Weslley Dantas é Campeão Brasileiro após adiantar conquista de título nas quartas de final do Shell Dream Tour Rio
Além do título, Weslley Dantas tirou o primeiro e único 10 do Campeonato. Luel Felipe eliminou Weslley Dantas da 6ª etapa do Shell Dream Tour Rio. Mulheres caíram na água e destaque ficou para Diana Cristina (PB) que eliminou a já campeã brasileira Tainá
11/Dez/2023 - Esporte & Negócio - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - BrasilRio de Janeiro, 10 de dezembro de 2023 - E o mar continuou crescendo neste sábado na praia da Barra da Tijuca para o Shell Dream Tour Rio, campeonato que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf. Logo cedo os homens caíram na água para finalizar a fase dois do masculino. Na sequência aconteceram as disputas das oitavas de final masculina e o dia terminou com as baterias das quartas de final feminina e masculina.
Ao fim do dia Weslley Dantas (SP) foi consagrado campeão do Circuito Brasileiro de Surf de 2023, mesmo perdendo para Luel Felipe nas quartas. O resultado adiantou a conquista do título por pontuação, além disso o atleta também conquistou o primeiro e único 10 até então da etapa do Shell Dream Tour Rio.
“A galera está quebrando, o mar está bem difícil, mas é isso. Eu quero agradecer a todos, ao Dream Tour e a CBSurf pelo evento e tudo que estão fazendo pela gente. Ano que vem vamos voltar dando show de novo”, disse Weslley.
Weslley Dantas conquistou o primeiro e único 10 da etapa Foto: Pablo NZ
As quartas de final feminina deram sequência para as baterias do dia. Na primeira disputa, as irmãs Monik Santos (PE) e Nicole Santos (PE) se enfrentaram. A caçula Nicole levou a melhor, conquistando a vaga na semifinal em uma bateria familiar que nunca havia acontecido no Circuito.
Na sequência Sol Carrion (SP) e Kemily Sampaio (SP) partiram para a disputa que teve Kemily como vencedora com o total de 4.90 pontos na somatória. Na bateria de número três das quartas feminina Diana Cristina (PB) e Tainá Hinckel (SC) se enfrentaram com vitória de Diana Cristina, finalizando sua bateria com 9.57 pontos.
Diana Cristina venceu sua bateria e eliminou a campeã Tainá Hinckel Foto: Luciano Mendonça
“Estou muito feliz com esse resultado, venci a Tainá que é a campeã brasileira, mas hoje foi meu dia. Então estou muito feliz em estar terminando o ano com o pódio, ainda mais hoje dando esse presente pra minha mãe que é aniversário dela. Sei que ano que vem vai ser melhor ainda”, disse Diana.
Encerrando as oitavas de final feminina, Juliana dos Santos (CE) e Analu Silva (PB) se enfrentaram com vitória de Juliana, que pegou boas ondas e venceu a disputa com o total de 5.73.
Fechando o sábado de competições, os homens entraram na água para as quartas de final masculinas. A bateria de número um foi entre Wesley Leite (SP) e Cauã Gonçalves (SP). Quem levou a melhor foi Wesley Leite, vencendo a bateria com a somatória de 9.43 pontos.
Seguindo com as definições das quartas de final Ryan Kanalo (SP) venceu e eliminou o vice-líder do ranking Peterson Crisanto (PR), com a somatória de 12.76, com esse resultado Weslley Dantas já havia conquistado a vitória no Circuito.
A bateria de número 3 foi entre o já Campeão Brasileiro Weslley Dantas e o atleta Luel Felipe (PE). Dantas perdeu a bateria e foi eliminado da 6ª etapa do Circuito Brasileiro de Surf.
Para fechar o dia de competições, Pedro Dib (SP) e Vitor Ferreira (RJ) entraram na água para definir a última semifinal da 6ª etapa do Circuito. Vitor venceu com a somatória de 8.27 pontos.
Weslley Dantas comemora com Pedro Scooby e Lennon Foto: Pablo NZ
A estrutura do evento ficou lotada neste domingo (10), entre os visitantes estiveram presentes Daniel Friedman, uma lenda do surfe, o cantor Lennon, o atleta e wildcard Pedro Scooby e o surfista de ondas gigantes Carlos Burle.
As finais do Shell Dream Tour Rio vão acontecer nesta segunda (11).
A Divisão Principal do Circuito Brasileiro conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO e Corona como Patrocinadoras Master e a Gerdau como Patrocinadora.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.
Para saber tudo sobre o Dream Tour 2023 siga @dreamtoursurf no instagram e acesse o site cbsurf.org.br. A competição está sendo transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do Youtube, e estará disponível no sportv a partir das quartas de final.
Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.
Sobre a Dream Factory
Ao longo dos seus mais de 22 anos de existência, a Dream Factory esteve entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como executores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, a empresa foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas. Hoje, a Dream Factory é um sistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades. Entre os eventos proprietários estão marcas conhecidas e queridas pelo público como a Maratona do Rio, a ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e mais recentemente, a VidCon SP, o Dream Tour e o MECA.
A Dream Factory também traz em seu guarda-chuva a Dreamloc, que cuida de logística e infraestrutura, a Dream Venue, que atua como operação de "venue", com a administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro; a GoDream, que organiza as vendas de ingresso, bebidas e alimentos, a Dream Strategy, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes do mercado e a Easylive, uma empresa que capta pontos em troca de benefícios.
Sobre a Shell Brasil
Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Sobre a Vivo
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B, chegando a 112 milhões de acessos (3T22). A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,6 mil com 4G, e 3,2 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 97 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T22). No âmbito dos patrocínios, a marca tem uma longa história no apoio ao esporte e é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira desde 2005. Ao longo dos anos, a empresa vem ampliando sua atuação no cenário de esportes outdoor e apoia iniciativas de beach tennis, ciclismo e automobilismo de aventura por todo o Brasil.
Sobre a Gerdau:
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Sobre a Corona
Corona nasceu no México em 1925 e é a marca de cerveja mexicana mais popular do mundo, exportada para mais de 150 países. Criada na natureza, é sinônimo de praia e de celebração dos momentos ao ar livre, convidando as pessoas a fazerem uma pausa e relaxarem. Corona é vendida no Brasil pela Ambev desde 2014 e é parceira de iniciativas sustentáveis, tendo recolhido mais de 17,5 toneladas de lixo em 77 limpezas de praia pelo país. A marca também foi pioneira ao lançar a primeira long neck premium retornável do Brasil e foi reconhecida em 2021 como a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos, o que significa que a marca recupera e recicla mais plástico do que utiliza em sua cadeia de produção e distribuição.