#organização #tow-in #tecnologia #surf #competições #ondas grandes #big surf #filmes 
São Paulo - Brasil

Tow-in Surfing estréia nos cinemas de São Paulo

Rosaldo Cavalcanti

No dia 10 de novembro, chega aos cinemas de São Paulo o filme Tow In Surfing (www.towinsurfing.com.br), um documentário de Jorge Guimarães e Rosaldo Cavalcanti. O longa-metragem investiga a experiência física e espiritual do perigoso desafio do R20;tow inR21; (surfe de reboque em ondas gigantes), além de registrar performances inacreditáveis dos melhores R20;tow surfersR21; do planeta durante a I Tow In World Cup, em Jaws, ilha de Maui, Havaí, em 7 de janeiro de 2002.

O filme é pontuado com depoimentos de alguns dos melhores R20;tow surfersR21; do planeta, que falam da emoção de surfar ondas com cerca de 50 pés, maiores do que um prédio de seis andares. Sem efeitos especiais, o longa foi rodado com câmeras de cinema (35 e super 16mm) na Califórnia e no Havaí. Nesta última locação, os diretores conseguiram filmar uma das maiores ondulações já registradas no arquipélago havaiano, mais precisamente na ilha de Maui, no pico de surfe conhecido como Jaws.

Na ocasião das filmagens, uma elite de surfistas de ondas grandes foi reunida para disputar o R20;Tow In World CupR21;, que concedeu ao campeão do evento a maior premiação de um campeonato de surfe - 70 mil dólares. A dupla formada pelo brasileiro Rodrigo Resende e pelo havaiano Garret Macnamara venceu a primeira Copa do mundo de Tow In e entrou para a história do esporte. Os brasileiros Carlos Burle e Eraldo Gueiros conquistaram a terceira colocação no pódio.

Com ondas que ultrapassaram a barreira do imaginável, seis câmeras, posicionadas em ângulos diferentes (terra, mar e ar), registraram simultaneamente tudo o que aconteceu naquele dia histórico para o surfe mundial. Além do registro do torneio, os diretores reuniram no filme depoimentos de grandes surfistas, como Archie Kallepa, Brad Gerlach, Garret MacNamara, Ken "Skin Dog" Collins, Makua Rothman, Michel Larronde e Mike Parsons.

Tow In Surfing marca o início das atividades da distribuidora Iaiá Filmes, empresa criada pelas irmãs Daniela e Adriana Ribeiro. A nova distribuidora fará em breve a produção de lançamento do longa-metragem R20;Serras da DesordemR21;, de Andrea Tonacci, vencedor de três prêmios no Festival de Gramado de 2006 (melhor filme, direção e fotografia), e a distribuição de R20;As filhas da ChiquitaR21;, de Priscilla Brasil, documentário paraense que foi um hit da Mostra Gay no Festival do Rio deste ano.

Com produção da Tibet Filme e dos Estúdios Mega, Tow In Surfing conta com a fotografia de Peter Fuzsnard, trilha sonora de Zezinho Mutarelli e produção executiva dos brasileiros Álvaro Otero, Jorge Guimarães e Rosaldo Cavalcanti. Finalizado nas instalações dos Estúdios Mega, o filme é narrado originalmente em inglês (com legendas em português).

Links Relacionados:

site do filme

Galerias | Mais Galerias