#tubarões #política #animais 
Austrália Ocidental - Austrália

Surfistas da Austrália Ocidental Apoiam Abate de Tubarões

Greg Muller

Houveram sete ataques fatais na Austrália Ocidental desde 2010, e um programa está em andamento para abatê-los. Enquanto tem havido oposição generalizada ao movimento, surfistas do da Austrália Ocidental apoiam o movimento.

Na semana passada, o ministro Federal do Meio Ambiente, Greg Hunt, concedeu a isenção para a Austrália Ocidental das leis nacionais de ambiente para permitir que o abate de tubarões acontecesse. Isso significa que as espécies ameaçadas de extinção, como o grande tubarão branco, estão incluídas nas disposições de reforma.

O Sr. Hunt disse que aceitou que os tubarões representavam uma "ameaça iminente ' para a segurança pública e a economia do estado.

A oposição ao abate tem sido alto e generalizado: houve uma campanha de mídia social ativa e ativistas até removeram as iscas das linhas de boias.

Uma pesquisa realizada pela UMR Research mostrou que 82 por cento dos australianos acham que os tubarões não devem ser mortos e que as pessoas usam o oceano pelo seu próprio risco.

E o comediante britânico Ricky Gervais também pesou no debate, segurando uma placa em sua conta no Twitter que dizia: " Para o governo australiano ocidental: ouçam os fatos, ouçam a ciência e ouçam a razão e parem o abate de tubarões."

Em seguida, ele twittou : "Eu amo tudo sobre a Austrália. As pessoas, a atitude e sobretudo a vida selvagem. Por favor, protejam seus tubarões. Eles estavam lá primeiro".

O Premier Colin Barnett disse que a operação de abate em torno das praias metropolitanas será "de curta duração", mas provavelmente irá continuar no sudoeste.

Ryan Kempter é um neuroecologist marinho da Universidade da Austrália Ocidental, e mantém um site chamado proteja os nossos tubarões.

'Abate, em geral, como estes, matança indiscriminada como esta, não há absolutamente nenhuma evidência que sugira que iria funcionar e melhorar a segurança", disse ele.

'Na verdade, tem havido estudos no passado no Havaí, onde eles fizeram isso e não deu certo."

Lynn MacLaren é membra do Partido Verde no parlamento da Austrália Ocidental, liderando um desafio legal para o programa de abate.

"O Ministro Federal deu certamente uma isenção muito frágil para o nosso maior direito ambiental", disse ela.

"Então, isso é uma preocupação para nós."

Mas o surfista Kevin Merifield disse que o clima entre a comunidade de surf está mudando.

Sr. Merifield foi surfista em Margaret River por 60 anos e organizou uma reunião esta semana para os surfistas locais para se unirem e manifestarem o seu ponto de vista.

"Eu acho que o debate sobre os tubarões tem sido um pouco unilateral até o momento", disse ele.

"Estamos unidos com a Mãe Natureza lá fora e nós certamente respeitamos e amamos todas as criaturas no oceano, incluindo os tubarões ... quando há o número de mortes que houve, o governo não tem alternativa.'

O ministro da pesca da Austrália Ocidental, Ken Baston, não estava disponível para uma entrevista hoje e Surf Life Saving da Austrália Ocidental, que apoia programa de controle de tubarão do governo não retornou as ligações.

Ryan Kempster, Neuroecologista Marinho, Universidade da Austrália Ocidental.

Lynn MacLaren, Partido Verde da Austrália Ocidental.

Kevin Merifield, surfista, no sudoeste da Austrália Ocidental.

Reportagem traduzida do site da ABC News Austrália

Links Relacionados:

PRIMEIRO TUBARÃO CAPTURADO NA POLÍTICA DE ABATE AUSTRALIANA

DEBATE SOBRE ABATE PREVENTIVO REACENDE APÓS DOIS ATAQUES FATAIS

SURFISTA MORTO POR TUBARÃO LEVANTA A NECESSIDADE DE PESCA PREVENTIVA

PODEM OS GOVERNOS PROTEGER AS PESSOAS DOS TUBARÕES ASSASSINOS?

 

Galerias | Mais Galerias