#bodyboarding #atletas 

Saquarema Bodyboarding PRO 2024

Sócrates Santana-RJ conquista o Tetracampeonato Brasileiro de Bodyboarding Profissional, Maira Viana-ES e Sérgio Machado-SP vencem etapa histórica

22/Jul/2024 - George Noronha

Encerrou-se neste domingo (21) o Saquarema Bodyboarding Pro, terceira e última etapa do Circuito Brasileiro Profissional para os homens e penúltima etapa do Feminino. O evento marcou o retorno dos eventos nacionais da modalidade à Saquarema, principal palco de ondas do Brasil, mais conhecido como Maracanã do Surf.

Os grandes campeões da etapa foram Sérgio Machado-SP e Maira Viana-ES, que festejaram muito a conquista do título brasileiro. A primeira final a cair na água foi a do Masculino, com Sérgio Machado e Adejaldo Silva-RJ, que vieram fazendo baterias incríveis e superando adversários com muito potencial, duelando onda a onda, ponto a ponto, a bateria inteira. Quem começou dando as cartas foi o carioca Adejaldo  Silva, largado na frente com uma boa onda para a esquerda em que ele aplicou um El Rollo para abrir, com uma nota 4.50, os trabalhos na bateria mais importante entre os homens. 

Mas, não demorou para Sérgio Machado mandar dois El Rollo em uma boa esquerda para responder às investidas de Adejaldo, assumindo a liderança da bateria. Daí pra frente a bateria se transformou em teste para cardíaco com Adejaldo buscando a nota um 6,51 que o daria a virada, e Sérgio se defendendo até o último toque da sirene. 

Na regressiva, Adejaldo ainda teve uma última chance de conquistar o lugar mais alto do pódio em uma direita em que ele mandou um ARS e depois dois El Rollo. Contudo, a onda valeu apenas 6.0 para a alegria e comemoração de Sérgio Machado, sua família, fãs e amigos. 

“Estou muito feliz em estar aqui com minha família (filha, mãe e esposa)... A gente que é atleta sabe como é importante esse apoio da família e quão difícil é isso acontecer (a família poder estar presente em um evento). Eu só queria dizer para quem está me ouvindo que tenham fé em Deus! A gente só tem de que fazer 1%. Os outros 99% é como fala na música, que Ele deixa 99 ovelhas para encontrar aquela que está perdida. E Ele me encontrou e se não fosse Ele nada disso seria possível!”, declarou emocionado o campeão.

Perguntado sobre o por quê de ser carioca e competir pela bandeira de São Paulo, Sérgio respondeu:

“Ubatuba é um lugar que não tinha representatividade no bodyboarding. É um lugar 100% surf com representantes como os irmãos Dantas (Wiggolly e Wesley). E lá não tinha nenhum bodyboarder que participasse das competições (nacionais e internacionais) e morando lá eu senti essa necessidade, porque foi Ubatuba que me trouxe de volta para o esporte. Foi por estar morando lá em contato direto com a natureza que eu pude estar aqui hoje. Por isso decidi representar São Paulo. Mas, eu também represento aqueles que acreditam em mim e no meu trabalho, por isso sou muito grato ao Rio das Ostras, onde tudo começou. Sou da Zona Norte do Rio de Janeiro e nunca fui Local de nenhum pico do Rio de Janeiro, mas sempre fui bem tratado em todos os lugares onde fui treinar, principalmente em São Conrado, um salve pra galera da Rocinha”, explicou Sérgio.

Entre as mulheres a grande campeã foi Maira Viana-ES, que superou Maylla Venturin em mais um duelo eletrizante do último dia de competição. E quem deu início aos trabalhos da última bateria do evento foi Maira, com uma nota 4,75. Mas, Maylla respondeu a altura virando a bateria com um bom El Rollo para a esquerda que lhe valeu um 6,25. Na sequência Maylla ampliou a liderança com mais uma boa onda, dessa vez um El Rollo para a direita, que lhe rendeu um 4,50 e colocou muita pressão em Maira, que passou a precisar de uma nota 7,0 para retomar a liderança.  

Contudo, Maira não se deixou abalar com a pressão da adversária e mandou mais um bom El Rollo para a direita para cravar um 7,50 e reassumir a primeira colocação na bateria, transferindo toda a pressão para a adversária. Maira, a exemplo do que havia acontecido minutos atrás com sua adversária, adicionou mais uma nota ao seu somatório para ampliar a diferença sobre Maylla. Daí pra frente Maylla buscou a virada até o fim, tendo a última chance no minuto final da bateria, mandando um El Rollo para a direita, deixando o resultado da etapa nas mãos dos árbitros em uma decisão emocionante. Contudo, a onda não foi suficiente para a virada, já que ela precisava de 7,01 e com sua última onda conquistou apenas 6,0. Com o resultado Maira Viana conquistou o cobiçado título de campeã do Saquarema Bodyboarding Pro 2024 e parte com tudo para a última e decisiva etapa do Brasileiro Feminino de Bodyboarding no Rio Delas:

“Graças a Deus veio essa vitória… Quero agradecer a minha família que acompanhou tudo e ficou mandando energia positiva pra mim… Eu sabia que pra ir pra briga pelo título brasileiro na última etapa eu precisaria vencer a Maylla… a gente acabou de fazer uma final no Paraná, onde ela venceu e eu fiquei em segundo, e essa eu venci… sabia que valia mais pontos por ser uma etapa Prime e seria super importante, então eu dei tudo de mim até o final… em todas as baterias o meu foco era performar bem e conseguir essa vitória”, declarou a campeã.

Perguntada sobre o Circuito Mundial, do qual ela é a líder com duas vitórias no Chile (Iquique e Antofagasta), Maira respondeu:

“O Circuito Brasileiro e os circuitos estaduais são treinos para o Mundial, pois as três primeiras do ranking mundial são brasileiras. Então agora é uma semaninha de preparação para o estadual do Espírito Santo, que é de altíssimo nível! E na segunda-feira depois do evento eu viajo para as Maldivas e aí é foco total na busca pelo título Mundial nesta etapa e depois em Portugal. Não posso deixar aqui de agradecer a toda a minha equipe e de dizer que sem eles eu não conseguiria atingir meus objetivos, e também a todos que torcem por mim”, finalizou a campeã.

Fechando o campeonato ainda tivemos a disputa da categoria PCD, que para muitos se traduz como Pessoas com Disposição/Determinação, em mais uma bateria repleta de emoções com vitória de Vagner Andrade-SP, Fábio Rigueri-BA em segundo e Ricardo Rodrigues-RJ em terceiro.

“Eu estou muito emocionado! Aqui é Saquarema! O Maracanã (do Surf)... Estou ‘amarradão’. Não fomos nós que escolhemos o bodyboarding. Esse esporte incrível foi que nos escolheu. Somos apenas uma ferramenta de Deus para algo maior e estamos aqui para fazer as coisas acontecerem”, declarou o campeão.

Já Fábio, o segundo colocado, afirmou que ali todos eram vencedores e que participar de um evento desse pra pegar onda é a concretização de um sonho:

É muito emocionante estar em uma praia tão bela, participando de um evento de organização impecável, para mostrar o que fazemos com tanto amor, que é surfar… Parece mais um sonho… Aqui somos todos vencedores da causa que é colocar a categoria PCD no seu lugar, que é o Circuito Mundial e uma Paralimpíada. E eu tenho certeza que todos juntos iremos conseguir”, falou Fábio.

Para Ricardo Rodrigues, terceiro colocado na disputa, enfatizou que o evento foi uma celebração da vida:

“Eu gostaria de agradecer a todos que fazem parte da organização por ter essa sensibilidade de colocar a categoria PCD para competir junto com os melhores bodyboarders do Brasil e do mundo… Quero agradecer também à minha esposa, amigos e todos que torcem por mim. E dizer para todos que isso aqui é muito mais que uma disputa, é uma celebração da vida. Óbvio que um dia eu vou ganhar desses caras aqui (risos).... Mas, independente de qualquer resultado, fazer parte dessa história por si só já é uma conquista para as vidas de todos que participaram desse campeonato”, concluiu o carioca. 

Título nacional decidido na sexta-feira (19)

Em uma sexta-feira de boas ondas, manobras progressivas, duelos eletrizantes e uma dose extra de drama a CBRASB-Confederação Brasileira de Bodyboarding coroou o carioca Sócrates Santana com o título de Campeão Brasileiro de Bodyboarding 2024, o quarto de sua carreira, ainda no segundo dia do Saquarema Bodyboarding Pro 2024.

Para conquistar o título Sócrates precisou contar com a ajuda do paranaense Leandro Gonçalves, que na última bateria do dia superou Lucas Nogueira, àquela altura o único que poderia tirar o título das mãos do carioca. 

O drama começou ainda na bateria de número quatro do Round 5, as oitavas de final, quando Sócrates, o primeiro dos três competidores que estavam na disputa direta pelo título, caiu diante do baiano Lucas Rodrigues, revelação da nova geração que não se intimidou com a presença do multicampeão e avançou na competição, abrindo o caminho para a disputa pelo título brasileiro para Eder Luciano-SC e Lucas Nogueira-ES, respectivamente segundo e terceiro do ranking brasileiro. 

Na bateria seguinte, a 5ª das oitavas de final, foi a vez de Eder Luciano-SC dar adeus à competição e ao título de 2024 caindo diante de um Ailton Neto-RJ inspirado, que chegou a cravar um 8,75 em sua melhor média, para avançar para as quartas de final e barrar o sonho de Eder de conquistar o título de 2024.

A essa altura apenas Lucas Nogueira-ES poderia impedir Sócrates de chegar ao seu quarto título de Campeão Brasileiro de Bodyboarding Profissional. Mas, para isso, o capixaba precisaria chegar até a final, e avançar para as quartas de Final representava apenas a metade do caminho que ele ainda precisaria percorrer na competição. 

A última e mais importante bateria do dia foi dramática do início ao fim. De um lado muitos desejavam que Sócrates conquistasse o Tetra. Do outro, amigos e fãs torciam para que o catarinense Lucas Nogueira, que já soma quatro vice-campeonatos nacionais, conquistasse seu primeiro título. E ainda tinha a torcida de Leandro Gonçalves-PR, que não tinha nada a ver com o duelo particular entre Sócrates e Lucas, e que queria ver o atleta da casa avançar na competição.. 

E logo no início da bateria Leandro mostrou que não estava ali a passeio e tratou de dar as cartas, começando seu ataque com uma nota na casa dos cinco pontos. Mas, não tardou para ele cravar um 8.00 para colocar muita pressão em Lucas. No final da disputa Lucas ainda teve uma chance de virar a bateria quando em uma boa onda ele conseguiu mandar mais um bom backflip que fez todo mundo que estava acompanhando a bateria prender a respiração. Contudo, a onda lhe valeu apenas 7.15, quando ele precisava de 7.66 para avançar e manter o sonho vivo. Assim, apesar das investidas e lutando até o último toque da sirene, Lucas não conseguiu superar o somatório de Leandro, dando adeus ao sonho do título de Campeão Brasileiro de Bodyboarding Profissional. 

Com o resultado Sócrates Santana comemorou muito a conquista do quarto título de Campeão Brasileiro de Bodyboarding Profissional e se consolidou como o atual maior prodígio da modalidade em atuação no país.

“Que emoção! É sempre difícil Eu só entreguei nas mãos de Deus… deixei acontecer… A gente sabe que é muito , muito difícil (a conquista do título), é uma jornada longa, é muito disputado, são os melhores do Brasil e eu sei que todo mundo quer ganhar!... E a gente tenta dar o nosso melhor! Infelizmente, eu fiquei nas oitavas de final, mas consegui conquistar o tão sonhado Tetracampeonato. O meu objetivo esse ano era esse, então objetivo alcançado! Estou muito feliz por mais essa conquista e só tenho a agradecer a Deus, sem Ele eu tenho certeza que não teria conquistado mais esse título, e agradeço também a todos que me acompanham, que mandam mensagens, que torcem por mim, que me apoiam, a minha mãe, que está sempre me acompanhando, orando por mim e acreditando muito… a todos vocês, e glória a Deus por mais um”, declarou Sócrates após a conquista de seu quarto título de Campeão Brasileiro de Bodyboarding Profissional.

Para Eder Luciano, o título foi merecido e Sócrates está pronto para se tornar o próximo brasileiro Campeão Mundial de Bodyboarding:

“Mais um ano disputando o título (Brasileiro)... acho que o quarto, ou o quinto seguido… ano passado eu fui terceiro, no outro fui vice, antes terceiro de novo… sempre batendo na trave, então o nosso calo no sapato é esse ‘moleque’ aqui (Sócrates), mas eu e o Nogueira comentamos no Paraná que esse cara é um prodígio, é um talento… provavelmente é a joia que o Brasil tem para o próximo brasileiro Campeão Mundial (de Bodyboarding Profissional), ele está pronto para dar esse passo. Hoje, ele é o único brasileiro que tem chances reais de trazer o título, mesmo não competindo todas as etapas do circuito… Surfa muito, desde as categorias de base colecionando títulos, ele é muito sinistro e se tornou um cara muito competitivo, além de ser um ser humano incrível… Ele merece demais! Claro que eu queria ganhar. Mas, estamos falando do maior circuito nacional do mundo, o nível é altíssimo e  estar fazendo parte dessa história me enche de orgulho”, declarou Eder.

Já Lucas Nogueira afirmou que não vai desistir assim tão fácil de conquistar o título nacional:

“Estou amarradão, mais uma disputa de título… esse ano, pra falar a verdade foi talvez o ano que eu menos entrei no circuito com a mentalidade de atleta, porque na verdade eu não sou só atleta. eu sou tecnico, professor de Educação Fìsica, pai… eu tenho muitas funções e esse ano eu estava bem ‘relex’. E foi maneiro porque as coisas foram acontecendo, os resultados foram vindo, aí a gente vai alimentando aquela chama de ‘vai dar certo’, ‘esse ano vai’... Mas, não foi a vontade de Deus hoje… Eu continuo na briga, vou continuar lutando por esse sonho. Enquanto eu tiver energia, sentir que eu ainda tenho condição de performar com essa galera casca-grossa aqui, que representa a gente no Circuito Mundial tão bem, eu continuarei acreditando… Estou um pouco decepcionado porque eu tive a oportunidade, ali no finalzinho, de virar a bateria e não consegui, mas é isso. Quero agradecer a todos que estavam torcendo por mim… Aqui estão os melhores do Brasil, atletas de altíssimo nível que talvez não tenham condições de competir o Circuito Mundial, mas se tivessem estariam disputando o título mundial… e isso só mostra o quão é difícil e valioso esse título nacional e isso só exalta mais a conquista do Sócrates, que é um fenômeno do bodyboarding mundial. Parabéns e vamos para o próximo ano”, relatou Lucas Nogueira.

Domingo de encerramento

Apesar das disputas dentro d’água terem sido encerradas ainda no sábado (20), devido ao fato das previsões indicarem a pior condição de ondas da janela do evento aconteceria no domingo (21), o dia ficou reservado para as ações fora da água. 

Começando com a Coleta de Lixo Residual, onde todos que estavam na praia se envolveram no propósito de deixar o local mais limpo e buscar a mudança do comportamento a partir de um belo exemplo. Coordenada pela empresa MENOS 7, a ação se concentrou na área da Praia da Vila e retirou da natureza uma quantidade considerável de resíduos sólidos.

Também foram plantadas mudas de árvores nativas da Restinga na Praia da Vila, ação esta coordenada pela empresa parceira BLUE BIRDS. 

Aulão de Neymara

Mas, o ponto alto do último dia do evento foi o Aulão de Neymara Carvalho que reuniu mais de 100 participantes que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais de perto a história de vida da brasileira Pentacampeã Mundial de Bodyboarding. Uma aula inspiradora e inesquecível de força, superação e determinação onde Neymara conta algumas passagens de sua carreira onde a sua força mental teve de superar a sua força física e técnica para que ela pudesse atingir seus objetivos.

Um evento para ficar na história do bodyboarding e do esporte no Brasil

Do primeiro ao último dia o Saquarema Bodyboarding Pro 2024 foi marcado pelo alto nível técnico dos atletas, ondas espetaculares, fair play, torcida interativa e um desejo coletivo de ver o bodyboarding assumindo seu verdadeiro lugar no cenário nacional dos esportes radicais. 

Foi um evento que mostrou o grande momento que o bodyboarding brasileiro está vivendo. Voltar a Saquarema depois de quase quatro décadas foi mais um grande feito da CBRASB, dentre muitos que vêm impulsionando o esporte. O caminho ainda é longo. Muita coisa precisa ser feita. Mas, não dá pra negar que o momento é de união e busca pelo crescimento do esporte acima de qualquer sentimento.  

DESTAQUES BÔNUS DO SAQUAREMA BODYBOARDING PRO

1-À participação de 11 estados da Federação, com representatividade do Pará ao Rio Grande do Sul;

2-À energia contagiante da categoria PCD;

3-Ao Presidente da CEBRASB, Marcelo Rocha, que carregou nos ombros Vagner Andrade-SP, o grande Campeão da Categoria PCD;

4-À gestão participativa da CBRASB;

5-À atmosfera contagiante do evento;

6-Ao capricho do troféu, elogiado por todos;

7-Ao crescimento do bodyboarding brasileiro;

8-À nova geração que teve uma oportunidade ímpar de visibilidade; 

9-Às ações sociais e de sustentabilidade implementadas pelo evento;

10-À ABB-S e seu Presidente, Adonai Gonçalves, que não mediu esforços para trazer de volta à Saquarema o Circuito Brasileiro de Bodyboarding após quase quatro décadas. 

TRANSMISSÃO AO VIVO

O Saquarema Bodyboarding Pro 2024 contou com a INCRÍVEL Transmissão Ao Vivo da WAVEDATASISTEMS através do CANAL YOU TUBE DA CBRASB e do site WAVEDATASYSTEMS.COM. Nestes canais você pode conferir tudo o que rolou no evento em todos os dias da competição. Entrevistas, bastidores, curiosidades, replays, além de todas as baterias disputadas e muito mais.

CAMPEÃO BRASILEIRO DE BODYBOARDING MASCULINO PRO 2024

Socrates Santana-RJ

RESULTADOS

MASCULINO PRO

1º Sérgio Machado-SP

2º Adejaldo Silva-RJ 

3ºJosé Willame-CE

3º José Augusto-CE

FEMININO PRO 

1ª Maira Viana-ES

2ª Maylla Venturin-ES

3ª Francis Aoto-PR

3ª Juliana Dourado-BA

PCD

1º Vagner Andrade-SP

2º Fábio Rigueri-BA

3º Ricardo Rodrigues-RJ