#viagens #ondas perfeitas 

Surfando em Robertsport, na Libéria

O melhor pico de surf desconhecido do Oeste Africano, a 50 km ao norte da capital Monróvia, possui colinas verdes, casas de estilo que lembra fazendas do sulamericanas, e extensões de praias desertas com ondas de classe mundial.

25/Jan/2010 - - Libéria

É acessível de Monróvia por um local que é descrito como "o melhor caminho de terra no país", e é considerado o local da África Ocidental que tem o melhor surf (na temporada).

Robertsport fica entre o Atlântico e o lago da Piso, local habitado em sua maioria por pescadores e agricultores. Os surfistas que desfrutam do swell geralmente trabalham em desenvolvimento, para ajudar a reconstruir o país ou são estrangeiros que tenham ouvido falar sobre o surf local do desconhecido Oeste Africano, e alguns surfistas locais conhecidos como os 'surf boys'.

As ondas de Robertsport poderia transformar a Libéria de um local devastado por guerras civis, para o local do melhor surf da África Ocidental. O swells vindos de Sul envolvem a costa em torno de um ângulo do litoral com ondas de até 6 metros. O resultado: lindas séries se desenrolando e oferecendo passeios de 200 metros ou mais.

A costa de Robertsport tem cinco picos, incluindo três picos principais: Fisherman's Point, mais próximo a cidade, Cotton trees e Cassava Point. O surfista mais experiente da Libéria, Alfred Lomax: "Isso aqui", diz ele apontando para o surgimento das ondas na praia ', nós chamamos este ponto de Camp. Point. Então, até a praia, é o ponto de corte - que é onde elas quebram nos dois sentidos. O próximo ponto é Loco e um depois que é o Naufrágio. ..... "As ondas aqui começam bem. Quando elas estão grandes, de março a outubro, elas podem ser de até 6 metros e você pegará bons tubos. Você pode surfar uma onda por um longo, longo tempo."

Você encontrará surfistas estrangeiros brancos em Robertsport, e agora também são os surfistas da Libéria que aderem ao esporte.

Tradicionalmente liberianos simplesmente não frequentam muito o oceano. As praias foram deixados para os turistas. Os locais aventuram-se muito nas lagoas perto das praias, mas raramente eles enfrentam o Atlântico, com suas ondas e correntezas, para não mencionar o 'neegees' debaixo d'água - ou espírito - esperando para pegar você para ser comido por tubarões.

Agora há um crescente, mas ainda pequeno número de surfistas na Libéria, e um muito mais rápido crescimento do número de surfistas de classe mundial, os surfistas sempre à procura das melhores ondas que vem, lentamente esculpindo cena do surf embrionário da Libéria. Agora, essa cena é estritamente no estilo Robinson Crusoe: surfistas acampam em tendas debaixo de um choupo enorme e cozinham refeições sobre o fogo aberto, ou permanecem estruturas em madeira em Lodge Nana.

Um dos proprietários do Lodge, José Rocha, um executivo de mineração Sul Africano, também realiza viagens de pesca em busca de barracudas, cavalas e Marlins (para comer) e as baleias-jubarte (para assistir). Sempre existem algumas ondas para serem surfadas. É uma cena descontraída tropical, com um toque de magia e ocultismo fornecidos pelo Grand Cape Mount, onde ficam muitos surfistas ocidentais que vão para lá à procura de um imóvel para alugar.

"A experiência Robertsport é como viver dentro de um livro clássico sobre uma aventura Africano", diz Shayne McIntyre, que passou 17 dias gravando um "On Surfari episódio" para a National Geographic de televisão, e nunca viu um dia sem ondas. "Ficamos sobre a água em tendas de madeiras adornadas, assistindo os pescadores descerem ondas absolutamente perfeitas, puxando suas capturas em canoas feitas à mão. enquanto senhoras com seus filhos nas costas com roupas bonitas cruzavam a areia. E por trás de nós uma imensa, espessa e impenetrável selva rica, com os sons dos pássaros cantando e orvalho pingando das folhas. "Lodge Nana's organiza caminhadas na floresta tropical, com escolta de guias da Libéria.

Há uma abundância das ondas nas praias nos arredores de Monróvia, mas o melhor é surfar em Robertsport. É uma viagem de três horas, e chegando lá significa alugar um carro e contratar um motorista. (Você pode alugar um carro sem o motorista, mas o preço é quase o mesmo.) Hotéis em Monróvia podem providenciar o aluguel de carro por cerca de US$ 100 por dia, mas se você perguntar por aí, você pode encontrar taxas muito mais baratas.

A Libéria pode contar com apenas um punhado de hotéis decentes, mas Robertsport agora ostenta dois resorts completos para o surfe, o Silversand Surfer Camp e Robertsport Surf Camp com outro a caminho. Todos oferecem barracas confortáveis - alguns sobre palafitas, com varandas, água potável e electricidade, e aulas de surf.

"O grande problema é que existem três picos de surfe de qualidade ao lado uns dos outros", diz Nathaniel Calhoun, 29, um surfista dos E.U.A. "São únicos, intocados." Adiciona-se a isso um ótimo clima, praias espetaculares e aldeões que irão convidá-lo para um jantar de marisco, e isso é 'loco' Libéria, cara!

As word begins to spread about the empty beaches, clean ocean and sliding waves, more adventurous surfers from far off lands may come in search of the perfect wave and endless summers.

Links Relacionados:

Surf Liberia

Sliding Liberia

Surfing Liberia