Swell histórico se aproxima e Urca Challenge deve rolar dia 11 em Guamaré (RN)
Previsão da equipe do Surfguru anima atletas e organização; sinal amarelo pode ser dado domingo, dia 6
05/Abr/2025 - Chico PadilhaOndas grandes e perfeitas: cenário ideal se confirma no RN
O aguardado Urca Challenge, evento inédito de ondas grandes no Brasil, deve finalmente acontecer dia 11 de abril, em Guamaré (RN). A previsão de um swell poderoso foi confirmada pela equipe do Surfguru, portal especializado em ondas e
ventos, referência nacional em previsão e com atuação também em navegação marítima.A previsão animou organizadores, convidados e amantes do surfe. O alerta também movimenta nomes como Armando Diniz, criador do projeto e um dos pioneiros do surfe no estado.
Domingo decisivo: sinal amarelo pode ser ativado dia 6
O sinal vermelho, que marcou o início do período de espera no dia 1º de abril, pode ser seguido neste domingo (6) pelo sinal amarelo, convocando oficialmente atletas e equipes ao RN. A expectativa é que o sinal verde seja confirmado na véspera, dia 10, com a competição acontecendo no dia seguinte, sob condições consideradas clássicas.
Atletas se preparam para a chamada final
Enquanto o swell se aproxima, surfistas já se organizam para a possível viagem. Lucas Chumbo, por exemplo, está na Alemanha e pode ter que cruzar o Atlântico para participar. O potiguar Jadson André, que vive em Natal e foi pai recentemente, ajustará sua participação ao Urca no intervalo entre duas competições no Rio de Janeiro.
Gabriel Jr. (Surfguru): “A previsão está se confirmando com mais energia”
Responsável pela análise do cenário oceânico, o oceanógrafo e meteorologista Gabriel Jr., mestre em oceanografia física e diretor de previsão do Surfguru, trouxe detalhes técnicos que empolgaram os participantes:
“A previsão está se confirmando com um pouco mais de energia. São 1.835 Joules na tarde de quinta. Pra mim, a potência fala mais: 20 kilowatt por metro de frente de
onda.”
Ele também explicou o fenômeno que deve dobrar o tamanho das ondas ao chegar na bancada:
“Em águas profundas, a altura da onda fica em torno de 1,4m, mas ao empinar na bancada, ela praticamente dobra.”
“No domingo, a tempestade chega ao auge com ondas de até 9 metros próximas ao núcleo. Tudo isso gerado pela união de dois ciclones extratropicais.”
Reconhecimento à precisão do Surfguru
Após a análise, Gustavo “Guga” Roque, veterano do staff do Surfguru, reforçou a confiança na equipe:
“O Surfgurupro avisou…”
A fala reforça o status do portal e de sua equipe como referência técnica que vem guiando com precisão as decisões da organização.
Condições ideais: vento fraco, swell limpo e maré controlada
Outro fator favorável é o vento previsto para a manhã de sexta-feira, que deve ser fraco, com apenas 3 nós — o que garante mar liso, ideal para a performance dos big riders. Mesmo com outro swell vindo do Sul, o local está protegido:
“A Urca fica protegida das ondulações de sul pelo continente”, explicou Gabriel, reforçando a expectativa de ondas perfeitas, limpas e organizadas na bancada potiguar.
Lembrança marcante: Fábio Gouveia e a “vaca da peste” de 2018
Ícone do surfe nacional e pioneiro campeão mundial de 1988 pela ISA, o paraibano Fábio Gouveia relembrou uma das ondas mais impressionantes já vistas na Urca:
“Essa foto é do André Trindade... rapaz, essa foi a onda que eu caí na base. Vaca da peste, uma das piores vacas. Levei, saí cuspindo sangue. Tomei esse lip grosso todo nos peito. Foi sinistro!”
“Essa vaca aí já concorreu até a prêmio no Prêmio Fluir...”
O swell de 2018 foi um dos registros que consolidaram a fama da bancada da Urca, agora prestes a receber um evento oficial.
Apoios fundamentais: segurança e confiança na previsão
O evento conta com o apoio do Governo do RN (via Secretaria de Esporte e Lazer), da Prefeitura de Guamaré, da marca Mormaii, sendo a Sportv, o canal oficial do evento com quatro edições, até 2028, já confirmadas em sua grade. e com suporte da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros.
Em fala ao site Waves, o presidente da Fesurf-RN, Saturnino Borges, destacou:
“Estamos atentos a cada boletim e confiantes de que será um marco para o Rio Grande do Norte.”