Terremotos e tsunami atingem a Indonésia, resorts de surf destruídos
``Os moradores das ilhas Mentawai relataram ter visto um tsunami de até 3 metros que entrou até a 600 metros da terra``, disse Mujiharto, do Ministério da Saúde indonésio
25/Out/2010 - Cnn - IndonésiaA costa de Sumatra é conhecida por grandes ondas, fazendo dela um destino popular entre os surfistas. A empresa de viagens de surf "The Perfect Wave" disse em um comunicado em seu site que tinha 32 clientes na área.
A declaração da Perfect Wave também descreveu a onda como tendo cerca de 3 metros de altura, e disse que ela entrou em uma baía aonde dois barcos com os clientes que estavam a bordo atracados um ao outro, disse o comunicado. Um barco bateu no outro, que pegou fogo, e todos os passageiros pularam fora do barco.
Nove pessoas e cinco membros da tripulação foram arrastados para a selva e levou mais de uma hora para saírem com segurança, a companhia disse. Todos aqueles a bordo foram resgatados por um barco de terceiros e estavam seguros "além de sofrer algum inalação de fumaça e riscos menores", disse o comunicado.
Um guia de navegação a bordo do terceiro barco relatou "havia um monte de destroços flutuando na água, incluindo bancos de bar e outras peças de mobiliário de Macaronis Resort", disse a empresa. "Nenhuma notícia sobre o estado da vila em Silabu".
O resort, onde seis clientes estavam hospedados, "praticamente desapareceu", disse o comunicado. No entanto, seus funcionários e os convidados foram todos resgatados.
O Surfguru já havia relatado no final do ano passado, em uma notícia, que os cientistas já esperavam que houvesse um grande terremoto próximo às ilhas Mentawai, com o título "Próximo grande terremoto na Indonesia será nas Mentawais", leia a reportagem no link ao lado.
"Grande, lento e longo terremoto na noite passada, e um par de tremores secundários", falou o WavePark Mentawai Surf Resort em seu site. "Aconteceu a cerca de 130 km ao sul de nós". O resort disse que viu "cerca de seis ondas na praia depois de 20 minutos", mas nenhum foi maior do que as que normalmente ocorrem durante a maré alta.
"Nenhum dano aqui, mas há relatos de danos a outros resorts e barcos fretados para o sul", segundo o site.
O epicentro do terremoto foi de 240 km (149 milhas) ao sul de Padang, a uma profundidade de 20,6 quilômetros (12,8 quilômetros), de acordo com o instituto de pesquisas geológicas dos EUA. A magnitude foi revista para cima a partir de uma magnitude preliminar de 7,5.
Pelo menos 112 pessoas morreram e 502 outras ficaram desaparecidas após o terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu Sumatra na segunda-feira, disseram autoridades da Indonésia nesta terça-feira.
Os números foram parciais, pois a informação estava vindo de partes remotas da Indonésia, país formado por inumeráveis ilhas.
Grandes ondas também estavam evitando que as equipes de resgate de alcançassem a zona de desastre, disse Hendri Dori Satoko, presidente do Parlamento das Ilhas Mentawai à televisão local.
Mais de 100 dos desaparecidos estavam a bordo de um navio turístico que perdeu contato, disse Surya do conselho de administração de desastres de Oeste de Sumatra.
O tremor ocorreu às 21:42 segunda-feira. Um alerta de tsunami foi acionado logo após, mas foi retirado cerca de duas horas depois.
"É possível que um pequeno tsunami tenha ocorrido, especialmente nas ilhas. Nós, porém, não temos um relatório oficial, no momento", disse Fauzi, chefe do departamento de meteorologia e geofísica da Indonésia.
"A Embaixada da Austrália em Jacarta, continua a envidar esforços para entrar em contato com o capitão australiano de uma embarcação turística, o MV Southern Cross, que deveria estar na área afetada quando o terremoto ocorreu", disse Lisa Bateman, um porta-voz do Departamento da Austrália dos Negócios Estrangeiros e do Comércio.
"Os esforços da embaixada para manter contato com o capitão tem sido dificultado pela baixa cobertura de telefonia na área, e pelo fato de que o barco não é equipado com um telefone via satélite", disse ela.
O coordenador de segurança marítima da Indonésia disse que não tinha recebido qualquer pedido de ajuda de barcos na área, acrescentou.
Links Relacionados: