#competições #surf #wsl 

Sawyer Lindblad e Levi Slawson vencem o Lexus US Open of Surfing apresentado pela Pacifico.

Sawyer Lindblad conquista a segunda vitória no US Open of Surfing. Levi Slawson alcança um grande avanço e completa a varredura no sul da Califórnia. Mateus Herdy reafirma-se como principal ameaça à qualificação.

05/Ago/2025 - WSL - Califórnia - Estados Unidos

HUNTINGTON BEACH, Califórnia, EUA (domingo, 3 de agosto de 2025) – Hoje, Sawyer Lindblad (EUA) e Levi Slawson (EUA) venceram o 2025 Lexus US Open of Surfing Presented by Pacifico, a Etapa nº 3 da World Surf League (WSL) Challenger Series, em um desfecho histórico da competição em Huntington Beach. Séries de três a cinco pés, ocasionalmente de seis pés, entraram na arena do Píer de Huntington Beach e proporcionaram performances incríveis, levando os dois californianos a entrarem para a história do US Open of Surfing. Com os finalistas e campeões de hoje, mudanças significativas no ranking indicam novos favoritos buscando a classificação para o Championship Tour (CT), incluindo os vice-campeões do evento Tya Zebrowski (FRA), que agora ocupa a posição nº 1 na Challenger Series, e Mateus Herdy (BRA), que sobe para nº 2 no ranking da Challenger.

Sawyer Lindblad conquista a segunda vitória no US Open of Surfing

Sawyer Lindblad (EUA), de 19 anos, inscreveu seu nome mais uma vez na história do US Open of Surfing com sua segunda vitória no evento, juntando-se a nomes como Sally Fitzgibbons (AUS), Courtney Conlogue (EUA), Brett Simpson (EUA), Kanoa Igarashi (EUA) e outros nesse grupo seleto. A vitória de Lindblad em 2023 ajudou a garantir sua vaga no Championship Tour (CT), onde ela se tornou Estreante do Ano e agora aguarda sua temporada de 2026 após se requalificar para o CT no início deste ano.

“Está muito bom. Da primeira vez eu senti que não estava esperando por isso, e desta vez senti mais pressão. A Tya [Zebrowski] estava surfando muito bem, então parabéns para ela e sou muito grata por vencer aqui de novo com minha família aqui”, disse Lindblad. “Sinto que definitivamente cresci como surfista. Minha primeira vitória me colocou no CT e preparou minha carreira, e esta aqui é ainda mais especial, especialmente depois de não passar pelo corte. Eu sabia que poderia ter brigado pelo Final 5 se não tivesse sido cortada, então parece que isto é uma boa redenção.”

Uma batalha entre os destaques do evento se desenrolou na Final feminina, com um começo rápido de Zebrowski sobre Lindblad. Zebrowski, de 14 anos, somou 12,34 (de um máximo de 20) nos primeiros cinco minutos da Final, antes de Lindblad encontrar uma joia para soltar seu ataque de backside em uma combinação de duas manobras e marcar 6,50, diminuindo a vantagem de Zebrowski. Uma troca crucial aos 20 minutos viu Lindblad usar sua potência de frontside, marcando 6,23 e assumindo a liderança, antes de Zebrowski responder momentos depois com uma combinação de frontside própria. Mas a nota ficou um pouco abaixo do necessário, e Lindblad permaneceu na frente.

Em seguida, Lindblad mostrou mais de sua dominância no frontside e cravou tudo em uma seção de fechamento para anotar 6,67 e ampliar a vantagem. Na última tentativa de Zebrowski, a adolescente decolou e quase completou um aéreo reverso. Mas não conseguiu firmar a aterrissagem, e Lindblad garantiu seu segundo título do US Open of Surfing.

“Passei o ano todo trabalhando muito, e era desanimador quando as coisas não aconteciam nas competições, simplesmente não encaixando nas baterias”, continuou Lindblad. “Mas isso aqui é muito bom e parece que vale a pena. Obrigada a todos por assistirem e me apoiarem, e obrigada à minha família por vir comigo todos os dias.”

Lindblad mostrou seu desejo por um segundo título do evento durante todo o fim de semana com algumas das melhores performances do campeonato. A potência de frontside de Lindblad, junto com sua precisão de backside, a conduziu pelo Dia das Finais, começando com a ex-atleta do CT Sophie McCulloch (AUS). Em seguida, Lindblad superou a também requalificada para o CT 2026 Brisa Hennessy (CRC) em um duro confronto de Semifinal que a impulsionou rumo a uma segunda Final do US Open of Surfing.

Levi Slawson alcança um grande avanço e completa a varredura no sul da Califórnia

O currículo do competidor de Encinitas, Califórnia, Levi Slawson (EUA), é recheado de conquistas, incluindo múltiplas vitórias em etapas da Qualifying Series e Pro Junior, um vice-campeonato no WSL World Junior Championships e, agora, um título do US Open of Surfing após superar o constante candidato à classificação Mateus Herdy (BRA) em um desfecho de tirar o fôlego. Slawson agora sobe para a posição nº 4 no ranking em sua busca pela classificação para o CT de 2026.

“Trabalhei muito por momentos como este ao longo da minha carreira e assisti ao US Open a minha vida inteira, e eu nunca nem sonhei em estar aqui”, disse Slawson. “Estar na Final com o Mateus foi muito difícil. Ele é um surfista muito bom e você realmente não pode dar nada para ele. No fim, aquela onda parecia terrível e ele quase conseguiu. Agora está simplesmente transbordando de mim. A semana inteira eu tentei manter a calma e eu já surfei aqui tantas vezes, e apenas foquei em um bom surfe. No fim, tudo se resumiu a eu focar em mim mesmo, acreditar em mim mesmo e apenas confiar em tudo. Estou em choque.”

A Final masculina contou com dois dos talentos de primeiro nível da Challenger Series, os Challengers de 2024, nº 20 Slawson e nº 12 Herdy. Ambos registraram múltiplas exibições excelentes ao longo do caminho até a Final, e Slawson começou com um show, acertando um aéreo reverso gigantesco para anotar 7,33 e assumir a liderança inicial. Herdy manteve-se ativo e assumiu uma leve vantagem sobre Slawson com duas notas mínimas, mas Slawson respondeu com uma combinação de duas manobras de backside para anotar 6,17 e elevar a exigência de Herdy para 7,93 ao se aproximar da marca de 20 minutos.

Mas tudo se decidiu nos momentos finais: Herdy, procurando desesperadamente a nota e, sem prioridade, decolou e reapareceu da espuma. A nota saiu 7,77, um pouco abaixo do necessário, e Slawson conquistou sua primeira vitória na Challenger Series e um lugar na história do US Open of Surfing.

Tya Zebrowski, de 14 anos, lidera a próxima geração com vice-campeonato

A fenômeno da nova geração Tya Zebrowski (FRA) continua a conquistar o mundo e agora sobe para a posição nº 1 na Challenger Series. A taitiana Zebrowski precisou superar a recente campeã do Ballito Pro, Nadia Erostarbe (ESP), em uma batalha de Quartas de Final na qual cravou 9,00 (de um máximo de 10), antes de uma vitória de tirar o fôlego sobre o talento em ascensão Annette Gonzalez Extabarri (EUK). Esta foi a primeira aparição de Zebrowski em uma Final na Challenger Series 2025, enquanto ela segue para Portugal em grande forma.

“É muito bom. Estou muito feliz por ser a nº 1 no ranking da Challenger Series agora e muito feliz por ter chegado à Final”, disse Zebrowski. “Eu realmente queria fazer melhor depois de ter sido segunda em Ericeira no ano passado, mas me sinto muito feliz por começar muito bem esta temporada e espero continuar assim. Meu objetivo este ano é me classificar e, agora, só quero permanecer no Top 5 e realizar meu sonho.”

Mateus Herdy reafirma-se como a principal ameaça à classificação

O renomado competidor da Challenger Series Mateus Herdy (BRA) provou que continua sendo uma ameaça constante à classificação com performances de cair o queixo do início ao fim. As manobras aéreas de Herdy o destacaram ao longo da semana, culminando na melhor nota do evento, 9,50, em sua bateria de Quartas de Final contra Dimitri Poulos (EUA), antes de uma dura Semifinal contra o compatriota e ex-atleta do CT Michael Rodrigues (BRA). Agora, Herdy ocupa a posição nº 2 no ranking, seguindo para o Ericeira Pro.

“Eu não venci, mas acho que o surfe em si venceu. Foi uma grande Final com o Levi [Slawson], em uma final do Snapt 5”, disse Herdy. “Sou muito grato por tudo o que aconteceu aqui, com minha família aqui, todos os meus amigos, é algo realmente incrível. Eu queria muito vencer, mas o dia foi do Levi e estou pronto para o restante do ano. Já estive tão perto de me classificar tantas vezes que não quero dar azar. Vou apenas continuar fazendo o que estou fazendo. A todos os meus patrocinadores, não posso agradecer o suficiente, e só quero continuar pelo resto do ano.”

A próxima parada da Challenger Series 2025 é o Ericeira Pro, cuja janela de competição vai de 29 de setembro a 5 de outubro de 2025.

Para mais informações e melhores momentos da competição de hoje no Lexus US Open of Surfing Presented by Pacifico, visite WorldSurfLeague.com.

Resultados da Final Feminina do Lexus US Open of Surfing:

1 - Sawyer Lindblad (EUA) 13,17

2 - Tya Zebrowski (FRA) 12,57

Resultados da Final Masculina do Lexus US Open of Surfing:

1 - Levi Slawson (EUA) 13,50

2 - Mateus Herdy (BRA) 13,27

Resultados das Semifinais Femininas do Lexus US Open of Surfing:

BATERIA 1: Sawyer Lindblad (EUA) 10,07 DERROTOU Brisa Hennessy (CRC) 9,50

BATERIA 2: Tya Zebrowski (FRA) 12,40 DERROTOU Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 11,16

Resultados das Semifinais Masculinas do Lexus US Open of Surfing:

BATERIA 1: Mateus Herdy (BRA) 13,04 DERROTOU Michael Rodrigues (BRA) 11,56

BATERIA 2: Levi Slawson (EUA) 13,43 DERROTOU Hiroto Ohhara (JPN) 11,93

Resultados das Quartas de Final Femininas do Lexus US Open of Surfing:

BATERIA 1: Brisa Hennessy (CRC) 12,53 DERROTOU Vahine Fierro (FRA) 10,33

BATERIA 2: Sawyer Lindblad (EUA) 12,00 DERROTOU Sophie McCulloch (AUS) 9,84

BATERIA 3: Tya Zebrowski (FRA) 15,10 DERROTOU Nadia Erostarbe (ESP) 13,50

BATERIA 4: Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 12,93 DERROTOU Yolanda Hopkins (POR) 12,50

Resultados das Quartas de Final Masculinas do Lexus US Open of Surfing:

BATERIA 1: Mateus Herdy (BRA) 16,33 DERROTOU Dimitri Poulos (EUA) 14,57

BATERIA 2: Michael Rodrigues (BRA) 12,76 DERROTOU Kanoa Igarashi (JPN) 12,37

BATERIA 3: Hiroto Ohhara (JPN) 12,20 DERROTOU Taro Watanabe (EUA) 10,07

BATERIA 4: Levi Slawson (EUA) 15,33 DERROTOU Kade Matson (EUA) 14,20

Próxima parada da Challenger Series 2025: Ericeira Pro

A próxima parada, a Etapa nº 4 de 7, da Challenger Series 2025 será o Ericeira Pro, que tem janela de competição de 29 de setembro a 5 de outubro de 2025. O evento será transmitido AO VIVO em WorldSurfLeague.com e no aplicativo gratuito da WSL. Confira outras formas de assistir através dos parceiros de transmissão da WSL.

O Lexus US Open of Surfing apresentado pela Pacifico conta com o orgulhoso apoio de Lexus, Pacifico, YETI, 805 Beer, Hoag Hospital, Red Bull, Neutrogena, Apple Watch, Best Western, Body Glove, Bonsoy, Dakine, Flexfit, Amazon Eero, I-Heart LA, I-SEA, Jack's Surfboards, Open Water, Three Olives, Kraken, Suncruiser, Seaglass, Casamigos, Surfline, Fu Wax, NO CAP!, Spongebob, Visit Huntington Beach, Huntington Surf x Sport, Visit El Salvador e John Wayne Airport.