#profissional #panamericano #competições 
Venezuela

Sebastian Alarcon é o novo campeão ALAS 2010

Pablo Panizo

Depois de adicionar os pontos que precisava para ser inatingível, o peruano conseguiu o título mais importante de sua carreira de sucesso.

"Vou deixar para a última gota para ser o campeão", Sebastian disse-nos antes dele partir para as duas últimas etapas do Tour da América Latina, Costa Rica e Venezuela, onde procurava defender a sua liderança.

Alarcón conseguiu o título mais procurado após o início do ano ao vencer a primeira etapa do Tour em casa, San Bartolo, além de obter o subcampeonato na terceira fase, Montanita (Equador) e alcançar resultados significativos nas etapas restantes. Esta é uma conquista que se baseia na regularidade e consistência.

"Estou muito animado, estou há anos procurando por este título. Agradeço a Deus, a fé pode mover montanhas, meus pais, minha namorada 'KaiCai', todas as pessoas que me enviaram suas boas vibrações do Peru, para competir no ALAS Latin Tour e meus patrocinadores: Rip Curl, Skull Candy, Sector 9, Power Balance, Swayne Optics, Lavandaria LavaFácil, Wayo Whilar e Lok Box", disse o novo Campeão Latino-americano ao sair da água.

Dissemos no início deste ano que parecia ser a melhor época de Sebastian. Em San Bartolo e Montanita viu-se um surfe de alta potência e seguro, completando a maior parte de manobras que tentava.

Na última data o seu trabalho na Venezuela foi avançar tudo o que pudesse, menos rivais em potencial a cada passo. E ele fez. Depois de derrotar o venezuelano Ronald Reyes e Johan Flores, o Peruano chegou ao sexto round, onde, apesar de perder para o Campeão Latino americano de 2008, Rafael Pereira, deixou muito difícil o caminho para os seus adversário.

Apenas dois surfistas poderiam alcançar-lhe: o venezuelano Jesus Chacon (que é agora coroado Campeão Latino-americano júnior de 2010) e Jason Torres da Costa Rica. No entanto, as chances eram pequenas: o venezuelano tinha que ganhar o título ou pelo menos manter o segundo lugar, algo que não ocorreu depois de sua queda nas quartas. O Costarriquenho, entretanto, deveria ganhar o evento, e após perder nas semifinais diante do equatoriano Jonathan Chila (que Sebastian agradeceria depois de deixar a água), o título foi, finalmente, do peruano.

Luta e perseverança

A história de Sebastian no Tour remonta algumas temporadas. Tendo ganhado tudo em seu país (o local de San Bartolo é quatro vezes campeão nacional), buscar novos horizontes foi o que o empurrou para a frente, e o tour latino-americano foi o desafio perfeito.

Longe de se sentir fraco, depois de perder o título em 2007, na penúltima etapa, para o seu amigo Ernesto Nunes, Sebastian mostrou uma coragem digna de um guerreiro. Os anos 2008 e 2009, ele lutou com todas as suas forças e nunca deu o braço a torcer.

O Baiano Rogério Vasconcelos ficou em terceiro lugar, representando muito bem a Bahia e o Brasil no evento.

Sem se preocupar com os resultados e com foco em dar o seu melhor, em 2010, alegou que a revanche que levava dentro dele o fez treinar mais e mais. O Campeão Latino-americano é o resultado desta constância, mas se alguém pensa que a história termina aqui, basta ler as suas declarações após se conhecer o vencedor: "Em 2011 eu vou defender o título da América Latina e mesmo assim eu vou voltar para o tour nacional." Campeão Parabéns!

Links Relacionados:

Tour Latino ALAS

Galerias | Mais Galerias