#jogos olímpicos 
Califórnia - Estados Unidos

Shida Shita Será o Palco do Surf Olímpico no Japão

Max Winters - Inside The Games

Presidente da Associação Internacional de Surf está confiante das boas condições de ondas para a estreia olímpica em Tóquio 2020

O surf ganhou a sua chance de se tornar uma parte do programa olímpico em agosto. O beisebol, softball, karatê, skate e a escalada esportiva também foram adicionados ao programa de Tóquio de 2020 pelo Comitê Olímpico Internacional na sua sessão no Rio de Janeiro.

Como parte da candidatura do surf, competições, tanto no mar quanto em ondas artificiais foram apresentadas pela ISA, mas é na água do mar que a competição terá lugar em Tóquio. Havia um receio no entanto que as ondas nos meses de verão não seriam suficientes para a competição de Tóquio em 2020, que deverá acontecer entre 24 de julho e 09 de agosto.

O final de agosto até outubro são considerados os melhores meses para se surfar no Japão, ondas mais voláteis, mas potencialmente fortes, normalmente ocorrem entre dezembro e março. Os organizadores de Tóquio 2020 disseram que não haverá ondas artificiais no evento e que a competição será realizada em um ambiente natural.

O pico de Shida Shita, localizado a cerca de uma hora de Tóquio, é atualmente considerado como o favorito para sediar a competição. A ISA tem procurado a consultoria de empresas externas para analisar as condições possíveis no Japão, em preparação para estréia olímpica do esporte em Tóquio 2020 e Fernando Aguerre, presidente da ISA desde 1994, está mais do que satisfeito com os resultados.

"Fizemos três estudos", disse Aguerre de sua casa na Califórnia, onde ele está atualmente se recuperando de uma lesão nas costas que o impediu de viajar. "Dois foram feitos pela maior empresa especializada em previsão de ondas do mundo baseada no sul da Califórnia, e o outro foi feito pelos japoneses. Temos dados históricos que remontam de quatro anos, detalhando as ondas, ventos e direções de swell. Estamos muito confiantes de que nas duas semanas que estivermos lá teremos boas ondas."

Os eventos de surf em Tóquio 2020 deverão ser realizados no início dos Jogos Olímpicos para dar ao esporte a quantidade máxima de tempo para completar as suas competições no caso de más condições. "Se tivéssemos apenas dois dias para completar a competição, então, seria uma janela muito estreita", disse Aguerre. "No entanto, concordamos com o COI que teremos os dias para a competição no início do período e, se houver um problema teremos algumas datas posteriores também."

Fonte: Inside The Games

Galerias | Mais Galerias