#ondas perfeitas #profissional #mundial 

Volcom Pipe Pro arranca em ondas de 8 a 10 pés

O baiano Dennis Tihara roubou a cena hoje em Pipeline, conseguindo a maior pontuação de bateria do dia.

26/Jan/2011 - Jodi Wilmott / Ida Holdmen - Hawaii - Estados Unidos

Dando continuidade a uma semana seguida de power-surf no North Shore de Oahu, a programação para o primeiro dia do Volcom Pipe Pro consistiu de pranchas em estresse severo e competidores agredidos por ondas prontos fazer tudo de novo. Ao final do dia, mais do que uma dúzia de pranchas foram enterradas no cemitério da pranchas de Banzai e um brasileiro desconhecido roubou a cena em seu evento de estréia. O Volcom Pipe Pro é um evento 5 estrelas da ASP com US$ 120.000 em premiação nominal, realizada hoje em paredes de até 15 pés.

Este evento é famoso por lançar nomes para o radar do surfe global. Vários anos atrás, foi o australiano Mark Mathews, no ano passado foi o surfista de North Carolina Brett “gnarly” Barley. Hoje o dia pertenceu a Dennis Tihara, 25 anos, da Bahia, que publicou a maior pontuação de bateria do dia: 17,4 pontos em 20.

Tihara já surfou Pipe antes, mas nunca competiu lá. Ele parecia um jovem possuído ao sistematicamente encontrar o seu caminho através dos melhores tubos do dia, superando os melhores talentos locais como Kamalei Alexander e Reef McIntosh. Tihara surgiu após dois tubos profundos com pontuação de 7,5 e 9,9, cada uma com 10 possíveis. McIntosh teve o seu placar final bem próximo ao de Tihara: 17,27 pontos.

"Estou surpreso!", Disse Tihara. "Eu fiz uma onda que valeu 10 pontos em Puerto Escondido (México) no mês passado, assim eu queria fazer isso acontecer de novo aqui em Pipeline, porque esta é uma onda maravilhosa. É minha primeira vez competindo aqui. Eu só vim aqui três vezes antes, agora foi minha primeira competição, então eu realmente quero fazer bem na bateria. "

O australiano Anthony Walsh (Lennox Head) foi o único a passar através da ação do roundo de início hoje, que viu Mark Mathews, de Sydney, surpreendentemente ser expulso. Walsh avançou para o terceiro round, onde as sementes maiores Heath Joske e Dean Morrison irão entrar na briga. Morrison estava feliz por ter um dia de folga depois de machucar o quadril ao surfar Pipe ontem.

A melhor onda Walsh tornou-se uma das três principais do dia: um 9.3 para um longo tubo saindo limpo. Ele estava feliz com o resultado, uma vez que ele veio com uma prancha emprestada.

"Eu quebrei todas as minhas pranchas na semana passada", disse Walsh, 27, com um lábio arrebentado por uma de suas pranchas. "Eu tinha as pranchas realmente boas de Gunther Rohn, mas aí as quebrei todas, por isso, felizmente eu fui capaz de pedir uma prancha de Tokoro.

"Um monte de australianos vêm aqui durante o inverno e todo mundo adora essas ondas. Vir aqui e pegar tubos quando é verão em casa é bom. Para mim, eu estou apenas fazendo os eventos que eu gosto de manter meus pontos para que eu possa participar de eventos como este. Meu principal objetivo é vencer e me qualificar para entrar no Pipe Masters. Eu tenho vindo aqui por cerca de 12 anos. O primeiro surf que eu fiz aqui tinha cerca de 12 pés e fiquei viciado desde então. "

Outros destaques de hoje incluiu Gabriel Villaran (Peru), Angelo Lozano (México), Dane Gudauskas (CA), Alex Gray (CA), e Jesse Merle-Jones (Havaí). No próximo round entrarão Bruce Irons e o defensor do evento Jamie O'Brien, ambos do Havaí.

Round 1. 1º & 2º avançam. 3º = 97º; 4º = 105º

Competitors listed in order of placing, 1st through 4th

H1: Keito Matsuoka (JPN); Kaimana Jaquias (HI); Parker Coffin (EUA); Landon McNamara (HI)

H2: Ezra Sitt (HI); Reef McIntosh (HI); Nick Vasicek (AUS); Cheyne Willis (HI)

H3: Keanu Asing (HI); Love Hodel (HI); Naohisa Ogawa (JPN); Tanner Hendrickson (EUA)

H4: Brett Barley (EUA); Alexander Gray (EUA); Takayuki Wakita (JPN); Edrick Baldwin (HI)

H5: Aamion Goodwin (HI); Ezekiel Lau (HI); Kawai Lindo (HI); Charlie Carroll (HI)

H6: Derek Ho (HI); Sion Milosky (HI); Dylan Southworth (MEX); Dylan Goodale (HI)

H7: Jonah Morgan (HI); Mark Healey (HI); Gavin Beschen (EUA); David Giddings (EUA)

H8: Matthew Bromley (ZAF); Stephen Koehne (HI); Kaupena Miranda (HI); David Wassel (HI)

Round 2. 1º & 2º avançam. 3º = 65º; 4º = 81º

H1: Anthony Walsh (AUS); Solomon Ortiz (HI); Matt Pagan (EUA); Keito Matsuoka (JPN)

H2: Gabriel Villaran (PER); Brad Ettinger (EUA); Mark Mathews (AUS); Kaimana Jaquias (HI)

H3: Cory Arrambide (EUA); Jason Shibata (HI); Oliver Kurtz (EUA); Ezra Sitt (HI)

H4: Dennis Tihara (BRA); Reef McIntosh (HI); Kamalei Alexander (HI); Abdel El Harim (MAR)

H5: Angelo Lozano (MEX); Dane Gudauskas (EUA); Keanu Asing (HI); Gavin Gillette (HI)

H6: Jesse Merle-Jones (HI); Dimitri Ouvre; Kolohe Andino (EUA); Love Hodel (HI)

H7: Damien Fahrenfort (ZAF); Tyler Newton (HI); Brett Barley (EUA); Ryan Arthur (EUA)

H8: Alexander Gray (EUA); Danny Fuller (HI); Hank Gaskell (HI); David Rutherford (MEX)

H9: Ricky Whitlock (EUA); Aamion Goodwin (HI); Myles Padaca (HI); Alex Smith (HI)