Telas 'Ecológicas' Oferecem Esperança Contra Ataques na Austrália

Depois de três surfistas serem atacados na mesma praia no espaço de apenas cinco meses, as autoridades locais estão em busca de métodos para manter a segurança pública contra futuros ataques de tubarão.

12/Nov/2015 - ABC Austrália - Nova Gales do Sul - Austrália

As "Eco" barreiras contra tubarão em discussão são uma alternativa de plástico para as redes de tubarão que permitem que pequenos peixes nadem através de grandes buracos. As lacunas têm uma largura máxima de 30 centímetros, pequenas demais para que os tubarões maiores atravessem, mas grandes o suficiente para permitir que os pequenos peixes circulem livremente. Os proponentes dizem que as Eco barreiras de tubarão também impedem que a vida marinha seja prejudicada.

O prefeito de Ballina, David Wright, pediu ao Governo para planejar patrulhas aéreas extras, eco telas de tubarão e mais salva-vidas imediatamente. "[Precisamos das medidas] porque nós vamos ter pessoas na água e nós temos que mantê-las o mais seguro possível", disse ele.

O Premier Mike Baird disse que o governo estava trabalhando na instalação de medidas de proteção, o mais rapidamente possível. Estamos em discussões com os fabricantes [das eco telas] e estamos tentando construí-las e instalá-las o mais rapidamente possível, na costa norte", disse ele. "Além disso, estamos aumentando a vigilância."

"O prefeito hoje perguntou se é possível ir mais longe em termos de vigilância? ... Nós dissemos sim, nós o faremos, e estamos felizes em apoiar em qualquer maneira que pudermos. Estamos fazendo tudo o que pudermos para proteger os nossos nadadores".

Entretanto, o Sr. Baird novamente descartou o abate tubarões na costa norte. "Os tubarões que foram marcados naquela região ... se você olhar onde eles estão agora, no momento, há alguns lá no sul em Victoria, e há alguns lá no norte do país no extremo norte de Queensland. "O abate foi provado não ser eficaz."

O surfista de Ballina Dave Drinkwater estava em Lighthouse Beach esta manhã, mas disse à ABC que ele não ia entrar na água. Ele disse que o conselho local e a comunidade tem sido paciente na espera que o Governo do Estado possa agir sobre a questão do tubarão. "A vibração na água não é boa como você pode imaginar quando você tem seus filhos na água, mas é parte da nossa cultura e é isso que nós fazemos, nós surfamos, e não estamos prestes a parar, mas neste ano, com três ou quatro ataques, algo precisa ser feito ", disse ele.

Outro homem de Ballina disse à ABC que ele estava reconsiderando seu futuro depois de 30 anos como um surfista. "Eu acho que depois deste último ataque eu vou ficar fora da água", Paul, que só deu seu primeiro nome, disse. "Eu tenho sido um surfista há 30 anos e eu raramente vi um tubarão, eu sou provavelmente um dos sortudos, eu acho."

Enquanto isso, uma salva-vidas sênior de Ballina disse que dois grandes tubarões foram avistados perto do local onde o Sr. Morgan foi mordido. Gary Meredith disse que, no início do dia, um grande tubarão branco foi avistado em Lennox Head, e um tubarão cabeça-chata foi visto perto da foz do rio Richmond, mas ninguém estava na água. "Se houvesse uma escola de surf lá, eu iria pedir para as pessoas sairem da água, o mesmo se tivesse pessoas na praia", disse Meredith.

"Se um tubarão fosse avistado nas proximidade de nadadores ou surfistas, normalmente mandamos as pessoas saírem da água e fechamos essa área por um período de 30 minutos."

Em um artigo no Skynews, o observador de tubarões Tim Latimer disse que nunca viu um tão grande número de grandes tubarões brancos na área como este ano. Os observadores de tubarão são na sua maioria voluntários que patrulham por helicóptero. Latimer envia avisos via rádio para as autoridades policiais sempre que ele vê tubarões nas proximidades dos surfistas e dos nadadores. "Este ano é a primeira vez que vimos este número de grandes brancos que estamos vendo, tubarões muito grandes", disse a Skynews. Ele diz que muitas vezes pode ver quatro ou cinco no mesmo voo, mas eles não estão sempre perto nadadores ou surfistas.

A mais recente vítima de ataque na área, Sam Morgan, que foi atacado por um tubarão cabeça-chata, e ainda está em coma induzido num Hospital da Gold Coast.

Fonte: ABC Austrália