#comportamento #cultura #surf 

A origem do gesto Shaka e sua relação com o surf

Críscia Cesconetto - Equipe Surfguru

Como o Shaka se tornou um símbolo global de boas vibrações

Desde as praias do Havaí até as costas tropicais do Brasil, o gesto do Shaka é uma saudação universal que faz parte do mundo do surf. Ele não é apenas um símbolo de cumprimento, mas também carrega uma rica história de origem e valores profundamente arraigados na cultura surfista. Hoje, ao explorar a história do Shaka, vamos descobrir como esse gesto transcende fronteiras e se tornou uma representação do estilo de vida e dos valores do mundo do surf. 

O Shaka e os Valores do Surf

O Shaka, ou hangloose, é mais do que um simples gesto de saudação. Ele é um símbolo de positividade, amizade e celebração da vida ao ar livre, que são valores compartilhados pelo mundo do surf, e é claro , por nós aqui do Surfguru, junto com cerveja Corona, a nossa cerveja oficial e patrocinadora oficial do surf e da natureza. É um lembrete de que, não importa de onde venha, podemos encontrar conexões e compartilhar uma filosofia comum de aproveitar a vida, assim como os surfistas fazem todos os dias nas ondas.

Corona também tem em sua essência a celebração da vida ao ar livre e do espírito aventureiro, valores que se alinham perfeitamente com a cultura do surf e o gesto do Shaka. A positividade e a sensação de "hang loose" estão presentes na sua filosofia e também na nossa, tornando-a uma parceira natural para os amantes do surf da praia.

A Origem e Significado do Gesto Shaka (Hang Loose) no Mundo do Surf

O gesto do Shaka, conhecido popularmente como “hang loose”, é uma saudação icônica no mundo do surf. Este gesto amigável, feito estendendo o polegar e o mindinho, enquanto os três dedos centrais permanecem dobrados na palma da mão, é amplamente utilizado pelos surfistas e também ganhou popularidade em várias culturas ao redor do mundo. Mas de onde surgiu esse gesto? Há várias teorias que tentam explicar a origem do Shaka.

A Origem em Kahuku Sugar Mill, Havaí

Uma das teorias mais difundidas sugere que o Shaka teve suas raízes na cidade de Kahuku, Havaí, na Kahuku Sugar Mill. Lá, um trabalhador nativo havaiano chamado Hamana Kalili perdeu três dedos do meio de sua mão direita em um acidente de trabalho. Após o acidente, ele foi designado para trabalhar na ferrovia que transportava a cana-de-açúcar. Para sinalizar aos condutores de trem que a ferrovia estava livre, Kalili levantava sua mão direita, que tinha apenas o polegar e o mindinho, em um gesto que se assemelhava ao Shaka. Logo, os moradores da região começaram a copiar o gesto de Kalili, e o Shaka começou a se tornar popular nas festas locais, conhecidas como hukilaus.

A Lenda do Rei Tahito (Moiheka)

Outra teoria remonta à cultura havaiana e à lenda de Tahito, também conhecido como Moiheka, um jovem rei que desafiou grandes ondas enquanto viajava de Tahiti para o Havaí. Ele se estabeleceu na ilha de Kauai e ganhou reputação por sua coragem ao enfrentar as ondas mais desafiadoras. No entanto, em um trágico incidente, um tubarão mordeu sua mão, arrancando três dedos e deixando apenas o polegar e o mindinho. Mesmo após o incidente, o rei continuou a saudar as pessoas no mar com a mão mutilada, criando o gesto do Shaka, que significa "tudo bem".

Outras Teorias Sobre a Origem do Shaka

Além dessas teorias, há várias outras que tentam explicar a origem do Shaka. Alguns acreditam que o gesto pode ter sido usado por exploradores espanhóis quando pediam uma bebida, com o polegar na boca e o mindinho para cima. Outros afirmam que o gesto representava o número "seis" em algumas culturas.

Independentemente da origem exata, o Shaka se tornou um símbolo icônico do surf e do estilo de vida descontraído que o acompanha. Hoje, é amplamente reconhecido em todo o mundo como um gesto de positividade, amizade e relaxamento, o que o torna perfeito para o mundo do surf, onde os valores de comunidade, respeito e apreciação da natureza são essenciais.

A Disseminação do Shaka pelo Mundo

O gesto do Shaka se tornou tão difundido que transcendeu as fronteiras do surf e do Havaí. Surfistas, celebridades e líderes mundiais adotaram o Shaka como uma saudação amigável e um símbolo de positividade. Até mesmo o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, natural de Honolulu, é conhecido por usar o Shaka.

Foto: Críscia Cesconetto

Hoje, o Shaka se estende além das praias e do surf é visto como um abraço global de boas vibrações, simbolizando a camaradagem, o respeito e a alegria que o surf e o estilo de vida praiano inspiram. Portanto, ao ver esse gesto icônico, lembre-se de que, não importa onde você esteja no mundo, o Shaka é um lembrete de que a positividade e a harmonia são valores universais que todos nós podemos compartilhar.

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias