#tubarões #ataques 
Gold Coast - Queensland - Austrália

Vítima de ataque de tubarão acorda do coma e diz que nunca mais irá surfar

globoesporte.com

Surfista que trocou socos para se defender de tubarão na Austrália está traumatizado: "Não existe a menor chance de eu voltar para a água, nenhuma chance no mundo"

Após sobreviver a um ataque de tubarão branco, Craig Ison acordou do coma no Hospital Universitário da Gold Coast, na Austrália. Traumatizado pelos momentos de horror, o surfista e ex-pugilista disse ao jornal Daily Telegraph que nunca mais irá surfar novamente. Com ferimentos na perna e no braço, o australiano de 51 anos foi submetido a uma cirurgia delicada. Os médicos revelaram que ele ficou, literalmente, a um milímetro de perder a vida, distância entre a mordida e o nervo da artéria femoral. 

'Não existe a menor chance de eu voltar para a água, nenhuma chance no mundo' - afirmou Ison ao jornal. 

O ex-pugilista foi atacado, há uma semana, quando surfava na praia de Evans Head. Momentos depois, um enorme tubarão foi visto na região. Assim como fez o australiano Mick Fanning na final da etapa do Circuito Mundial em Jeffreys Bay, na África do Sul, Ison lutou pela sobrevivência e chegou a desferir socos no animal para se livrar do perigo. 

"Eu me concentrei em bater no tubarão branco. Aquilo ia acabar comigo. Era pessoal. Ele estava dizendo para mim 'não venha me chatear pensando que você vai sair dessa, amigo, você está f*****, peguei você, não se preocupe'. Mas eu disse para o tubarão: "Vai se f****, eu vou lutar sujo também". As mandíbulas dele estavam rasgando e eu estava ali só olhando. Pensei: "É melhor fazer alguma coisa". Então eu fui lá e bang, bang, bang, bang, bang. Dei quatro socos e ele foi embora - relembrou Ison.

Há muitos tubarões nos lugares. Isso é ridículo. É tudo uma questão de números, e quando você tem o tubarão branco como espécie protegida há mais de 15 anos, o que você acha que vai acontecer?" 

O australiano disse que esperava que o ataque ligasse o alerta e afastasse os surfistas da água. 

- Há muitos tubarões nos lugares. Isso é ridículo. É tudo uma questão de números, e quando você tem o tubarão branco como espécie protegida há mais de 15 anos, o que você acha que vai acontecer? - questionou durante a entrevista.

- Os números vão crescer ainda mais e eles vão atacar - acrescentou.

O surfista e ex-pugilista disse ainda que estará em dívida eterna com os amigos que agiram rápido em seu resgate, tirando-o do mar, e, em seguida, fizeram um torniquete que ajudou a estancar o sangue e evitaram a perda de sua perna. No Facebook, foi criada uma página de arrecadação de fundos para a recuperação de Ison. 

Veja também: Australianos Cobram Ação do Governo para Acabar com os Ataques de Tubarão

Galerias | Mais Galerias