#ação ambiental #surf #cultura #wsl #impacto #eventos 
Brasil

Porque Saquarema é considerada o Maracanã do surf

Equipe Surfguru

Descubra por que Saquarema se tornou a capital nacional do surf e um dos melhores lugares para o campeonato mundial.

Saquarema, localizada no litoral do estado do Rio de Janeiro, é conhecida como a "Meca do Surf" no Brasil. Com ondas perfeitas e histórico de campeonatos memoráveis, a cidade se consolidou como um dos principais destinos para os amantes do surfe. Nesta matéria, vamos explorar a história de Saquarema, desde o surgimento do surf na região até a sua reputação como o "Maracanã do Surf".

O surf em Saquarema: origens e desenvolvimento

A história do surf em Saquarema remonta aos anos 1960, quando um grupo de jovens surfistas começou a desbravar as praias da região em busca de ondas mais desafiadoras. Os surfistas da primeira geração do surf do Arpoador descobriam as ondas em Saqua e foram os primeiros a surfar em Itauna no final dos anos 60, ainda de pranchão. Entre esses estavam personalidades como Rico de Souza e Pepe Lopes. Em seguida, uma outra geração de surfistas como Fedoca Lima, Bocão, Betão Helmo, Paulo Proença e outros também foram chegando aos poucos e popularizando ainda mais o surf no local. Eles foram os responsáveis por popularizar o surf na cidade e estabelecer as primeiras bases para o esporte. 

O primeiro campeonato de surf em Saquarema

Saquarema recebeu o primeiro campeonato de surf em 1975, que foi o Festival de Surfe de Saquarema. Esse e uma série de eventos que ocorreram posteriormente atrairam a atenção de surfistas e amantes do esporte de todo o país, consolidando a cidade como um local de destaque no cenário nacional. Desde então, Saquarema se tornou uma parada obrigatória para os melhores surfistas do Brasil e do mundo.

A ascensão dos campeonatos e a consagração de Saquarema

Ao longo das décadas, Saquarema se tornou palco de diversos campeonatos de surf, atraindo nomes de renome internacional. Em 2017, a cidade recebeu sua primeira etapa do Campeonato Mundial de Surf da WSL (World Surf League), o que impulsionou ainda mais sua reputação como um dos melhores lugares para surfar no Brasil. As ondas consistentes e de alta qualidade de Saquarema encantaram os surfistas profissionais e o público, garantindo um espetáculo emocionante.

Por que Saquarema é considerada o Maracanã do Surf

Assim como o estádio Maracanã é o templo sagrado do futebol no Brasil, Saquarema se tornou o equivalente no universo do surf. As ondas perfeitas e tubulares da região, como a icônica praia de Itaúna, são capazes de proporcionar um desafio incrível para os surfistas, tanto amadores quanto profissionais. Além disso, a atmosfera única de Saquarema, com sua cultura do surf e vibe aloha, além das paisagens deslumbrantes, contribui para o status da cidade como o Maracanã do Surf.

Praia de Itaúna lotada durante o Oi Rio Pro 2019. Foto de Danmien Pollenot

A presença da Cerveja Corona nos campeonatos de surf

Os campeonatos de surf em Saquarema têm uma parceria especial com a cerveja Corona, que se tornou a patrocinadora oficial do evento. A Corona tem uma forte conexão com o lifestyle do surf e busca promover experiências autênticas em sintonia com a natureza e o mar. A marca tem desempenhado um papel importante ao apoiar o surf brasileiro, oferecendo suporte financeiro para a realização dos campeonatos e contribuindo para a projeção de Saquarema como um dos principais destinos do surf mundial.

Presença da Cerveja Corona no CT 2023 em Saquarema

O Impacto da Corona e o lifestyle do surf

A presença da Corona nos campeonatos de surf em Saquarema tem um impacto significativo no estilo de vida dos surfistas e da comunidade local. A marca busca criar uma atmosfera descontraída e positiva nos eventos, promovendo a ideia de que o surf vai além de uma prática esportiva, é um modo de vida. Com ativações especiais durante os campeonatos, a Corona proporciona aos espectadores e participantes uma experiência única, reforçando os valores do surf e a conexão com a natureza.

Além disso, a Corona também tem se comprometido com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A marca busca conscientizar sobre a importância da proteção dos oceanos e praias por meio de ações de limpeza e iniciativas de sustentabilidade durante os campeonatos de surf. Isso contribui para a preservação dos locais onde o surf é praticado, garantindo a sua qualidade e beleza para as gerações futuras.

Acompanhe as redes sociais da Corona para saber o que está acontecendo no CT 2023 em Saquarema

Se você deseja ficar por dentro de tudo que a Corona está fazendo no CT 2023 em Saquarema, não deixe de acompanhar as redes sociais da marca @coronabrasil. Lá você encontrará informações sobre as ações, eventos especiais e iniciativas de sustentabilidade que a Corona está promovendo durante os campeonatos. Acesse as redes sociais da Corona e faça parte dessa comunidade que valoriza o surf e a preservação dos oceanos.

Ahh, não se esqueça! Beba com moderação!

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias