#cidades #ondas perfeitas #praia #surf #viagens 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Saquarema: O que fazer além do surf?

Equipe Surfguru

Explore o que fazer em Saquarema, maracanã do surf, além é claro de surfar!

A cidade de Saquarema, localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil, é conhecida principalmente pelas suas praias e ondas, e atualmente recebe o nome de Maracanã do surf. Todo ano esse cantinho mágico recebe muitos campeonatos de surf: regionais, brasileiro e até o mundial de surf da WSL. No entanto, há outras atividades e atrações interessantes para aproveitar em Saquarema além do surf. Dá uma olhada aqui em algumas sugestões:

1 - Igreja de Nossa Senhora de Nazareth: A histórica igrejinha, construída no século XVII, fica na Vila, “centrinho” da cidade, entre os picos de surf Barrinha - direita tubular que quebra em uma ponta de pedra da praia de Itaúna, e a Prainha - uma praia pequena logo antes da famosa Praia da Vila, onde esporadicamente quebram esquerdas, quando a direção e ondulação de swell estão alinhados. A construção da igreja é um marco importante na cidade, além de ser bem bonita e o lugar perfeito para admirar o pôr do sol, que não decepciona nunca em Saquarema!

2 - Lagoa de Saquarema: A Lagoa de Saquarema tem uma paisagem natural incrível. Rola fazer passeios de barco, praticar stand-up paddle ou simplesmente relaxar.

3 - Mirante do Morro da Cruz: Aqui você consegue ter uma vista panorâmica da Lagoa de Saquarema. É um lugar perfeito para tirar fotos, além de ser outro spot que você precisa ver o pôr do sol.

4 - Reserva Ecológica de Massambaba: Área de preservação ambiental que abriga uma grande diversidade de fauna e flora. Lá, você pode fazer trilhas ecológicas, observar pássaros e aproveitar a natureza. Seguindo na trilha da reserva você chega no próximo ponto da nossa lista, a Lagoa Vermelha.

5 - Lagoa Vermelha: O nome não é um mero detalhe,a Lagoa Vermelha, é chamada assim pela presença de algas avermelhadas que ficam na lagoa. E olha que legal, ela liga a lagoa de Araruama através de uma vala por dentro das salinas que ficam no entorno da Lagoa. Você consegue chegar lá de carro, ou trilha - de bike ou a pé - por dentro da reserva de massambaba.

6 - Praça Oscar de Macedo Soares: Conhecida como "Praça da Igreja Matriz", é um lugar onde acontecem feiras com artesanato e culinária local. Além disso, a praça tem um ambiente agradável com bancos pra relaxar, e é cercada por restaurantes e bares, onde você pode passear e saborear aquele churros ou pastel de feira. Sem falar que fica há poucos minutos a pé da Igreja nossa senhora de Nazareth! Fica a dica de passeio em um fim de tarde de um domingo flat.

7 - Cachoeiras: Ainda em Saquarema, e um pouco mais distante da famosa Itaúna, você pode encontrar algumas cachoeiras lindas e preservadas, como a Cachoeira Véu da Noiva e a Cachoeira do Roncador. Ambas você consegue chegar e parar perto com carro e fazer uma trilha até a queda d’água. Não se esqueça de pesquisar as condições do tempo antes de escolher o dia dessa aventura, e levar o seu lixo quando for embora.

Cachoeira Véu da Noiva

Essas são só algumas das opções de atividades que você pode desfrutar em Saquarema além do surf. Conhece mais alguma? Conta pra gente! Além disso, a cidade tem uma rica cultura local, com festivais e eventos tradicionais ao longo do ano, então fica de olho na programação atualizada para aproveitar ao máximo sua visita.

Saquarema e o Maracanã do Surf

Leu até aqui e quer saber mais porque Saquarema dentre todas as outras cidades do Brasil recebe o nome de Maracanã do Surf?

Assim como o estádio Maracanã é o templo sagrado do futebol no Brasil, Saquarema se tornou o equivalente no universo do surf. As ondas perfeitas e tubulares da região, como a icônica praia de Itaúna, são capazes de proporcionar um desafio incrível para os surfistas, tanto amadores quanto profissionais. Além disso, a atmosfera única de Saquarema, com sua cultura do surf e vibe aloha, além das paisagens deslumbrantes, contribui para o status da cidade como o Maracanã do Surf.

A presença da Cerveja Corona nos campeonatos de surf

Os campeonatos de surf em Saquarema têm uma parceria especial com a cerveja Corona, que se tornou a patrocinadora oficial do maior evento de surf do mundo: o circuito mundial de surf da WSL. A Corona tem uma forte conexão com o lifestyle do surf e busca promover experiências autênticas em sintonia com a natureza e o mar. A marca tem desempenhado um papel importante ao apoiar o surf brasileiro, oferecendo suporte financeiro para a realização dos campeonatos e contribuindo para a projeção de Saquarema como um dos principais destinos do surf mundial.

Quer saber mais sobre o surf em Saquarema? Fizemos um post aqui no blog respondendo essa sua pergunta, confira aqui e não deixa de contar pra gente se Saquarema merece mesmo esse título de Maracanã do Surf.

Galerias | Mais Galerias