Surfistas salvam família que foi varrida por tsunami após o terremoto
04/Mar/2005 - - IndonésiaDois surfistas que estavam quando o forte terremoto da segunda-feira atingiu a Indonésia foram agradecidos por uma família local por salvar suas vidas. Ben Clift de 24 anos, de Penzance, e Ross Macé, 26 anos, de Newquay, que há vários meses faziam uma surf trip na região, estavam na praia de Sorake na ilha de Nias.
Eles estavam entre os 11 estrangeiros que sobreviveram, incluindo outra britânica, Joanne Wau, que é casada com um local e tem uma pousada. A pousada de Toho onde os dois surfistas britânicos dormiam foi sacudida a ponto de quase cair quando para o tremor de magnitude 8.7 aconteceu, fazendo eles correrem para fora.
Diferente do desastre de dezembro, quando um terremoto causou um tsunami gigante que matou quase 300.000 pessoas, não havia nenhuma onda. Entretanto ocorreram muitos tsunamis localizados menores, que tinham cerca de 2 metros de altura.
Minutos depois de fugir da pousada, os dois amigos viram a água se levantar e subir a praia em direção a eles. Com eles estavam cerca de 10 pessoas, incluindo o Sikomi Wau, proprietário da Pousada, cinco de seus sobrinhos e sobrinhas, sua esposa grávida e um parente de cadeira de rodas, Dedi.
"De repente a água apareceu entre os edifícios e todos correram pela estrada," disse Sr Clift. "Eu fui empurrando a cadeira do rapaz incapacitado pela rua." Então eles viram uma criança de 10 anos, Angriani, agarrando-se a uma árvore de goiaba e pedindo ajuda. "Dedi falou então para ajudar uma menina jovem," disse Sr. Clift. "A menina estava agarrada a um ramo, gritando. Segurei ela mas então eu não conseguia ficar em pé e fomos varridos uns 1.000 metros num campo de arrozal. Eu me segurando a ela."
Angriani, a criança Sr. Clift salvou, disse: "fui arrastada pela água aos campos de arroz e então Ben carregou-me para a colina."
O Dedi, 22 anos, cujas pernas foram enfraquecidas por polio quando tinha três anos, foi arrastado de sua cadeira de rodas pela onda. Disse: "Quando a água surgiu Ben tentou me ajudar mas viu uma menininha. Sou surfista então quando a água surgiram eu não fiquei espantado, talvez é o mesmo de quando pego as ondas. Estava certo de que estaria bem. Acabei por nadar com a corrente porque ela era tão forte que eu não podia ir contra."
Sr Macé corria rua abaixo com a mãe do Sr Wau, Rutomi de 55 anos. "Três grandes ondas vieram," disse. "A água somente me empurrava adiante. Eu segurava a senhora mas quando a terceira onda veio ela foi varrida dos meus braços."
O tsunami o arremessou em direção a uma casa, onde agarrou-se a um pilar, enquanto Rutomi foi varrida para longe. Eventualmente ela foi varrida para perto dele outra vez e foi capaz de agarrá-la. Sr Wau disse: "A água era tão forte que pensamos que nós iamos morrer. Somos muito agradecidos a Ben e a Ross. Se eles não estivessem aí ao menos um de nós teria morrido."
O governo indonésio disse que o terremoto matou 500 pessoas enquanto a ONU calcula que o número de mortos é mais de 1.000.