#estudos #impacto #surf #ação ambiental 

Surfistas Coletam Dados Científicos para Pesquisas

Erwan Simon

A ONG SurfExplore firmou uma parceria com a ASC (Aventureiros e Cientistas para a Conservação) para coletar dados científicos em pontos isolados do planeta, para serem usados em pesquisas científicas.

A proteção do meio ambiente sempre foi uma causa importante para a comunidade do surf. Estamos diante de desenvolvimento global desenfreado, e todos os cantos do planeta agora são afetados por diferentes tipos de poluição e ameaças ambientais.

A biodiversidade está em declínio, a qualidade da água e da atmosfera é alterada mais e mais a cada dia com a terra e o solo sendo cada vez mais poluídos por atividades humanas.

Todo mundo sabe que os danos ambientais estão acontecendo, incluindo os surfistas. Cada um de nós tem uma responsabilidade e um papel a desempenhar em relação a esses problemas, mas a maioria das pessoas não sabe como podem ajudar.

O que podemos fazer?

A equipe da surfEXPLORE anunciou recentemente uma nova parceria com Aventureiros e Cientistas para a Conservação ( ASC ) para fornecer dados de campo valiosos para apoiar projetos de pesquisa científica durante suas explorações para encontrar novas ondas surfáveis.

A ASC é uma organização sem fins lucrativos fundada em janeiro de 2011 por Gregg Treinish, fundador e diretor executivo da ASC, para melhorar a acessibilidade do conhecimento científico através da ligação entre entusiastas do ar livre e cientistas. O seu principal objetivo é mobilizar os aventureiros para criar uma maneira da comunidade científica reunir conjuntos de dados de baixo custo, confiáveis ​​e de outra forma inatingíveis, em todo o mundo.

A ASC é um novo recurso para fazer uma ponte entre as pessoas que já estão indo para áreas de difícil acesso e os profissionais que podem usar os dados coletados para a pesquisa ambiental. A oportunidade de aprender sobre essas áreas em uma escala sem precedentes agora é possível e, talvez, encontrar novos rumos para a conservação ambiental.

O grupo surfEXPLORE sempre teve um forte foco na sustentabilidade e agora está entrando em um programa de pesquisa com a ASC com foco na poluição de micro-plástico. É o primeiro passo para ter um claro impacto positivo e tangível sobre novos litorais e novas áreas de surf.

Centenas de milhares de toneladas de plástico são produzidos todos os anos por seres humanos e estima-se que aproximadamente 10% de todos os resíduos de plástico acabam no oceano.

" Microplásticos" são o produto da degradação UV desta enorme quantidade de detritos de plástico. Quando as estruturas de pedaços maiores são quebradas, ficam mais disponíveis para a ingestão por pequenos organismos, tais como as aves, os peixes e o plâncton, a base da cadeia alimentar.

Distribuído por correntes oceânicas, microplásticos persistem na coluna d'água, nos sedimentos, desde as praias até o fundo do oceano, e agora são encontrados em quantidades alarmantes em muitos habitats marinhos ao redor do mundo.

Se você come peixes e frutos do mar, você pode estar consumindo plástico também.

Pesquisadores têm explorado recentemente métodos para a coleta, categorização e quantificação de microplásticos.

Nossa equipe de surfistas e exploradores vão expandir esta pesquisa através da coleta de amostras de água do mar em uma variedade de lugares remotos, seguindo uma metodologia rigorosa (incluindo registros de dados científicos). O Instituto de Pesquisa Ambiental Marinho vai analisar as amostras de água para monitoramento e levantamento de microplásticos.

Acreditamos que é somente através da verdadeira compreensão científica dos perigos que uma área enfrenta, que decisões de gestão podem e devem ser tomadas. Na esteira de uma população humana em rápida expansão em todo o mundo, é imperativo que as escolhas que fizermos sejam baseadas em informações científicas pertinentes.

Surfistas e cientistas podem tornar isso possível.

Galerias | Mais Galerias