Um guia do Surfista para a Sustentabilidade
Este relatório é uma tentativa de resumo holístico de como a indústria do surfe está em movimento para a produção sustentável.
16/Jun/2010 - - Estados UnidosNick Power, 22 anos, estudante da costa leste de os E.U.A. (Virginia Beach), concluiu recentemente um semestre em New South Whales, Austrália, aonde estudou a ação ambiental e sustentabilidade.
Como parte de seu programa, Powers teve que escolher um tema para um robusto projeto de investigação.
Este relatório avalia o esporte do surf e o seu impacto ambiental. Embora o ato de surfar uma onda não agride o meio-ambiente, a indústria e o estilo de vida associados ao surfe são insustentáveis no momento. E mesmo que medidas para reduzir o impacto dos produtos de surf tenham sido tomadas, e as consequências ambientais do esporte estão começando a ser reconhecidas pelos seus participantes, como um todo, o mundo do surf não parece estar se movendo rapidamente em direção à sustentabilidade.
Um obstáculo a esse objetivo é a dependência do petróleo para criar materiais como espuma para pranchas e neoprene para as "wetsuits". Outro é o hábito de viajar envolvido no estilo de vida do surfe. Embora o exato impacto ambiental da indústria do surf e do estilo de vida surf ainda sejam desconhecidos, cada parte analisada sugere que surfar não impacta negativamente o meio ambiente para um grau que vale a pena se preocupar. O surfe depende da saúde do oceano, por isso é necessário que os surfistas objetivem a sustentabilidade.
Este estudo é uma compilação de pesquisas sobre a indústria do surf: o processo de fabricação de pranchas, roupas, equipamentos, e o transporte destas mercadorias. O hábito de viajar dos surfistas é também abordado.
Em cada caso, as consequências ambientais foram resumidos. O estudo concluiu que a indústria do surf tem a maior responsabilidade de mudar no sentido de tornar o surf mais sustentável. Para fazer isso, as empresas devem tornar a produção local, em vez de manter as fábricas no exterior, a fim de reduzir a dependência do petróleo. Os fabricantes devem reduzir a toxicidade das prancha e a fabricação roupas de borracha devem utilizar materiais alternativos.
Isso inclui pesquisas em novas tecnologias e a utilização de materiais naturais disponíveis no momento.
As empresas do surfe também devem se tornar mais eficientes na produção, tratando os resíduos e utilizando a energia de forma responsável. Em relação ao estilo de vida surf, surfistas (especialmente os profissionais que viajam mais), devem fazer menos viagens de surf e menos de carro.
E os surfistas, como um todo, precisam se tornar mais ambientalmente conscientes do impacto que o esporte exerce.
Faça o download do "Um Guia do surfista para a Sustentabilidade" (em inglês) no link ao lado
Links Relacionados: