#ondas perfeitas 

Spa e Surf ao mesmo tempo na Nova Zelândia

Um lugar que consideramos "Secret" na costa leste da Nova Zelândia, cerca de 175 quilômetros de Auckland de carro. Seu nome vem de fontes termais subterrâneas que filtram-se através da areia entre a alta e baixa maré

24/Out/2012 - Roberta Mayanah - Nova Zelândia

A praia é um destino popular para os moradores que costumam revigorar e manter a boa saúde. O número de visitantes locais é imenso tornando assim o lugar como uma das atrações mais populares de energia geotérmica na Nova Zelândia.

Durante duas horas entre a maré baixa e a alta, é possível cavar a areia permitindo que a água quente escape para a superfície formando uma piscina de água quente. A água, com uma temperatura tão quente quanto (64? C) (147? F), filtra-se a partir de duas fendas subterrâneas localizadas próximas uma da outra. Estas áreas naturais podem ser encontradas na praia em frente aos Points Breaks formados de rochedos. Visitantes muitas vezes cavam buracos grandes para um relax, aproveitando a água térmica depois de um bom Surf ou simplesmente depois de uma caminhada, de um bom nado, ou para curar uma ressaca, usufruindo da fonte saudável natural. Muitos visitantes trazem uma pá ou um balde com eles.

Cuidado deve ser exercido com a localização das fontes de água quente porque não são muito longe do mar, mesmo em maré baixa, os visitantes podem ser pego de surpresa pelas ondas quebrando bem perto da área de relax. O lugar, conhecido por suas perigosas correntes e ondas fortes, tem toda uma estrutura de segurança com placas na praia aconselhando os nadadores não ultrapassarem a distancia de mais que 50m de cada lado das rochas (em frente à área natural térmica), apenas nadar entre as bandeiras se os Lifeguard Beach estiverem em patrulha. Esta fantástica atracão natural de Água quente corrente, já tiraram a vida de vários visitantes e apenas nadadores experientes são aconselhados a entrar no mar para um mergulho ou um bom nado.

Primavera e Verão proporcionam as melhores condições. Funciona melhor com ventos offshore, vindo de oeste e a ondulação ideal é de nordeste. Os beach breaks oferecem esquerdas e direitas, melhor na maré baixa, Zezito Barbosa surfou praticamente sozinho os points e desfrutou das ondas que rolavam entre 3 a 4 pés. Dias lindos com céu azul e com condições ideais nos recepcionaram... "Aqui tem de se ter cuidado com rochas e tubarões".

Esta região que visitamos, impressionou bastante, tudo que uma Indonésia pode oferecer ao Surfista viajante aqui se encontra, só que sem crowd e bem mais caro porque o dólar da Nova Zelândia e apenas centavos abaixo do dólar Australiano. São centenas de lugares lindos com ótimas ondas que ainda continuam sendo um destino meio que no anonimato para os viajantes, todos pensam que aqui e muito frio e a água do mar e gelada.

Moramos aqui no passado e sabemos que toda esta fama gelada que o Pais tem na verdade não existe.

Um Presente dos Deuses para nos que decidimos visitar a Nova Zelândia pela segunda vez e sabíamos que aqui precisa-se de uma previsão e monitoramento das condições climáticas e dos Swells para encontrar o "Ouro". Durante toda a nossa trip, fomos abençoados por Deus e pela natureza, lindos dias, ótimas ondas, clima de verão, água do mar agradabilíssima... Aloha