Surfista sulafricano morto em ataque de tubarão
O surfista Zama Ndamase (16 anos), da província de Fronteira morreu no dia 15 de janeiro em um ataque de tubarão terrível.
19/Jan/2011 - Jeremías San Martín - África do SulEle estava surfando com seu irmão, Avuyile, e outros membros do clube de surf local na Segunda Praia Port St Johns, quando o ataque ocorreu.
O surfista talentoso, que tem representou a fronteira por várias vezes, é a quinta vítima de tubarão nesta conhecida praia nos últimos três anos. Quatro dos ataques foram fatais. De acordo com relatos, Zama conseguiu pegar uma onda depois de ser mordido e tentou chegar à costa. Tragicamente, ele sangrou até a morte na água antes que pudesse ser alcançado pelo salva-vidas e embarcações de salvamento.
Zama foi um dos surfistas mais talentosos a surgir a nesta região remota e era um líder entre os surfistas da área. Ele representou Fronteiras nos Jogos Grommet da SA e na SA Junior Championships na Cidade do Cabo em Outubro passado. Ele foi premiado com uma Bolsa de SSA Surf em 2009 junto com o companheiro surfista de Port St Johns, Zitobile Msesiwe.
Deputados e membros da Fronteira Surfriders Association (BSA), Surf Portugal, o treinador de Zama e mentor Mike Gatke, seus companheiros de East London e os surfistas locais ficaram devastados com a tragédia.
Malcome Logie da BSA de Zama disse "ele era um cara jovem, cheio de espírito e sempre pronto para uma risada. Ele estava sempre disposto a ajudar seus colegas de equipe e gostava de dar incentivos e conselhos aos surfistas mais jovens. A Border estava procurando um papel preponderante na nossa equipe neste ano. Sua passagem nos deixa dormente e com um enorme sentimento de perda".
Há uma preocupação real de que os surfistas que estavam na água durante o ataque não sejam capazes de enfrentar a tragédia, e planos estão sendo feitos para enviar um conselheiro para a área para ajudar os moradores a lidar com a tragédia.