#competições #wsl #surf 

WSL anuncia Raglan, na Nova Zelândia, como quarta etapa do calendário do Championship Tour 2026

Melhores surfistas do mundo competem na Nova Zelândia de 15 a 25 de maio;50º ano do World Tour apresentará formato evoluído com final em Pipeline

26/Jan/2026 - Press FC Assessoria e Consultoria - Nova Zelândia

A WSL anunciou hoje a inclusão da Aotearoa, Nova Zelândia, no calendário do Championship Tour (CT) de 2026. Entre os dias 15 e 25 de maio, os 36 melhores homens e as 24 melhores mulheres do ranking mundial irão competir em Manu Bay, na cidade de Raglan, localizada na costa oeste da região de Waikato, na Ilha Norte. O New Zealand Pro entra no calendário como a quarta etapa do novo formato do CT da WSL e será realizado na melhor época do ano para a onda mais famosa do país.

“Estamos empolgados em dar as boas-vindas a esse novo destino do 50º ano do CT do World Tour”, disse Ryan Crosby, CEO da WSL. “Com um estilo de onda de alta qualidade, Manu Bay, em Raglan, é uma excelente adição ao tour e isso só foi possível graças ao valioso apoio do Governo da Nova Zelândia.”

“Estou muito feliz com a inclusão dessa esquerda de Aotearoa no Tour”, disse Molly Picklum, campeã mundial da WSL em 2025. “Há muito tempo pedíamos por isso no calendário e finalmente aconteceu! Nunca estive na Nova Zelândia e fico muito feliz por ter a oportunidade de ir pela primeira vez e conhecer o que parece ser uma parte lindíssima do mundo. O lugar parece incrível e há surfistas excelentes da Nova Zelândia, então estou realmente animada para competir em Raglan.”

“Obviamente estou muito empolgado em ter um evento que não fica tão longe de casa”, disse Yago Dora, campeão mundial da WSL em 2025. “Não tínhamos uma esquerda de high performance no Tour, então vai ser irado surfar de backside. A cultura da Nova Zelândia e o estilo de vida de lá são como um sopro de ar fresco, o que é muito bem-vindo quando viajamos tanto. No geral, estou muito animado para esse evento. Ter a Nova Zelândia no tour nos traz um destino de nível mundial quando o assunto são ondas e comida — que, para mim, é tudo com o que eu me preocupo!”

A Nova Zelândia tem um histórico sólido na realização de eventos de surfe de elite, incluindo etapas femininas do CT entre 2010 e 2013 em Taranaki, que depois se transformaram em eventos do Qualifying Series (QS), uma etapa masculina do QS em Raglan em 1995 e o Rip Curl Pro Raglan, parte da New Zealand Surf Series, que foi realizado por mais de duas décadas. O evento “Backdoor King and Queen of the Point” 2026, promovido pela Surfing New Zealand (SNZ) no início de maio, servirá como seletiva oficial para a etapa. O homem e a mulher com melhor desempenho receberão as vagas de wildcards da SNZ para o evento do CT.

“Estou entusiasmada em poder apoiar a realização de uma etapa do Championship Tour da World Surf League em nosso país”, disse a ministra do Turismo e Hospitalidade, Louise Upston. “Os fãs poderão assistir aos melhores surfistas do mundo em ação. E, ao mesmo tempo em que mostramos Raglan como um destino de surfe de destaque, impulsionamos o crescimento do esporte na Nova Zelândia e fortalecemos o turismo local.”

“Sediar uma etapa do World Tour em Raglan é um momento histórico para o surfe em Aotearoa”, afirmou Ben Kennings, CEO da SNZ. “Este será o maior evento de surfe já realizado na Nova Zelândia, trazendo os melhores surfistas do mundo para a nossa onda mais icônica. O impacto vai muito além da competição; ele eleva o perfil do surfe em nível nacional. A oportunidade para jovens surfistas neozelandeses verem os melhores do mundo de perto é inestimável e terá um impacto duradouro no futuro do nosso esporte.”

Marcando o 50º ano do World Tour, a temporada de 2026 contará com um aumento no número de mulheres e um calendário combinado de 12 etapas do CT masculino e feminino, que acontecerá entre abril e dezembro de 2026. O tour começa na Austrália e termina no Havaí, com um Pipe Masters revitalizado, encerrando a temporada em uma final decisiva e inclusiva.

A Nova Zelândia será uma das nove etapas da “temporada regular”, com 36 homens e 24 mulheres. Após a 9ª etapa, os campos serão reduzidos para 24 homens e 16 mulheres em duas etapas antes do encerramento da temporada no Pipe Masters. Os rankings finais e os títulos mundiais serão definidos pelos nove melhores resultados de um total de 12 etapas.

Além disso, todas as etapas do CT contarão com um formato mais enxuto, eliminando rodadas sem eliminação. A mudança aumenta a pressão desde o início e cria mais oportunidades para baterias de alto impacto em condições ideais.

Para manter o formato de 12 etapas do CT, Jeffreys Bay, na África do Sul, não fará parte do calendário do CT em 2026.

“Amamos J-Bay e a comunidade local, e somos muito gratos por eles terem nos recebido por tantos anos”, disse Crosby. “É, sem dúvida, uma das melhores ondas do mundo e continuaremos buscando maneiras de retornar no futuro. Dito isso, tomamos a difícil decisão de retirar Jeffreys Bay do calendário do CT 2026. Fizemos o máximo para viabilizar J-Bay em 2025, mas o suporte financeiro não é suficiente para torná-la viável este ano.”

“Nosso objetivo é preparar o surfe profissional para o sucesso a longo prazo e garantir que os melhores surfistas do mundo tenham uma plataforma para continuar evoluindo o esporte por muitos anos”, completou Crosby. “Alcançar esse objetivo exige decisões que priorizem a saúde do negócio como um todo.”

Calendário do WSL Championship Tour 2026

Etapa 1 – Bells Beach, Victoria, Austrália: 1º a 11 de abril

Etapa 2 – Margaret River, Austrália Ocidental, Austrália: 16 a 26 de abril

Etapa 3 – Snapper Rocks, Queensland, Austrália: 1º a 11 de maio

Etapa 4 – Raglan, Nova Zelândia: 15 a 25 de maio

Etapa 5 – Punta Roca, El Salvador: 5 a 15 de junho

Etapa 6 – Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: 19 a 27 de junho

Etapa 7 – Teahupo’o, Taiti, Polinésia Francesa: 8 a 18 de agosto

Etapa 8 – Cloudbreak, Fiji: 25 de agosto a 4 de setembro

Etapa 9 – Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, EUA: 11 a 20 de setembro

Etapa 10 – Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos: 14 a 18 de outubro*

Etapa 11 – Peniche, Portugal: 22 de outubro a 1º de novembro*

Etapa 12 – Banzai Pipeline, Havaí, EUA: 8 a 20 de dezembro**

*Etapas com campo reduzido

**Campos completos do CT competem pelos títulos do Pipe Masters