#surf adaptado #surf 
San Diego - Califórnia - Estados Unidos

Todos São Vencedores no Mundial de Surf Adaptado

Carlos Escaba - ISA

O primeiro campeonato mundial da ISA para surfistas adaptados acabou neste domingo em grande estilo em La Jolla Shores, coroando os primeiros campeões mundiais do surf adaptado. Porém a superação destes corajosos surfistas fazem de todos vencedores.

Demonstrando o perfil internacional deste campeonato mundial da ISA, os medalhistas de ouro de quatro continentes foram recebidos por uma multidão de milhares de pessoas. Surfistas adaptados ​​de 18 países torceram, mostrando o apoio internacional que foi evidente durante toda a competição.

Os medalhistas de ouro recém-coroados foram Bruno Hansen (DIN) de Bruços, Jesse Billauer (EUA) em Assistido, Mark "Mono" Stewart (AUS) em Suporte e Fellipe Lima (BRA) em Ereto.

O brasileiro Fellipe Lima, que fez história como o primeiro atleta a receber uma medalha de ouro, disse: "Eu não poderia estar mais feliz do que eu estou agora. Foi impressionante ver este campeonato mundial da ISA acontecer. Sempre foi meu sonho, não apenas ser um campeão do mundo, mas também ver o esporte crescer. Isto é apenas o começo."

A dinal ereta foi a primeira das quatro finais a acontecer, com Fellipe Lima obtendo um total de bateria de 12,93 para ganhar o primeiro título do mundial ISA de surf adaptado. Na sequência de Felipe vieram três atletas dos EUA: Jeff Munson com a prata, Chris Oberle com o bronze e Freddy Carrillo com o cobre.

O americano Jesse Billauer conseguiu uma vantagem inicial na final do Assistido que ele manteve durante toda a bateria, ganhando o ouro para o país anfitrião. Tomando a prata foi favorito dos fãs, 10 anos, Davi Teixeira do Brasil, seguido por Juan Martin De Posadas, do Uruguai com Bronze eo único medalhista fêmea, Darian Haynes do Havaí com cobre.

"Depois que eu me acidentei, a competição não era algo em que eu pensava, e agora eu sou o campeão do mundo da ISA. É incrível fazer parte disso e ter todos estes países envolvidos."

De Bruno Hansen, da Dinamarca, teve um impressionante desempenho a caminho de levar a medalha de ouro em bruços. O capitão de equipe dos EUA, Christiaan Bailey, terminou com a medalha de prata, Alvaro Bayona da Espanha com o bronze e o americano Ryan Baker com o cobre.

Hansen explicou: "Eu tenho treinado duro por dez anos, tentando colocar a minha mente no lugar certo. Eu perdi o meu caminho completamente e o surfe me trouxe de volta para onde eu estou."

A final em pé encerrou o evento de forma dramática. O australiano Mark "Mono" Stewart ganhou por uma pequena diferença a medalha de ouro com um total de bateria de 11,13, desbancando a pontuação de Antony Smyth da África do Sul de 10,66. Completando a bateria estavam o brasileiro Alcino Neto o "Pirata", que ficou com o bronze e o havaiano Mike Coots com o cobre.

"É um sonho se tornado realidade. Eu acho que todos os dias eu tive uma lágrima no meu olho ao ver pessoas que são tão dedicadas e amam o oceano tanto quanto eu. Eu fiquei esperando 35 anos por este evento, mas agora eu sei que o céu é o limite para o surf adaptado. O futuro está nas mãos de todos os jovens que você viu aqui esta semana. Eu não posso esperar para ver o que acontecerá em seguida."

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, falou após a Cerimônia de Encerramento: "Este é um Campeonato Mundial da ISA que vai ser comentado pelos próximos anos. A história do surfe adaptativo foi feito em La Jolla. Gostaria de felicitar os quatro atletas que receberam as medalhas de ouro, mas também todos os 69 competidores que participaram nesta competição histórica. Todos os atletas vão voltar para casa como embaixadores da surfe adaptado. Este é apenas o começo de algo muito maior e de mais amplo alcance, que veremos crescer e se desenvolver nos próximos anos."

Para obter uma lista completa dos resultados consulte este link.

Na sequência a ISA irá até a costa de Oceanside, na Califórnia para o Campeonato Mundial Junior VISSLA de 2015, que acontecerá de 11 a 18 outubro.

Galerias | Mais Galerias