#ação ambiental #tubarões #política #animais 
Perth - Austrália Ocidental - Austrália

Suspenso o Abate de Tubarões na Austrália Ocidental

Radio Australia

Um estudo polêmico de três meses de abate de tubarões na costa oeste australiana terminou em 30 de abril. No entanto, o Governo da Austrália Ocidental quer estender o programa durante os próximos três verões e tem buscado a aprovação federal para isso.

O abate, que começou o final de janeiro, por causa de preocupações sobre um aumento dos ataques de tubarão fatais nos últimos 10 anos. Linhas de boia (boião) foram instaladas em cinco praias de Perth e mais duas no sudoeste, e mais de 100 tubarões já foram pegos.

As estatísticas mais recentes divulgadas pelo Governo do Estado em 16 de março mostrou que 33 tubarões de três metros ou mais de comprimento tinham sido destruídos, enquanto outros 12 foram encontrados mortos nas linhas de boia. Uma série de grandes manifestações públicas foram realizadas por oponentes da política.

No início deste ano, o grupo ativista Sea Shepherd não conseguiu obter uma ordem da Suprema Corte para impedir o abate. Ele argumentou que a política de pegar-matar foi introduzida de forma inadequada. A Suprema Corte decidiu que a introdução das linhas de boia era válida.

O pedido do governo para estender o prazo está sendo avaliado pelo Departamento de Meio Ambiente Federal e também pela Autoridade de Proteção Ambiental da WA.

O Governo Federal deverá decidir até 8 de maio se a política pede apreciação e aprovação pela lei Commonwealth.

Reportagem traduzida do site Radio Australia

Galerias | Mais Galerias