#surf #viagens

Nias Surf trip 2024

04/Out/2024 - Thiago Kassin trevisan

Quando eu decidi ir para a Indonésia o lugar principal que eu queria surfar era Nias. Então enquanto estava em Bali fiquei de olho na previsão para que eu pudesse fazer a viagem. Logo nos primeiros dias em bali eu já vi que tinha um bom swell se alinhando para Nias. Eram dois swells seguidos que estavam a caminho e mesmo não tendo a melhor direção, tinha muito tamanho e muita energia. Eu e meu amigo, Herbert, decidimos arriscar e compramos a passagem. Logo após, mais dois amigos se juntaram, Murilo e Felipe, que compraram também.

Para ir até Nias de Bali são três voos. Pegamos o primeiro voo até Jacarta e dormimos a primeira noite em um hotel para pegarmos o outro voo no dia seguinte às 6 horas da manhã. Quando acordamos no dia seguinte, ainda de madrugada, recebemos a notícia de que o voo de Medan para Nias tinha sido cancelado pois o avião tinha quebrado. Nessa hora ficamos muito tristes e não sabíamos o que fazer pois o nosso sonho provavelmente teria que ser adiado. Nesse meio tempo encontramos mais alguns loucos que estavam na mesma missão que nós e também estavam muito tristes com essa situação, mas ninguém queria desistir. Um amigo teve a ideia de seguir viagem e pegar o voo até Medan e de lá pegar um carro e dirigir 10 horas até uma cidadezinha chamada Sibolga para pegar um ferry até a ilha de Nias. Todos concordaram com a ideia e partimos. Era uma missão desafiadora mas desistir não era opção. Chegamos em Medan e conseguimos um carro para nos levar até essa cidade. Dirigimos 10 horas em uma estrada super perigosa no meio da Indonésia e chegamos na cidade. O ferry estava prestes a partir, porém não conseguimos lugar pois chegamos muito tarde. Tivemos que dormir nessa cidade para pegar o ferry no dia seguinte à noite. A sensação era de muitas incertezas e preocupações, pois ninguém queria nos ajudar e parecia que não éramos bem vindos na cidade. Nós realmente estávamos no meio do nada, em um dos lugares mais isolados da Indonésia. Amanhecemos e ja estávamos no terceiro dia de viagem e a missão continuava. Esperamos o dia inteiro para o ferry e finalmente a noite conseguimos embarcar. Passamos a noite no ferry, a travessia levou umas 10 horas. Quem conhece sabe, os ferrys da Indonésia não são confortáveis, passamos a noite dormindo e no chão duro. Finalmente no quarto dia de viagem Chegamos na ilha de Nias, agora só faltava 3 horas de carro até o pico.

Quando chegamos já fomos para água e já pegamos altas ondas porém ainda não era o dia do swell mesmo. No dia seguinte as ondas entraram e pegamos altas e fizemos a cabeça. As ondas continuaram nos próximos dias e continuamos surfando umas ondas menores. Muita onda e muita vibe com a galera enquanto aguardávamos para o próximo swell que seria ainda melhor. O segundo swell chegou porém a direção ainda não estava muito favorável. Pegamos muitas ondas mas até então não tínhamos pego o mar clássico que gostaríamos e a viagem estava chegando ao fim. Nós tinhamos que ir em embora porque estava para acontecer um campeonato wqs no pico. Quando estávamos no último dia da viagem acordamos e nos deparamos com condições épicas. Parecia que finalmente o swell tinha encaixado. O mar tinha de 6 a 8 pés, com algumas de 10 que entravam eventualmente. Nesse dia entramos na água cedo e passamos quase 6 horas surfando e conseguimos pegar altas ondas. Meu amigo Herbert que estava no quarto comigo conseguiu pegar a maior onda do swell e fez um dos melhores tubos da temporada. Esse realmente foi um dia memorável de surf que vai ficar na cabeça para sempre. Foi um mar histórico com amigos na água e  conseguimos sair com a sensação de missão cumprida.

O mar continuou perfeito mas em dois dias iria começar o campeonato e muitas pessoas já tinham chego para competir. Quando a crowd do campeonato chegou nós já estávamos de cabeça feita prontos para voltar para Bali. Muitas ondas, tubos e bons momentos na memória. Essa viagem vai ficar na memória. Obrigado a todos que estavam juntos e que ajudaram a fazer essa viagem acontecer. Foi uma viagem de muita persistência mas teve a sua recompensa. E apesar de todos os perrengues valeu cada segundo.