#pranchas #equipamentos #surf 

Tom Blake e as pranchas Hollow

Tom Blake era um salva-vidas na Califórnia, apaixonado por todas as modalidades de esportes aquáticos, e que vivia a mais pura cultura beira-mar da década de 1920 e 1930

27/Jun/2012 - Guilherme Pallerosi - Califórnia - Estados Unidos

Blake foi da primeira geração moderna descobridora do surf fora do Havaí. Ele se tornou surfista profissional e um dos maiores inventores de design de pranchas surf na primeira metade do século XX. Podemos dizer que este Californiano, ao lado do havaiano Duke Paoa Kahanamoku, foi um dos grandes responsáveis pelo surf como conhecemos hoje.

A história se inicia com o haole (sinônimo de gringo sem noção para havaianos) Tom Blake vencendo os campeonatos de surf havainos (Hawaiian Surfboard Championships) entre 1929 e 1930, com sua prancha Hollow. Este fato lhe trouxe respeito dos havaianos e levou os shapers da época a ficarem atentos aos conceitos da prancha Hollow.

Mais do que suas habilidades em cima das ondas, a prancha Hollow e as inovações feitas por Blake fez dele o primeiro ocidental a ter moral com o povo que inventou o surf. Isto porque o surf também era um esporte relacionado a travessias de longos percursos e competições de remada e a prancha Hollow desenvolvida por ele, trouxe um salto evolutivo neste sentido. Inspirado na asa de um avião, o surfista criou uma prancha de madeira oca, proporcionando muito mais flutuação e maleabilidade.

Enquanto as pranchas de madeira maciça do início do século XX chegavam a até 150 quilos, Hollow pesava no máximo 50 quilos.

A Hollow era uma prancha com 16 pés (mais ou menos 5 metros de comprimento), maior que as antigas Olo havaianas (com aproximadamente 10 pés), sendo considerada uma paddleboard, isto é, um meio termo entre a prancha e a canoa. Estas qualidades beneficiavam a remada, apreciada tanto para campeonatos de velocidade como para entrar em ondas maiores. Outra inovação foi a rabeta (parte traseira) pontiaguda (ancestrais das pin tail atuais), e as bordas em ângulo reto, que seguravam a prancha melhor em ondas rápidas. Não satisfeito, em 1935, Blake colocou um estabilizador na rabeta, criando a primeira prancha de surf com quilha.

Para ler mais sobre historia do surf e sobre técnica de construção das pranchas ancient, acesse o blog Madeira e água: http://madeiraeagua.blogspot.com.br/