#competições #eventos #bodyboarding #brasileiro #notícias #profissional 
Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Títulos Brasileiros de Bodyboard definidos

Heriberto Simões

O último dia de competições da 5.a Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard, realizada na Barra do Jucu, em Vila Velha, foi concluído com excelentes condições do mar e baterias decididas com pequenas diferenças no somatório das duas melhores ondas.  

Luan Alves, local do pico, já havia vencido três das quatro etapas do ano. Na etapa capixaba bastou chegar ao 3.o lugar, somar pontos suficientes e confirmar seu primeiro Título Brasileiro, na Categoria PCD. 

Luna Hardman, na categoria Profissional Feminino, liderava o ranking e bastava avançar nas quartas de finais para  se sagrar campeã brasileira. Mas a pernambucana Kirtys Montenegro, surfou mais, foi arrojada e tirou a Luna da  disputa do título. Na semifinal, Kirtys encarou a mãe da Luna, a pentacampeã mundial Neymara Carvalho. E venceu  colocando a Neymara em combinação de notas. Essa vitória sobre a Neymara deu a ela título de 2023. Ela ainda fez  a final com a baiana Juliana Dourado, que somou notas maiores e levou a etapa Capixaba Bodyboard Brasil 2023. 

Na Profissional Masculino, o cearense Diego Gomes que liderava a corrida pelo título, sacramentou a conquista  nacional vencendo a etapa capixaba, com o melhor repertório de manobras e escolha de ondas. O conterrâneo José  Augusto, que vinha na cola em 2.o no ranking, parou nas semis para o alagoano Nilton Santos. 

O capixaba Diego Rodrigues bem que tentou deixar a taça de campeão em Vila Velha, mas o cearense Rafael Ramos  convenceu os juízes que sua quarta onda valia um 10! O único de todo evento. O paranaense Roger Fusculin era o  líder Categoria Open Masculino e chegou à final com a calculadora no bolso. Seu segundo lugar na etapa capixaba,  era o suficiente para ser campeão brasileiro de 2023. Diego Rodrigues terminou a bateria em terceiro lugar.  

A paranaese Mayra Gonçalves, de Pontal do Paraná, já havia conquistado, antecipadamente, o título brasileiro na Categoria Open Feminino e não pode estar presente na etapa final do Capixaba Bodyboard Brasil. Optou por se preparar para o estadual de Santa Catarina. Luiza Mezadry de Vila Velha esteve presente em todas as etapas do circuito. Somou pontos importantes. Entrou na bateria final com o vice-campeonato nacional garantido. Não seria mais alcançada na pontuação. Mas foram as cariocas Isa Vida e Bia Vieira que pegaram as melhores ondas dessa final, e travaram um duelo emocionante. Isa venceu na escolha das duas melhores ondas. 

Matheus Rodrigues, de Vila Velha era mais um capixaba na briga pelo título brasileiro de 2023. Categoria Sub 18.  Uma das categorias com maiores expectativas, já que muitos desses atletas serão o futuro da modalidade. O baiano Misael Cesario liderava, mas chegou apenas ao quarto lugar na grande final. O cearense Rafael Ramos, que chegou  na Barra do Jucu em 5.o no ranking, venceu a etapa capixaba em mais uma apresentação impecável. Rafael, que já  havia vencido na Categoria Open, obteve nessa final, um 8,75 e na sequência outra média importante, um 7,25,  deixando Fusculin precisando de 8,26 para vencer. E essa onda não veio para o Fusculin, que foi o vice-campeão da  etapa. 

Elisângela Fragoso, moradora da Serra no ES, chegou na final da Categoria Master Feminina, com chances de ser campeã, e tirar o título nacional que estava bem próximo paulista Dada Oliveira, lesionada e não poderia competir,. Mas Elisângela teria que vencer a etapa na Barra do Jucu. Só que a baiana Pollyana Aciolli fez uma excelente  apresentação e reservou para suas duas últimas ondas dessa final, suas maiores médias: 5,5 e 6,6, deixando Elisângela precisando de um 7,26 para vencer a etapa e ficar com o título de 2023. Mas a melhor média da  Elisângela foi um 4,75 na sua quarta onda. Deixando o plano do bicampeonato nacional para 2024. 

O alagoano Tiburcio Neto venceu todas as finais que disputou em 2023. Nas categorias Master (35+) e Legend (45+). Esbanjou muita habilidade e preparo técnico em todas as baterias do ano. Com uma precisa leitura do mar, soube utilizar a tática certa e apresentou manobras conectadas e em velocidade. Indiscutíveis suas vitórias do ano.

Foi o atleta com maior aproveitamento e soma de notas de todas as categorias.

Campeões Brasileiros de Bodyboard 2023 

∙ Profissional Masculino: Diego Gomes (CE) 

∙ Profissional Feminino: Kirtys Montenegro (PE) 

∙ Open Masculino: Roger Fusculin (PR)afael Gomes (CE) 

∙ Open Feminino: Mayara Gonçalves (PR) 

∙ Sub 18 Masculino: Rafael Gomes (CE) 

∙ PCD: Luan Alves (ES) 

∙ Master Feminino: Dada Oliveira (SP) 

∙ Master Masculino: Tiburcio Neto (AL) 

∙ Legend Masculino: Tiburcio Neto (AL) 

Patrocínadores: @naonda_lifestyle //@anomalyaoficial  

Parceiros Oficiais: Ministério do Esporte - @governodobrasil // Governo do Espírito Santo - @governo_es // Prefeitura de Vila Velha - @prefvilavelha  

Apoiadores: @genesisbodyboardsoficial // @walterconcontabilidade // @fenixsports.bodyboard // @casadocimento.vv // @sundekbr // @quebraondabr // @pedroniautocenter 

Realização: @febbees – Federação de Bodyboard do Estado do Espírito Santo  

Informações: Diego Pacheco / 27 99860-7061 - Heriberto Simões / 27 99222-2909 

febbees.com.br // @febbees

Galerias | Mais Galerias