#cultura #feminino #biografia #biologia #ciência 
Brasil

Três mulheres ligadas ao oceano, três forças, três exemplos

Cátia Braga

Lugar de mulher é na ciência e na pesquisa oceanográfica sim. Conheça três histórias de mulheres inspiradoras nesse mundo!

Eu vou te apresentar três mulheres com pensamentos arrojados e que você vai ter vontade de tê-las como amiga. Pois é, eu tenho e é um privilégio. 

O que elas têm em comum? Além da pesquisa em torno do oceano, elas têm a coragem, ousadia e talento para fazerem o que gostam de uma maneira muito autêntica e encantadora. 

Vou te apresentar a Dra. Fran, ela sabe tudo da Antártica, a Elaine, pós-doutora que leva a ciência para o tiktok e publicou um livro encantador e a Paula que tem uma vida toda de amor ao oceano e vive embarcada. 

Vem comigo! 

Francyne Elias-Piera, bióloga, fundadora do Instituto Gelo na Bagagem

Instagram: @gelonabagagem

A primeira que conheci foi a Dra. Fran, como é conhecida. Já fizemos uma live juntas, a convidei para falar dos seus projetos porque me encantei com tudo que ela fazia. Dra. Fran é uma cientista youtuber. Bióloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutora em ciência ambiental/oceanografia biológica, especialista em ecologia antártica.

Desde 2003 ela divulga conhecimento através de suas palestras e também pelo Youtube Gelo na Bagagem. Lá ela fala das muitas experiências que teve na Antártica e nos mostra curiosidades do mundo gelado de uma maneira incrível, divertida e lúdica. Eu maratonei e me diverti. É uma delícia tanto conhecimento e ciência em um só lugar. E, se liga porque tem vídeo novo toda quarta-feira. 

Dra. Fran fez sua primeira viagem à Antártica a bordo do NApOc (Navio de Apoio Oceânico) Ary Rongel e ficou por 56 dias na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Há 20 anos ela pesquisa a Ecologia da Antártica e já participou (pasmem!) de 5 expedições pra lá com o Brasil e a Coréia (onde já morou). A pesquisadora foi longe com suas palestras científicas: Espanha, Nova Zelândia, Estados Unidos, Malásia e Coréia. Sim, ela é incrível!

Dra Fran. Foto: acervo pessoal

E não para por aí. A doutora não é aquela que guarda conhecimento. Ela empodera novos cientistas e criou a mentoria EVA (Exploradoras Valentes da Antártica) de soft skills para jovens pesquisadoras. Fantástico!

E,  se gostou “bora” aprender com ela? A Dra. Fran oferece um curso chamado “Explorando as maravilhas da Antártica”. Um curso que você vai ficar cheio de “Gelo na Bagagem”!

Elaine Santos, pós-doutora, professora, escritora e palestrante

Instagram: @elaine_biologist

Bióloga, doutora em ciências e pesquisadora da área de geociência, já fez 7 expedições ao continente Antártico, ou seja, quase 200 dias de navegação pelo oceano Atlântico. Esteve a bordo do “Tio Max”, um navio polar Almirante Maximiano e o navio de apoio oceanográfico “Ary Rongel”, conhecido também como Gigante Vermelho.

Elaine Santos. Foto: acervo pessoal

E com essa experiência maravilhosa já levou a ciência, através das palestras, para o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e até na Amazônia, todas através da PECS Brasil (um  sistema único de comunicação alternativa / aumentativa desenvolvido nos Estados Unidos). 

Entre pesquisa e trabalho árduo também teve um dia de tensão inesquecível, que lembra com emoção: Era 2012 e a Estação Antártica Comandante Ferraz pegou fogo. O navio onde estava a pesquisadora foi com urgência para a Antártica prestar socorro. “Acompanhei todo o processo de investigação da polícia federal, Ibama bem de perto”, relata Elaine.

A preocupação com o meio ambiente começou aos 15 anos e se tornou técnica em Controle Ambiental no Instituto Federal de Nilópolis/RJ. Logo após passou por 10 anos aprendendo com quem entende de mar, os pesquisadores, na Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira

Elaine Santos. Foto: acervo pessoal

A mãe do Thales tem outros filhos: livros! O mais recente é “Aventura no Monte Cigarra”, um lindo projeto que associa as suas maiores paixões, preservação ambiental e o universo educacional (inclusive, tem lançamento do livro no Rio de Janeiro em 12 de março de 2022). Esse projeto foi iniciado desde 1991 e a pandemia retomou de maneira forte e sólida. Há conceitos de biologia, ecologia e de mudanças climáticas de uma forma sutil, leve, poética e divertida. 

E não para por aí, o projeto de pós-doutorado compreendeu um embarque para monitoramento ambiental em Abrolhos (BA), um lugar tão mágico que quando postava nas redes sociais precisa reforçar: é trabalho!!!

Nas suas aulas sempre procura usar suas experiências e força. Risos certamente serão registrados na memória dos alunos e facilitarão o aprendizado. 

Rainha do tiktok, com mais de 20 mil curtidas, leva a ciência e educação para todas as classes sociais de uma maneira leve e inteligente. Acompanhe também o site da professora!

Veja que maravilha foi o networking que eu tive com essas mulheres (networking: palavra inglesa que significa reconexões, rede de contatos). Através da Dra. Fran conheci Elaine, e Elaine me apresentou a preciosa pesquisadora Paula. Sou uma pessoa de sorte realmente

Paula Silvia Pereira - oceonógrafa, consultora ambiental, expert em monitoramento de mamíferos marinhos

Instagram: @lapetitpaulet

Paula é a mais nova do grupo, mas a experiência é de uma senhorinha de 100 anos. E isso é sério! 

Paula aprendeu a mergulhar muito novinha com um tio mergulhador e essa conexão com o mar, com espécies marinhas, despertou a paixão pela oceanografia. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) teve bons orientadores e entrou em projetos interessantes como o de caracterização óptica dos aerossóis atmosféricos nos oceanos Atlântico Sul e Austral

E a oceanógrafa também tem no seu currículo muitos embarques e trabalhos voluntários. O primeiro embarque tinha como projeto fazer o monitoramento dos impactos ambientais dos minerais e materiais provenientes do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século.

Na sequência a pesquisadora estava no navio Vital de Oliveira da Marinha do Brasil. Navio com equipamentos oceanográficos de última linha, proporcionando muito aprendizado prático, relatou Paula. 

Como eu falei a experiência é de uma senhoria de 100 anos. Além desses projetos, Paula morou em uma vila de pescadores e participou do monitoramento de peixes-boi marinhos através de telemetria satelital. 

Acha que acabou? Não! Paula embargou em 2019, literalmente, e ficou 300 dias no mar como Operadora de MAP (Monitoramento Acústico Passivo de Mamíferos Marinhos). E ela segue nesse trabalho lindo. 

Paula Silve Pereira. Foto: acervo pessoal

Através da pesquisa, divulgação da ciência, envolvimento da população, políticas públicas, projetos de educação ambiental mudam-se pessoas, e consequentemente uma parte do mundo, disse a jovem pesquisadora. 

E foi através desses embarques, nessas imersões culturais que se solidificou a certeza que o oceano e os estudos da oceanografia tinham sido a escolha certa de vida. 

Saudações Meteorológicas!

-----

Cátia Braga é Meteorologista, Mestre em Meteorologia e Educadora Ambiental. É da Praia do Cassino, a maior praia do mundo, e sempre gostou de tudo que natureza nos presenteia. É uma meteorologista que ama a atmosfera, mas também o mar. aMAR. Saudações Meteorológicas!

Instagram: @meteorologistacatiabraga

 

Galerias | Mais Galerias