#competições #surf #cbsurf 

Seleção Junior da Confederação Brasileira de Surf embarca para o Mundial da ISA no Peru

A Seleção Brasileira Junior é formada por 6 surfistas na categoria Sub-18 e 6 na Sub-16 classificados pelo ranking do Circuito de Base de 2024

01/Dez/2025 - Assessoria de Imprensa CBSurf - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

PRAIA MOLE, Florianópolis / SC (Segunda-feira, 1 de dezembro) - A Seleção Brasileira Junior da Confederação Brasileira de Surf embarca nesta segunda-feira para o ISA World Junior Surfing Championship 2025, que começa na sexta-feira e vai até 14 de dezembro em Lima, no Peru. É mais uma nova geração de grandes talentos, partindo em busca de medalhas na principal competição das categorias de base do mundo. Serão seis surfistas disputando os títulos na divisão Sub-18 e seis na Sub-16, sendo 3 meninos e 3 meninas em cada time, classificados pelo ranking do Circuito Brasileiro de Base da CBSurf em 2024.

A Seleção Brasileira Sub-18 masculina, que vai representar o país nas ondas de Punta Rocas, no distrito de Punta Negra, em Lima, é formada por três surfistas de São Paulo, Matheus Neves, 18 anos, Kailani Rennó, 16, e Pedro Ferreira, 18. Já o time feminino é encabeçado pela bicampeã brasileira Sub-18 de 2024 e 2025, Aysha Ratto, 18 anos, do Rio de Janeiro. As outras classificadas são a baiana Maria Eduarda e a paranaense Luara Mandelli, ambas com 17 anos.

Na categoria Sub-16, estão duas grandes promessas da nova geração com apenas 14 anos de idade ainda. Uma é o pupilo do campeão olímpico Italo Ferreira, o paraibano Arthur Vilar, que mora em Baía Formosa (RN) e foi campeão brasileiro Sub-14 e Sub-16 de 2024. A outra é a paulista Carol Bastides, bicampeã brasileira Sub-16 de 2024 e 2025. Completam a Seleção Brasileira Sub-16, Pablo Gabriel, 16 anos, do Rio de Janeiro, o paranaense Anuar Chiah, 16, a paulista Maeva Guastalla, 15 anos, e a potiguar Maria Clara, 16 anos.

Além dos 12 competidores da Seleção Brasileira Junior, a delegação da Confederação Brasileira de Surf viaja com uma equipe para dar todo o suporte aos atletas que representarão o país no Peru. O vice-presidente e diretor de esportes da CBSurf, Paulo Moura, será o chefe da equipe, que terá o staff técnico composto por Guga ArrudaAndréa LopesAmérico Pinheiro e Karina Abras, além do preparador físico João Hastschbach, o fisioterapeuta Marcelo Silveira e o analista de desempenho, Fabio Barrios.

“Estou muito feliz por estar mais um ano como chefe de equipe da seleção brasileira Junior no Mundial da ISA”, disse o vice-presidente da Confederação Brasileira de Surf, Paulo Moura, que também exerce a função de Diretor de Esportes e será o chefe de equipe no Peru. “O ano todo de preparação da equipe foi muito bom e temos atletas bem jovens com grande talento, como o Arthur Vilar e a Carol Bastides. Temos também a Luara Mandelli, por exemplo, que faz parte da Seleção Brasileira Junior, desde o nosso primeiro ano de treinamento”.

SELEÇÃO BRASILEIRA NO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DO PERU

Confederação Brasileira de Surf realizou durante esse ano, uma preparação especial de treinamentos com toda a Seleção Brasileira Junior, visando capacitar os atletas para potencializar a conquista de medalhas no Mundial Junior da International Surfing Association (ISA). A Confederação se antecipou para conseguir hospedar toda a equipe no “Centro de Alto Rendimento de Surf” do Peru, que fica em Punta Rocas, onde será disputada a competição. É uma facilidade importante, porque não são todos os times que terão esse privilégio.

“É sempre um prazer estar somando e contribuindo para a carreira desses atletas”, reforça Paulo Moura“Acredito ter sido muito importante para eles, toda a preparação que realizamos durante este ano em campos de treinamento, visando ganho técnico para a conquista de medalhas no Peru. É uma competição que pode servir de degrau para a transição de carreira, do amador para profissional. E fazemos esse trabalho agora, já com o propósito para no futuro, resultar em medalhas para o Brasil também nas Olimpíadas”.

Esta é a 21.a edição do ISA World Junior Surfing Championship, que só inicia na sexta-feira, com o desfile das equipes de cada país e a cerimônia das areias. Até lá, já estão programados quatro dias de treinamento da Seleção Brasileira nas ondas de Punta Rocas. O Peru já sediou um Mundial Junior da ISA em 2011, quando o hoje bicampeão mundial, Filipe Toledo, com 16 anos de idade, conquistou a medalha de ouro festejando seu primeiro título internacional.

BRASIL CONQUISTA TÍTULO MUNDIAL JUNIOR NA GESTÃO TECO PADARATZ

Desde o início da gestão do Teco Padaratz, eleito presidente da Confederação Brasileira de Surf em 2022 com Paulo Moura e Brigitte Mayer como vice-presidentes, o Brasil também vem colecionando conquistas no Mundial Junior da ISA. Logo em 2023, a Seleção Brasileira Junior se tornou campeã mundial depois de 20 anos. E na mesma edição, realizada no Rio de Janeiro, Ryan Kainalo ganhou a medalha de ouro na divisão Sub-18 e Guilherme Lemos levou a de bronze na Sub-16. E no ano passado, Rickson Falcão repetiu a de bronze na Sub-18.

A Seleção Brasileira Junior é sempre formada pelo ranking do Circuito de Base da temporada anterior. Alguns classificados estouraram o limite de idade esse ano, então foram substituídos pelos próximos colocados. No time Sub-16 feminino, por exemplo, Maeva Guastalla e Maria Clara entraram porque Luara MandelliMaria Eduarda e Aurora Ribeiro, completaram 17 anos em 2025. A Maria Eduarda foi vice-campeã brasileira Sub-18 e está na equipe, enquanto a Luara Mandelli pegou a vaga da paraibana Analu Silva, que fez 19 anos em abril.

SELEÇÃO BRASILEIRA JUNIOR DA CBSURF:

CATEGORIA SUB-18:

1.o- Matheus Neves (SP), 18 anos - vice-campeão brasileiro Sub-18 de 2024

2.o- Kailani Rennó (SP), 16 anos - 5.o no ranking brasileiro Sub-18 de 2024

3.o- Pedro Ferreira (SP), 18 anos - 6.o no ranking brasileiro Sub-18 de 2024

1.a- Aysha Ratto (RJ), 18 anos - bicampeã brasileira Sub-18 de 2024 e 2025

2.a- Maria Eduarda (BA), 17 anos - vice-campeã Sub-18 e 3.a no ranking Sub-16 de 2024

3.a- Luara Mandelli (PR), 17 anos - 4.a no ranking Sub-18 e vice-campeã Sub-16 de 2024

CATEGORIA SUB-16:

1.o- Arthur Vilar (PB), 14 anos - campeão brasileiro Sub-14 e Sub-16 de 2024

2.o- Pablo Gabriel (RJ), 16 anos - vice-campeão brasileiro Sub-16 de 2024

3.o- Anuar Chiah (PR), 16 anos - 3.o no ranking Sub-16 e campeão Sub-18 de 2024

1.a- Carol Bastides (SP), 14 anos - bicampeã brasileira Sub-16 de 2024 e 2025

2.a- Maeva Guastalla (SP), 15 anos - 5.a no ranking Sub-16 e campeã Sub-14 de 2024

3.a- Maria Clara (RN), 16 anos - 6.a no ranking brasileiro Sub-16 de 2024

------------------------------------------------------------------

SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.