vento soprando mais forte no quadrante leste, dificultando o drop e balançando a onda.
Quando a maré virou e começou a encher, o vento deu uma trégua e os primeiros surfistas entraram na água. Nino Noronha, Uka Dantas, Brayner Alves, Dario Costa e Luiz Hadad foram os primeiros surfistas a remar pra Laje.
Nino Noronha - foto: Beto alemao
Nino abriu o dia pegando uma linda onda, azul e com tamanho. Brayner acertou um drop aéreo, Uka estava botando pra baixo, Dario também encontrou uma boa onda e Luiz pegou uma das maiores do dia.
Luiz hadad - foto: Beto alemao
Essa galera que entrou primeiro “abriu a porteira” e puxou o nível. Assim começou um show de big surf na Cacimba do Padre, para a alegria dos presentes.
Sukinho manobrando forte - foto: Beto alemao
Outros destaques desse swell foram Buday Santos, sempre botando pra baixo e com sua tradicional manobra plantando bananeira, Sukinho, que manobrou forte na laje, Vinicius Parra, que encontrou um belo tubo, Cuca Souza, demonstrando muita intimidade com a laje, Kalani Lattanzi, que se jogou de softboard, sem strep, e quase fez um tubão, Marcela Witt, representando o surf feminino, além dos bodyboarders Gabriel Braga, vice campeão mundial, e o local de Itacoatiara João Zik.
Buday santoa entubando com estilo - foto: Beto alemao
Foi um dia incrível de altas ondas, muita energia boa na praia, e onde todos saíram bem, sem nenhum ferimento grave ou acidente feio. Somente algumas pranchas quebradas, mas isso faz parte do jogo.
kalani lattanzi - foto: Beto alemao
Teremos muito conteúdo desse swell, que também é conhecido como "swell vassoura", pois vem para cavar a areia do fundo de algumas praias, como a Cacimba do Padre, melhorando o fundo e proporcionando condições excelentes para o Surf.
Nesses últimos dias nós gravamos para o Surfguru TV e em breve os vídeos estarão no YouTube.
Enquanto a edição não sai, fiquem com os registros fotográficos feitos por Beto Alemão e Alan Rangel.