#pororoca #fenômenos naturais 
Sumatra Ocidental - Indonésia

Serginho Laus e Everaldo Pato Teixeira encaram a Pororoca da Indonésia

Serginho Laus

Durante a lua cheia de setembro o paranaense Serginho Laus, um dos maiores especialistas em pororocas do mundo, partiu para a Ilha de Sumatra na Indonésia para desbravar o Bono - a pororoca do Oceano Índico na vila de Teluk Meranti no perigoso rio Kampar

Junto com o surfista de ondas grandes Everaldo Pato Teixeira, seu parceiro de ondas de marés, partiram para a floresta em busca de ondas perfeitas e extremamente longas no desconhecido.

Foram 03 dias de aventura em que Laus teve participação especial nos programas Nalu Pelo Mundo, do Multishow, e Canal OFF, ambos da Globosat. Com aproveitamento de 100% a primeira equipe 100% verde amarela soube como desviar dos crocodilos, árvores, pedaços de pau e plantas que tornam o Bono, uma das pororocas mais perigosas do mundo. Como no Brasil também devasta as margens do rio e adentra mais de 40km com duração de até quase 02 horas.

Laus, que também foi duas vezes recordista mundial de surf na pororoca (Guinness Book), tentou alcançar a nova marca estipulada pelo inglês Steve King, que surfou 15km sem parar nessa mesma Bono, porém a onda não alcançou tamanho suficiente para que o brasileiro pudesse retomar a frente no livro dos recordes. "Nada é fácil nessa vida, ainda mais para os brasileiros!!! O recorde não saiu, mas continuo focado e preparado para quando encontrar a maré certa, seguir surfando por mais de 15km num tempo superior de 1 hora em cima da mesma onda. A Natureza é imprevisível, temos que fluir com ela caso contrário nada dará certo", relata.

No segundo e maior dia da Tidal Bore (onda de maré), Laus pegou uma onda com cerca de 30 minutos, com partes surfáveis e outras apenas de espuma, fechadas, em que o atleta teve que se deitar na prancha. "Melhor ficar na onda, do que a deriva num rio cheio de crocodilos!!!", lembra o desbravador de pororocas.

Com imagens empolgantes e muitas histórias de mais uma descoberta, valeu a pena as mais de 22 horas de vôo do Brasil para a Indonésia, as 05 horas de carro da cidade de Pekanbaru na Ilha de Sumatra até a vila de Teluk Meranti, local onde acontece a pororoca da Ilha da Sumatra. "Foi uma viagem muito longa, com fuso horário diferente, e um visual único e um povo muito receptiveo. Além do que, estar com o Paton a Indonésia é sinônimo de conhecimento pleno, pois nosso big rider tem 20 anos de história nas ilhas", diz Laus. "É um país com religião mulçumanica e cheia de costumes. Aprendi muito e como na Amazônia, o contato com a vida selvagem permaneceu, pois macacos estavam por todas as partes, fora os crocodilos!!!", completa.

Para fechar o ciclo, Laus foi ovacionado pelos locais de Teluk Meranti, que tem o paranaense como ídolo do surf de pororocas, pois o mesmo é considerado como embaixador dos Bore Riders no mundo, pois já percorreu as longas ondas de água doce do Brasil, Inglaterra, França, abriu o surf de maré na China, por onde passou 3 anos seguidos e agora na Indonésia. Agora faltam apenas 03 países para que Laus seja o primeiro surfista a desbravar todas as 08 principais Pororocas do mundo.

Agradecimentos especiais: Trip Bar Curitiba, BWT Operadora, HB – Hot Buttered, Goofy, Sumatra Surf, Bullys, Câmeras XTrax, Power Light Surfboards, família Nalu Pelo Mundo e equipe Surfando na Selva

Links Serginho Laus e Pato:

Facebook.com/SerginhoLaus

FaceBook.com/NaluPeloMundo

Twitter: @NaluPeloMundo; @SerginhoLaus

Instagram: @NaluPeloMundo; @SerginhoLaus79

www.surfandonaselva.com.br

Pororoca desbravadas por Serginho Laus:

2000 a 2013 - Rios da Amazônia, Maranhão, Pará e Amapá / Brasil.

2004 - Rio Dorgdone, cidade de Bourdeaux / França.

2008 - Rio Quintang, na cidade de Hangzhou / China.

2009 - Rio Severn, na cidade de Gloucester / Inglaterra.

2010 - Rio Quintang, na cidade de Hangzhou / China.

2011 - Rio Quintang, na cidade de Hangzhou / China.

2013 - Rio Kampar, na cidade de Teluk Meranti, Ilha de Sumatra / Indonésia.

Recordes mundiais homologados pelo Guinness Book, o livro dos recordes:

2005 - Rio Araguari no Amapá. 10,1km surfando sem parar.

2009 - Rio Araguari no Amapá. 11,8km surfando sem parar.

Recorde pessoal não homologado por falta de registro:

2011 - Rio Araguari no Amapá. 23km surfando sem parar.

Glossário:

Tidal Bore = Onda de Maré. Nomenclatura internacional para uma "pororoca".

Bore Riders = Surfistas especialistas em ondas de marés, as "pororocas" do mundo.

Pororoca = Nome dado ao fenômeno brasileiro da onda causada devido a grande variação de maré no norte do Brasil. A pororoca não é o encontro da água do rio com o mar, e sim uma onda que surge com a enchente da maré em locais com grande variação e volume de água. 

Bono = Nome dado a onda de maré da Indonésia, a pororoca do Índico.

Severn Bore = Nome dado a onda de maré da Inglaterra, a pororoca da Rainha.

Mascaret = Nome dado a onda de maré da França e Canadá.

Silver Dragon = Nome dado a onda de maré da China.

Turnagain = Nome dado a onda de maré do Alaska.

Pesta Benak = Nome dado a onda de maré da Malasya.

Galerias | Mais Galerias