#negócios 

Como o Clima tem Impacto direto nos Resultados Esportivos?

Em uma fase em que os Governos, população e diferentes comunidades se estão tentando adaptas aos novos desafios climáticos, é natural existam fases de transição diferentes.

Em uma fase em que os Governos, população e diferentes comunidades se estão tentando adaptas aos novos desafios climáticos, é natural existam fases de transição diferentes. Como tal, também os eventos esportivos estão sendo impactados com esses novos desafios, tentando tornar todo seu processo mais sustentável e amigo do ambiente. Contudo, até que ponto o clima e mudanças climatéricas estão afetando os jogos e até seus resultados?

Source: https://www.pexels.com/photo/maracana-stadium-in-rio-de-janeiro-15926258/

 

Sem dúvida que se o próprio ambiente onde vivemos tem impacto naquilo que fazemos e até no que somos, naturalmente que o palpite Brasileirão Série B também estará diretamente afetado a como estará o tempo. Por exemplo, já foi concluído que existem menos gols, sempre que um jogo de futebol tem seu gramado afetado por causa de um tempo ruim, como chuvas torrenciais. Também por isso é que é interessante compreender como o clima e o ambiente em redor poderá afetar os jogos dos seus times favoritos. Isto quer sejam da Série A, B ou C.

 

Umidade, Chuvas e até Calor intenso com Impactos Diretos 

Sobretudo durante os jogos no verão, é natural que os próprios juízes e organizações esportivas incentivem a diferentes pausas para os jogadores beberem água e descansarem. Ora, tal é sinal de que o calor tem um impacto direto no rendimento que poderia esperar pelos atletas. Se em temperaturas normais conseguiram correr 12 kms, perto de 40 graus e com um nível de umidade elevado, esse número irá naturalmente baixar.

Assim, até para que consiga prever um resultado esportivo ou optar por decidir assistir ao vivo a um determinado jogo, deverá ter sempre em consideração as previsões climatéricas. Em casos extremos, como furacões, grandes tempestades e outros potenciai desastres naturais, o jogo poderá nem sequer se realizar. Claro que todo esse impacto ambiental tem ainda mais impacto em todos os esportes que são realizados ao ar livre, como é o caso do esporte favorito dos brasileiros: o futebol de 11. 

Cancelamentos e adiamentos ocorrem muitos em partes do Globo

É importante notar que, dada a sua dimensão intercontinental, o território brasileiro está repleto de acontecimento climatéricos. Por exemplo, os jogos em Manaus têm maior nível de umidade média. Por outro lado, em certas cidades no interior, é natural que o verão seja ainda mais exigente do que em cidades próximas da costa, como o Rio de Janeiro. Aliás, todas essas condições mais adversas, em vários casos, até dificultam o desempenho esportivo de novos atletas. Nesses casos, a capacidade de adaptação a esse novo meio é realmente testada.

Na verdade, bastará observar o que rola com muitos jogos próximos das costas norte-americanas, onde a influência de furações e outros riscos de tempestades em níveis máximos, fazem com que muitos jogos da MLS sejam diretamente afetados. O exemplo do novo time do Messi, o Inter Miami, é claro, visto, por temporada, ter vários jogos em média que são cancelados ou adiados devido ao tempo ruim e tempestades provocadas por furacões.

Diferentes Estádios já apostam na Cobertura 

De fato, precisamente em vários Estádios da MLS – alguns deles se preparando para a Copa do Mundo 2026 - já apresentam soluções de cobertura, como forma de tentar ocultar esses climas mais adversos para a prática esportiva. Ora, o mesmo também já está acontecendo em Estádios importantes europeus, onde o novo Santigo Bernabéu - do Real Madrid - também já tem cobertura, pensando ainda para eventos como shows. 

No entanto, poder prever um evento esportivo ao ar live e ignorar as condicionantes climatéricas é um enorme erro. Quantas vezes já não assistiu a um jogo em que a bola não rolava, por causa da tempestade que estava afetando o gramado? Tudo isso deverá ser avaliado.

Galerias | Mais Galerias