#competições #surf #wct #wsl 

WSL divulga o calendário e os formatos do Championship Tour de 2026

O 50º aniversário do surfe profissional contará com atualizações no calendário e no formato do CT. O início da temporada acontece em abril de 2026 e vai contar com um número maior de participantes femininos e a remoção das rodadas não eliminatórias.

29/Jul/2025 - Alexandre de Aquino - Los Angeles - Califórnia - Estados Unidos

LOS ANGELES, Califórnia, EUA (segunda-feira, 28 de julho de 2025) - A WSL divulgou hoje o calendário do Championship Tour (CT) de 2026 junto com os novos formatos de como vão funcionar as etapas. Marcando o 50º ano do surfe profissional, o calendário combinado masculino e feminino, que inclui um aumento no número de participantes entre as mulheres, vai contar, ao todo, com 12 eventos: nove etapas da temporada regular e dois eventos da pós-temporada. Além disso, o ano vai terminar com uma final de grande nível e com todos os surfistas inclusos em uma edição do Pipe Masters, no Havaí, revitalizada. 

“Essas mudanças refletem nosso compromisso em honrar o legado do surfe e, ao mesmo tempo, continuar a moldar seu futuro à medida que o esporte entra em seu 50º ano”, disse Ryan Crosby, CEO da WSL. “Com os formatos atualizados, veremos desafios maiores desde o primeiro dia, com cada bateria trazendo consequências reais ao longo da temporada. Combinados com locais icônicos, o campo feminino expandido e Pipeline como o ápice, estamos construindo um Tour que atende melhor aos nossos atletas e fãs e conduz o esporte para o seu próximo capítulo”, completa.

Calendário do Campeonato de 2026

Etapa 1: Bells Beach, Victoria, Austrália: 1 a 11 de abril 

Etapa 2: Margaret River, Austrália Ocidental, Austrália: 17 a 27 de abril

Etapa 3: Snapper Rocks, Queensland, Austrália: 2 a 12 de maio 

Etapa 4: Punta Roca, El Salvador: 28 de maio a 7 de junho 

Etapa 5: Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: 12 a 20 de junho 

Etapa 6: Jeffreys Bay, África do Sul: 10 a 20 de julho 

Etapa 7: Teahupo'o, Taiti, Polinésia Francesa: 8 a 18 de agosto 

Etapa 8: Cloudbreak, Fiji: 25 de agosto a 4 de setembro 

Etapa 9: Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, EUA: 11 a 20 de setembro* 

Etapa 10: Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos: 14 a 18 de outubro 

Etapa 11: Peniche, Portugal: 22 de outubro a 1º de novembro 

Etapa 12: Banzai Pipeline, Havaí, EUA: 8 a 20 de dezembro** 

*Fim da temporada regular, início da pós-temporada 

**Todos os surfistas do CT se juntam aos atletas da pós-temporada para competir pelos títulos do Pipe Masters

A temporada de 2026 promete uma disputa emocionante pelo título mundial do início ao fim, oferecendo uma ampla gama de oportunidades para os melhores surfistas do mundo elevarem o esporte a novos patamares. Abrangendo nove países ao longo de nove meses, as 12 etapas oferecem uma mistura diversificada de ondas, desde tubos pesados como Pipeline, Cloudbreak e Teahupo'o, até picos de alta performance como Lower Trestles, Punta Roca e Abu Dhabi. À perfeição de Snapper Rocks soma-se a imprevisibilidade selvagem de Jeffreys Bay e picos como Margaret River, Peniche e Saquarema juntam-se e a histórica Bells Beach, que será responsável por abrir o calendário.

A maior parte da temporada terá 36 homens e 24 mulheres, com o Tour reduzindo para 24 homens e 16 mulheres após a nona etapa para os dois eventos da pós-temporada: Abu Dhabi e Portugal. Os melhores sete de nove resultados de um surfista na temporada regular contarão para sua classificação para a pós-temporada, enquanto o ranking final da temporada, e, por fim, os títulos mundiais, serão determinados pelos melhores nove de 12 resultados de um surfista.

O ranking acumulado da temporada completa, que determinará os campeões mundiais, será reforçado pelo encerramento da temporada em Pipeline, onde competirão todos os atletas masculino e feminino do CT de 2026, desde o início da temporada. Sendo um dos títulos mais prestigiados do surfe, o Pipe Masters ganhará ainda mais relevância. Com 15.000 pontos em disputa (1,5 vezes o valor de um evento CT padrão) e os oito melhores homens e mulheres se classificando para o evento com boas colocações, gerando momentos cruciais na disputa pelo título mundial no local mais reverenciado do esporte.

Formatos de eventos do Circuito de Campeonato de 2026 

Um Circuito recém-evoluído exige um formato reimaginado. As apostas serão aumentadas desde a primeira bateria da temporada de 2026 devido à remoção das rodadas não eliminatórias. Formatos diferentes serão utilizados para as categorias masculina e feminina nos eventos da temporada regular, eventos da pós-temporada e no Pipe Masters, conforme descrito abaixo, mas, em última análise, cada bateria de cada evento será de extrema importância para a classificação de um surfista no CT. 

Eventos da temporada regular 

O formato dos eventos da temporada regular, etapas 1 a 9, incluirão 32 homens classificados, dois wildcards da temporada masculina e dois wildcards de eventos masculinos; e 21 mulheres classificadas, dois wildcards da temporada feminina e um wildcard de eventos femininos.

Formato Masculino

  • Round 1 contará com quatro baterias frente a frente, compostas por seis surfistas ranqueados entre 29 e 34, além de dois Wildcards do evento. Atletas ranqueados entre 33 a 36 serão escolhidos aleatoriamente para que existam confrontos diferentes ao longo da temporada. Surfistas ranqueados entre 29 e 32 serão pré-classificados nas suas baterias.
  • Round 2 contará com 16 baterias frente a frente, compostas por atletas ranqueados entre 1 e 28 e os vencedores do Round 1. Haverá quatro baterias de chaves fixas; os quatro vencedores do Round 1 enfrentarão os quatro primeiros classificados do evento. Os vencedores avançarão para o Round 3.
  • Round 3 contará com oito baterias frente a frente, compostas pelos vencedores do Round 2.
  • Quartas de final, semifinais e a final seguirão.

Formato Feminino

  • Round 1 contará com oito baterias frente a frente, compostas por 14 surfistas ranqueadas entre 9 e 22, além de duas Wildcards do evento. As vencedoras avançam para o Round 2.
  • Round 2 contará com oito baterias frente a frente, compostas pelas melhores ranqueadas de 1 a 8 e as vencedoras do Round 1.
  • Quartas de final, semifinais e a final seguirão.

Eventos da Pós-Temporada 

O formato dos eventos da pós-temporada, etapas 10 e 11, incluirá 22 homens e 14 mulheres qualificados, além de dois Wildcards por evento em cada categoria. 

Formato Masculino 24 

  • Round 1 contará com oito baterias frente a frente, compostas por 14 surfistas ranqueados entre 9 e 22, além de dois Wildcards do evento. Os vencedores avançam para o Round 2. 
  • Round 2 contará com oito baterias frente a frente, compostas pelos melhores ranqueados entre 1 e 8 e os vencedores do Round 1. 
  • Quartas de Final, semifinais e a final ocorrerão em seguida. 

Formato Feminino 16 

  • Round 1 contará com oito baterias com 16 surfistas pré-classificadas. 
  • Quartas de final, semifinais e a final acontecerão em seguida.

Pipe Masters 

O formato do Pipe Masters, etapa número 12, incluirá 34 homens e 22 mulheres qualificadas, além de dois Wildcards do evento em cada categoria. 

Formato Masculino

  • Round 1  contará com quatro baterias frente a frente, compostas por seis surfistas ranqueados entre 29 e 34, além de dois Wildcards do evento. Atletas ranqueados entre 33 a 36 serão escolhidos aleatoriamente para que existam confrontos diferentes ao longo da temporada. Surfistas ranqueados entre 29 e 32 serão pré-classificados nas suas baterias. 
  • Round 2 contará com oito baterias frente a frente, compostas pelos vencedores do Round 1 e doze surfistas ranqueados entre 17 e 28. Os vencedores avançam para o Round 3. 
  • Round 3 contará com oito baterias frente a frente, compostas pelos vencedores do Round 2 e oito surfistas ranqueados entre 9 e 16. Os vencedores avançam para o Round 4.
  • Round 4 contará com oito baterias frente a frente, compostas pelos vencedores do Round 3 e oito surfistas ranqueados entre 1 e 8.
  • Quartas de final, semifinais e a final ocorrerão em seguida. 

Formato Feminino 24 

  • Round 1 contará com oito baterias frente a frente, compostas por 14 surfistas ranqueadas entre 9 e 22, além de duas Wildcards do evento. As vencedoras avançam para o Round 2.
  • Round 2 contará com oito eliminatórias, com ranqueadas entre 1 e 8, e as vencedoras do Round 1.
  • Quartas de final, semifinais e a final ocorrerão em seguida.

Onde as licenças permitirem, dias oficiais de treino também serão oferecidos a todos os surfistas do Tour. Para cada evento, o dia anterior ao início da competição incluirá uma janela de cinco horas para atender a três grupos de 12 surfistas masculinos e dois grupos de 12 surfistas femininos. Caso as licenças e as condições permitam, um segundo dia oficial de treino ocorrerá dentro do período de espera da competição. 

Enquanto aguarda o início do calendário 2026, o CT 2025 segue a todo vapor, ainda sem definir os seus campeões mundiais. O Lexus Tahiti Pro apresentado por  I-SEA é o último evento antes do Lexus WSL Finals Fiji, evento que vai coroar quem fica com o título mundial. Para mais informações, visite WorldSurfLeague.com.