Um dia ótimo para os brasileiros nas ondas monstras de Teahupoo
Teahupo / Polinésia Francesa - Os melhores surfistas do mundo enfrentaram seis a oito pés sólido (2 - 2,5 metros plus) ondas no canhoto infame de Teahupo nessa sexta-feira, 26 de agosto, 2011 no Billabong Pro Tahiti
27/Ago/2011 - ASP - Polinésia FrancesaOs melhores surfistas do mundo enfrentaram ondas de seis a dez pés sólidos (2 - 3 metros ) na esquerda de Teahupo'o hoje. Rolaram as baterias do Round 2 e três baterias Round 3 em uma das melhores ondas em seus 13 anos de história.
Raoni Monteiro (BRA), 29, atual No. 25 do ranking, tirou o primeiro 10 perfeito do evento esta manhã,ao navegar por dentro de uma onda sinistra de oito pés (2,5 metros) percorrendo toda bancada e saindo numa erupção de aplausos e gritos da galera no canal. O brasileiro destemido ganhou de forma exuberante sua bateria do Round 2.
"Isso é incrível", Monteiro disse. "É a melhor sensação que já senti - é como vencer um concurso. Eu realmente não posso descrever essa onda. Eu remei o mais forte que pude e quando eu entrei, eu vi a sessão quebrando lá na frente e eu botei no trilho e acelerei o mais que pude. Quando eu saí e ouvi que era um 10 perfeito, eu estava tão animado. Eu vou lembrar desta onda para o resto da minha vida. "
Alejo Muniz(BRA) pegou um tubo animal , quase perfeito ,mas não pegou uma segunda onda boa e perdeu seu confronto contra Matt Wilkinson(AUS).Já Jadson André(BRA) surfou muito bem e se garantiu para a próxima rodada.
Ricardo dos Santos (BRA) causou outra grande surpresa, fazendo a mala de Taj Burrow (AUS), 32, no Round 2 da competição.
Jeremy Flores (FRA), 23, revelou-se o surfista mais em forma do dia, sobrevivendo a bateria de abertura da manhã, em condições terríveis contra o local Heiarii Williams (PYF ) ante de bater o temido surfista Cory Lopez (EUA), 34, no Round 3 da competição.
"Esta manhã foi uma das baterias mais casca-grossa que eu já tive na minha vida", disse Flores. "Eu estava sentado lá fora, com Heiarii (Williams), que é um dos melhores surfistas de ondas fortes , e ele tomou uma vaca incrível. Não estava perfeito, estava ventando e estava assustador. Passei um monte de tempo embaixo da água e até bati no recife e eu já estava feliz só de sobreviver . "
O francês fez a maior somatória do evento, 18,93 de 20 possíveis, em sua bateria no Round 3, exibindo com bravura uma performance magistral de backside.
"Depois desta manhã, eu não quero mais nada a ver com essas condições", disse Flores. "Na tarde, a bateria tinha ondas perfeitas. Ainda grande, mas não tão bagunçado como esta manhã. Eu tive realmente duelos difíceis hoje. Eu tinha Heiarii (Williams), nesta manhã, um dos melhores caras por aqui, e então eu tive Cory (Lopez), esta tarde, que é incrível. Estou tão feliz que por surfar nessas condições por duas vezes em um dia e estou me sentindo muito confiante para as fases seguintes . "
Kai Otton (AUS), 31, passou tirando o segundo10 Perfeito do evento contra um afiado Adrian Buchan (AUS), 28. Otton pegou um tubo mágico de front-side para avançar diretamente para o Round 4.
Josh Kerr (AUS), 27, sobreviveu ao duelo do evento esta tarde no Round 3, indo golpe por golpe contra um inspirado Julian Wilson (AUS), 22. Enquanto o jovem abriu com um quase perfeito 9,67 em sua onda de abertura, foi Kerr, que iria responder de volta com sua própria 9,70 de 10 possíveis no final da bateria para conquistar a vitória e avançar até a Round 4.
Brett Simpson (EUA), 26, atual No. 31 no ranking , provocou a surpresa do evento,ao derrotar o favorito e atual líder do ranking, Joel Parkinson (AUS), 30, no Round 2 da competição.
"Tem havido muita especulação sobre a previsão das ondas e isso pode definitivamente jogar com o seu cérebro", disse Simpson. "No entanto, estou ficando com pessoas boas como o Hobgoods e eles me disseram para sentar lá e pegar as ondas que parecerem boas para mim. Eu estava apenas tentando fazer o meu surfe sem pressão . Parko (Joel Parkinson) não é adversário fácil e essa foi uma das minhas maiores vitórias da vida, então estou amarradão ".
Com a perda, Parkinson não é mais líder do ranking.
Michel Bourez (PYF), 25, utilizou seu conhecimento local hoje para pegar alguns tubos impressionantes em seu backside, somando 17,04 de 20 possíveis, a caminho do Round 3.
"Eu realmente não penso sobre a pressão de ser do Tahiti quando estou na água", disse Bourez. "É meu terceiro ano em turnê, então já descobri lidar com o stress. Eu levo o evento em Teahupo'o do mesmo jeito como se eu estivesse em Snapper ou J-Bay. É bom estar aqui e surfar no quintal de casa e é ótimo ter todos os amigos e familiares presentes aqui. Estou amarradão de representar bem o Tahiti e passar minha bateria. "
Enfrentando Dusty Payne (HAV), 22, no Round 3 da competição, Bourez optou por adiar o último confronto do dia, a fim de dar tempo para Payne se curar depois que ele sofreu uma grave lesão no joelho durante um treinamento na tarde passada.
O evento foi cancelado no sábado devido ao tamanho monstruoso que ficaram as ondas.
Ao recomeçar, a primeira bateria será Michel Bourez (PYF), 25, contra Dusty Payne (HAV), 22, no Round 3, e a previsão é de ondas pesadas para o final de semana.
BILLABONG PRO TAHITI RODADA 2 RESULTADOS:
Bateria 1: Jeremy Flores (FRA) 9.67 def. Heiarii Williams (PYF) 0,17
Bateria 2: Ricardo dos Santos (BRA) 14,50 def. Taj Burrow (AUS) 8,50
Bateria 3: Adrian Buchan (AUS) 17,10 def. Gabe Kling (EUA) 6,60
Bateria 4: Owen Wright (AUS) 11.50 def. Adam Melling (AUS) 1,83
Bateria 5: Brett Simpson (EUA) 13,34 def. Joel Parkinson (AUS) 10,33
Bateria 6: Josh Kerr (AUS) 15,60 def. Bede Durbidge (AUS) 6,60
Bateria 7: Michel Bourez (PYF) 17. 04 def. Daniel Ross (AUS) 10,86
Bateria 8: Raoni Monteiro (BRA) 15,17 def. Adriano de Souza (BRA) 10,67
Bateria 9: Tiago Pires (PRT) 8,77 def. Kieren Perrow (AUS) 4,83
Bateria 10: Jadson André (BRA) 7,40 def. Patrick Gudauskas (EUA) 6,53
Bateria 11: Matt Wilkinson (AUS) 13,76 def. Alejo Muniz (BRA) 11.10
Bateria 12:Chris Davidson (AUS) 15,73 def. Heitor Alves (BRA) 8,67