Tecnologia de Detecção de Tubarão Testada na Austrália
Um novo método de detecção de tubarão por sonar está sendo testado por uma equipe em Byron Bay, em uma tentativa de fornecer um sistema de alerta seguro e discreto para os banhistas e surfistas.
19/Set/2015 - Northern Star - Nova Gales do Sul - AustráliaO projeto está sendo executado pelo inventor australiano Ric Richardson, Lara Alberd e a pesquisadora Kirra Pendergast. A sra. Pendergast, que tem formação em gestão de projetos de tecnologia, disse que o teste começou esta semana usando sonares passivos para detectar criaturas maiores que 2,5 m perto das rochas Julian.
Ela disse que os sonares passivos que eles estavam testando são dispositivos de "escuta" que não irão interferir com as criaturas marinhas, como golfinhos e baleias, ao contrário dos dispositivos de sonar "ativos" que emitem um sinal.
A sra. Pendergast disse que durante a fase de testes eles irão pesquisar como diferentes animais e os elementos do oceano, como ondas quebrando, aparecem no sonar. O produto final será um dispositivo de sonar que fica no fundo do oceano e pode detectar tubarões com mais de 2,5 m de comprimento, antes de enviar um alarme para avisar os banhistas que a criatura está a 100 m de distância.
O sr. Richardson disse que começaram a falar sobre o projeto com o prefeito de Byron, Simon Richardson, depois que ele perdeu seu vizinho devido a um ataque de tubarão nas águas rasas da praia de Clarke. Ele comparou o santuário marinho de Byron Bay ao parque de Serengeti na África. "A coisa bela sobre os parques de vida selvagem é que você pode ver os leões e leopardos à distância antes de chegar perto", ele escreveu em seu site. "E este é o problema com os tubarões. Eles são bonitos, animais poderosos, mas quando eles chegam até você, não há muito o que você pode fazer.
"Neste momento temos cerca de 60% de certeza de uma solução. Existem algumas tecnologias candidatas a ser realmente promissoras e estamos as testando e as pesquisando no momento. "As coisas estão parecendo promissoras."
O prefeito Richardson disse que ficou impressionado com a idéia de usar o sonar para um sistema de alerta precoce. "Para mim a coisa boa sobre isso é que nos tira resposta instintiva da luta ou da fuga", disse ele. "Obviamente, queremos que as pessoas se sintam seguras na água."
Fonte: Northern Star