#surf #big surf #tow-in #videos 

Ondas de 5 metros atraem surfistas e bodyboarders de todo o país para o Espírito Santo

Fenômeno atraiu surfistas e bodyboarders de diferentes regiões do Brasil e registrou ondas acima de 5 metros, segundo especialistas

19/Set/2025 - Equipe Surfguru

A Laje da Avalanche, em Vila Velha, voltou a ser palco de um espetáculo de coragem e adrenalina nesta semana nos dias 15 e 16 de setembro. Essa onda especial, situada a cerca de 3 km da Praia da Costa, é parte de um arquipélago composto por três ilhas e uma formação submersa, próxima da ilha dos Pacotes.

Por suas características submarinas e uma profundidade que cai de mais de 1.000 metros ao redor para cerca de quatro metros na laje, a Avalanche gera uma mudança brusca no relevo submerso, permitindo ondas fortes, pesadas e perfeitas.

Segundo o oceanógrafo Douglas Nemes, especialista em medição de ondas, as ondas registradas nesta semana ultrapassaram os 5 metros, reforçando o nível extremo dessa ondulação.

A expedição realizada faz parte do projeto Diamantes Capixabas, que tem como objetivo principal a realização de expedições para surf de ondas grandes e participação em campeonatos da modalidade. O projeto também prevê formações técnicas para atletas e pilotos, palestras educativas, ações de limpeza de praia, inclusão da mulher e PCD,  mostras  audiovisuais, e outras ações socioeducativas que abordam a relação humana com o mar. A iniciativa tem patrocínio da ES Gás (@esgasoficial), Instituto Energisa (@institutoenergisa) e Secretaria de Esportes e Lazer (@sesportesoficial), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC).

@andremajevski fez a melhor onda da remada no swell 

O coletivo NXF Slab faz parte do projeto Diamantes Capixabas, e nessa expedição tiveram uma presença marcante: os bodyboarders André Majevski, Breno Kuster, Carlos Bellumat e Bernardo Nassar, além dos surfistas Luiz Hadad e Fábio Sandes, encararam as bombas dessa Laje alucinante. Os bodyboarders pegaram as melhores ondas na remada, mostrando domínio e conhecimento local da equipe. Fábio e Luiz também pegaram suas ondas, e junto com Bernardo ficaram responsáveis pela logística.

Nas palavras de André Majevski, que pegou uma das ondas mais impressionantes do swell, remar no Avalanche é “a realização de um sonho, onde você consegue pegar a onda da sua vida no quintal da sua casa. E esse é o sonho de qualquer surfista.”

Capixabas como Hugo Caiado, Felipe Lacerda, Lucas Medeiros, Benito e Aninha Dagostini, Rodrigo Cardoso, Luiz Eduardo Jr., Thiago Berger, Elcary Camatta e Victor Simões também marcaram presença no lineup, demonstrando que o Espírito Santo está crescendo em protagonismo no big surf, com formação de novos pilotos e surfistas.

@hugocaiado surfando na Avalanche aos 65 anos

Destaques para Aninha Dagostini, que com apenas 13 anos, já impressiona como representante feminina nas ondas grandes, Hugo Caiado, que surfou uma onda na Avalanche aos 65 anos de idade, Benito Dagostini, Felipe Lacerda e Rodrigo Cardoso que pegaram ondas incríveis no swell.

@aninhadagostini aos 13 anos de idade, representando o big surf feminino

Aninha comentou:  “Surfar essa onda foi uma mistura de desafio e superação. A onda exige respeito, mas também me anima a dar o meu melhor. Fiquei feliz e animada para as próximas”.

Surfistas e bodyboarders de fora do Estado — como Pedro Calado, Caio Vaz, Leopoldo Neto e Willyam Santana — saíram de Vila Velha com a sensação de missão cumprida, após enfrentar ondas pesadas e intensas, que desafiam técnica e coragem.

Na visão de Lucas Medeiros, surfista profissional capixaba que atualmente mora no Rio: 

“Avalanche é uma onda que movimenta o Brasil e o Mundo, pois requer muito know-how pra surfar esse tipo de onda. Os destaques do swell foram claro a galera do NXF que fez altas ondas na remada, a Aninha Dagostini que surfou essa onda tão pesada com apenas 13 anos, e os surfistas de tow in que estão cada vez mais puxando os limites”.

O capixaba @lucasmedeiros veio do Rio de Janeiro para aproveitar o swell

Os registros ficaram por conta de João Vitor Moreira (@jv.fotos) e Yana Vaz (@yana_vaz_imagens), além de outros fotógrafos e videomakers como Herberto Simões (@boasondassempre) e Vinicius Borini (@dronevini_027), que captaram imagens impactantes das sessões.

@luizhadad pilotando o jet ski e @fabiodominiocorporal surfando na Avalanche

@fabiodominiocorporal surfando na Avalanche e @caiogebaravaz pilotando o jetski 

Reconhecida como um “diamante” na costa do Espírito Santo, a Avalanche segue consolidando o Estado no cenário do big surf nacional, ampliando seu protagonismo, atraindo turismo e reunindo atletas de diferentes gerações e de todo o País no Espírito Santo.

Este conteúdo virou episódio no SurfguruTV com imagens exclusivas da Laje da Avalanche, entrevistas rápidas e bastidores do swell. Assista, deixe o like, comente, compartilhe com a galera e inscreva-se no canal para não perder os próximos swells. Para assistir, clique aqui: