Três brasileiros continuam na disputa do título no WCT das Ilhas Fiji
Dos sete surfistas da seleção brasileira na etapa das Ilhas Fiji do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour, apenas três continuam na disputa do título do quinto desafio na corrida do título mundial da temporada 2014.
04/Jun/2014 - João Carvalho - Tavarua - Nadroga-Navosa - Ilhas FijiGabriel Medina e Adriano de Souza estrearam com vitórias e nem competiram na quarta-feira, enquanto Filipe Toledo disputou duas baterias e já está na rodada das duas chances de classificação para as quartas de final do Fiji Pro. Ele ganhou o duelo verde-amarelo com Jadson André na repescagem e depois despachou o sul-africano Jordy Smith na terceira fase, com a quarta-feira de boas ondas de 3-5 pés em Cloudbreak sendo encerrada com Kelly Slater derrotando o australiano Mitch Coleborn.
Este foi o primeiro dia cheio de competição nas ilhas Fiji esse ano. Foram realizadas dezoito baterias, as doze da repescagem e seis da terceira fase. Assim como Filipe Toledo, Alejo Muniz também competiu duas vezes na quarta-feira. O catarinense venceu a outra bateria 100% brasileira da repescagem contra Miguel Pupo, mas foi barrado pelo defensor do título mundial, Mick Fanning, no duelo que abriu a terceira e última rodada de doze baterias do Fiji Pro. O australiano já havia tirado outro brasileiro do campeonato, Wiggolly Dantas, na repescagem.
Na quarta fase, os doze classificados voltam a ser divididos em baterias de três competidores como na rodada inicial. Agora, a vitória vale vaga nas quartas de final para os vencedores, mas os perdedores têm uma segunda chance de classificação na segunda e última repescagem do campeonato. Com os resultados da metade da terceira fase que fechou a quarta-feira, duas baterias já estão definidas. A primeira será entre Mick Fanning, o americano Nat Young e o taitiano Michel Bourez, campeão do Billabong Rio Pro no Rio de Janeiro.
BATERIAS VERDE-AMARELAS – Na segunda, Filipe Toledo encara o líder do ranking, Kelly Slater, além do australiano Owen Wright. Filipinho ganhou dois duelos muito difíceis para colocar seu nome entre os doze finalistas do Fiji Pro. Na repescagem contra Jadson André, venceu de virada com a nota 6,23 da sua última onda. Com ela, superou o potiguar por uma pequena diferença no placar de 12,90 a 12,50 pontos. Depois, Filipe repetiu a dose contra Jordy Smith na terceira fase, confirmando a vitória com a nota 8,27 igualmente da sua última onda para derrotar o sul-africano por 13,70 a 12,43.
Na outra bateria verde-amarela da repescagem, o catarinense Alejo Muniz também aproveitou a última chance que teve para avançar para a terceira fase com nota 6,77. O paulista Miguel Pupo surfou a melhor onda do confronto que valeu 8,33, mas na soma das duas computadas foi Alejo quem levou a melhor. Ele tinha um 6,33 do início da bateria e totalizou 13,10 pontos, contra 12,93 de Miguel Pupo, que acabou somando um 4,60 no resultado final.
CARRASCO DOS BRASILEIROS – O catarinense depois não achou boas ondas na abertura da repescagem, ao contrário de Mick Fanning, que pegou as melhores que entraram na bateria para vencer fácil por 15,07 a 8,44 pontos. O australiano foi o carrasco dos brasileiros na quarta-feira. Antes de derrotar Alejo Muniz, o tricampeão mundial já havia eliminado o paulista Wiggolly Dantas na segunda bateria do dia da repescagem, mas por um placar mais apertado de 12,43 a 11,60 pontos. Fanning tenta melhorar sua posição no ranking, pois chegou em Fiji em oitavo lugar.
Na disputa pelo título mundial deste ano, Gabriel Medina largou na frente liderando o Samsung Galaxy ASP World Tour 2014 nas três provas da “perna australiana”. Mas, Kelly Slater assumiu a ponta do ranking com o terceiro lugar nas semifinais do Billabong Rio Pro no Brasil. Medina já foi finalista nas Ilhas Fiji em 2012 contra Kelly Slater, que venceu as três últimas edições do desafio nos tubos de Cloudbreak e Restaurants, na ilha de Tavarua. Ele estreou com vitória na terça-feira e vai enfrentar o havaiano Fredrick Patacchia na nona bateria da terceira fase, a terceira a entrar no mar no próximo dia de competição.
LIDERANÇA DO RANKING – Adriano de Souza disputa o confronto seguinte com o australiano Adrian Buchan. Mineirinho venceu a primeira bateria do Fiji Pro esse ano e ocupa a sexta posição no ranking, uma abaixo de Gabriel Medina que fecha o seleto grupo dos top-5 do WCT. Os onze primeiros colocados começaram o campeonato com chances matemáticas de brigar pela liderança. Mas, a vitória de Kelly Slater na primeira fase já tirou dois e na quarta-feira derrubou mais dois concorrentes quando ganhou a última bateria do dia em Cloudbreak.
Restaram sete candidatos para sair de Fiji em primeiro lugar no ranking, o líder Kelly Slater e Michel Bourez do Taiti, os australianos Mick Fanning, Joel Parkinson e Taj Burrow, e os brasileiros Gabriel Medina e Adriano de Souza. A batalha pelo título mundial está acirrada e a ponta do ranking pode até ser decidida numa final entre os quatro primeiros colocados, Slater, Burrow, Parkinson e Bourez. Para Medina a chance mínima é ser semifinalista, enquanto Mineirinho só supera os 27.400 pontos já garantidos por Slater se chegar a final. Isso se Kelly Slater não vencer mais nenhuma bateria na ilha de Tavarua.
MELHORES MOMENTOS:
QUARTA FASE (baterias já formadas) – Vitória=Quartas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Mick Fanning (AUS), Nat Young (EUA), Michel Bourez (TAH)
2.a: Kelly Slater (EUA), Filipe Toledo (BRA), Owen Wright (AUS)
TERCEIRA FASE – Derrota=13.o lugar com 1.750 pontos
1.a: Mick Fanning (AUS) 15.07 x 8.44 Alejo Muniz (BRA)
2.a: Nat Young (EUA) 16.33 x 13.34 Kai Otton (AUS)
3.a: Michel Bourez (TAH) 18.70 x 10.57 Jeremy Flores (FRA)
4.a: Filipe Toledo (BRA) 13.70 x 12.43 Jordy Smith (AFR)
5.a: Owen Wright (AUS) 16.16 x 15.93 Bede Durbidge (AUS)
6.a: Kelly Slater (EUA) 16.33 x 9.43 Mitch Coleborn (AUS)
—————ficaram para abrir a quinta-feira:
7.a: Joel Parkinson (AUS) x Glenn Hall (IRL)
8.a: John John Florence (HAV) x Sebastian Zietz (HAV)
9.a: Gabriel Medina (BRA) x Fredrick Patacchia (HAV)
10: Adriano de Souza (BRA) x Adrian Buchan (AUS)
11: Julian Wilson (AUS) x Kolohe Andino (EUA)
12: Taj Burrow (AUS) x Tiago Pires (PRT)
REPESCAGEM DA PRIMEIRA FASE – Vitória=Terceira Fase / Derrota=25.o lugar com 500 pontos e US$ 8.000 de prêmio:
1.a: Taj Burrow (AUS) 13.00 x 4.43 Isei Tokovou (FJI)
2.a: Mick Fanning (AUS) 12.43 x 11.60 Wiggolly Dantas (BRA)
3.a: Glenn Hall (IRL) 11.76 x 9.97 Josh Kerr (AUS)
4.a: Nat Young (EUA) 14.67 x 11.17 Brett Simpson (EUA)
5.a: Tiago Pires (PRT) 13.87 x 7.40 C. J. Hobgood (EUA)
6.a: Bede Durbidge (AUS) 14.37 x 14.20 Dion Atkinson (AUS)
7.a: Alejo Muniz (BRA) 13.10 x 12.93 Miguel Pupo (BRA)
8.a: Kolohe Andino (EUA) 12.70 x 10.83 Aritz Aranburu (ESP)
9.a: Kai Otton (AUS) 14.10 x 11.10 Matt Wilkinson (AUS)
10: Filipe Toledo (BRA) 12.90 x 12.50 Jadson André (BRA)
11: Adrian Buchan (AUS) 14.10 x 11.96 Travis Logie (AFR)
12: Jeremy Flores (FRA) 14.53 x 9.70 Mitch Crews (AUS)