#competições #ondas grandes #big surf #surf #mundial 

Sterling vence, Burle e Marquinhos se dão bem em Pico Alto

A onda de Pico Alto mostrou porque merece ser parte do Big Wave World Tour. O Billabong Pico Alto Invitational 2010 apresentado pela Sony, foi realizada em ondas grandes e fantásticas.

20/Ago/2010 - Vanessa Herrera - Peru

A atmosfera em torno dos competidores foi preenchido com energia e adrenalina. A bancada cheia de espectadores ficou chocada com o tamanho da as ondas. A força da natureza generosa deu-nos ondas de mais de 11 metros de altura, com o swell atingindo um pico durante a semi-final, onde a melhor onda da competição, um perfeito 10 por Grant Baker da África do Sul, foi surfada.

Os brasileiros Carlos Burle (atual campeão mundial) e Marcos Monteiro, passaram por duas baterias classificatórias na segunda colocação até a grande final em Pico Alto.

Os surfistas locais mostraram um elevado nível de desempenho também. Gonzalo Velasco, surfista da equipe da Billabong e Sebastian De Romaña chegou às semi-finais competindo ao lado dos doze melhores surfistas de ondas grandes internacionais, incluindo atual Campeão do Mundo, Carlos Burle e o defensor fo Billabong Pico Alto de 2009, o americano Greg Long.

Vários surfistas experientes viveram momentos extremos, o peruano Rafael Velarde viveu a intensidade de Pico Alto em sua primeira bateria, quando uma onda de 8 metros de altura quebrou a sua prancha que ele havia competido em dois Billabong Pico Alto anteriores (2006 e 2009).

O vencedor, o havaiano Jamie Sterling e o Sul Africano Chris Bertish, ambos enfrentaram duas ondas cabulosas, que os mantiveram embaixo d'água por um longo período, Bertish tossiu sangue e não pode completar a sua bateria.

Water Patrol fornecido pela Ocean Riders, a equipe local do Peru e Tim West do Big Wave World Tour, asseguraram não só a segurança dos surfistas nestas ondas grandes, mas também forneceu-lhes o transporte da praia para o outside com o uso de jetskis.

A grande final foi bastante disputada entre Anthony Tashnick (E.U.A.), os brasileiros Carlos Burle e Marcos Monteiro e Jamie Sterling (HI).

Durante a final Burle e Marquinhos saíram na frente, com notas 6,50 e 6, respectivamente. Na sequência da bateria final o havaiano Sterling assumiu a ponta com ondas 8.50 e 7.17, com Tashnick em segundo, Burle em terceiro, Marquinhos em quarto, Long em quinto e Twiggy em sexto, colocações que permaneceram até o término do confronto em função das séries escassas no fim de tarde em Pico Alto.

"Estou muito emocionado pois esta é a primeira vez que ganhei um evento de ondas grandes do Tour Mundial", expressou o havaiano sorrindo Jamie Sterling.

O esforço de colaboração de nossos companheiros patrocinadores: Sony, Burn, Powerade, Cosas Hombre, Lan, Von Zipper e Nixon fez a realização do evento possível para todos.

Resultado final do Billabong Pico Alto Invitacional 2010:

1- Jaime Sterling (HAW)

2- Anthony Tashnick (EUA)

3- Carlos Burle (BRA)

4- Marcos Monteiro (BRA)

5- Greg Long (EUA)

6- Grant Baker (AFR)