#ondas grandes #tow-in #surf 

Sul africano Twiggy Baker pega onda monstruosa

12/Ago/2008 - Natasha Joseph - África do Sul

Cinco anos de planejamento cuidadoso e paciente esperando pelas condições perfeitas rendeu para o surfista de ondas grandes de Durban Grant "Twiggy" Baker o êxito de surfar uma onda de 70 pés num pico que até então não tinha sido surfado: o recife da Cidade do Cabo, neste sábado.

Baker, o vencedor do Red Bull Big Wave Africa 2008, que aconteceu no recife de Dungeons na baía de Hout em julho, pegou sua onda enorme num recife 2 km ainda mais longe do litoral que Dungeons.

É um das maiores ondas - se não a maior - jamais surfada no continente africano.

Contou ao Cape Times no domingo que a onda enorme era "definitivamente a maior que eu jamais teria surfado na áfrica do Sul" e classificou ao lado das maiores ondas que ele surfou em vários picos americanos, incluindo os famosos bancos de Cortez.

Baker disse que ele e o companheiro surfista de ondas grandes, Greg Long, tinham estado estudando o recife de Tafelberg por cinco anos e tinha esperado pelas condições perfeitas: "Um swell imenso, nenhum vento, maré baixa".

Long usou um jetski para rebocar Baker numa série gigante no sábado a tarde, depois que o par já tinha gastado quatro horas surfando Dungeons ali perto.

Quando ele me jogou na onda, Baker disse: "Minha adrenalina bombava, hiperventilava. "Horrorizado".

Disse que a onda tinha entre 65 e 70 pés - o tipo de tamanho que é "muito assustador mesmo para (surfistas de ondas grandes)".

Baker andou na onda "numa linha reta por 400 metros".

O Diretor de competição do Red Bull Big Wave Africa Gary Linden, que observou a façanha de Baker de um jetski, disse que a onda tinha "mais que 60 pés com certeza".

Disse também que a maior onda surfada por um concorrente nesta competição de Ondas Grandes do ano tinha ficado entre 50 e 55 pés.

Baker planeja retornar ao recife de Tafelberg.

"Penso que essa onda pode ficar ainda maior. Manteremos a observação".