Salvador recebe ídolos do surfe brasileiro na próxima semana
Seletiva para mundial de surfistas acima dos 35 anos traz para Stella Maris ícones como Jojó de Olivença, Victor Ribas, Picuruta Salazar, Paulo Matos e Armando Daltro
18/Nov/2010 - Chico Padilha - Bahia - BrasilEntre os dias 26 e 28 deste mês, parte da história do surfe brasileiro será relembrada em Salvador. A praia de Stella Maris recebe nomes que marcaram época no esporte, durante o Billabong Brasileiro Surf Masters. O evento é válido como seletiva brasileira para o mundial de 2011 da International Surfing Association (ISA), para categorias acima dos 35 anos. A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), marcará o reencontro entre os pioneiros do surfe profissional brasileiro e a praia de Stella Maris, que sediou o famoso Fico Surf Festival, nos anos de 1987, 1988 e 1989.
Já estão confirmadas as participações de ídolos como o baiano bicampeão brasileiro profissional, Jojó de Olivença; o legendário Picuruta Salazar (SP); o primeiro campeão brasileiro profissional, Paulo Matos (SP); o atual campeão brasileiro da categoria, Renato Coutinho (ES); a tetracampeã brasileira e atual vice-campeão mundial master, Andréa Lopes (RJ); além dos ex-integrantes do Circuito Mundial, Armando Daltro (BA), Victor Ribas (RJ) e Christiano Spirro (BA).
No o Billabong Brasileiro Surf Masters, serão disputadas as categorias Master (acima de 35 anos), Grand Master (acima de 40), Kahuna (acima de 45), Grand Kahuna (acima de 50) e Master Feminino (acima de 35). Os atletas classificados ao término do circuito seletivo serão os convocados para o Mundial Master da ISA de 2011 e terão suas passagens pagas pela Confederação Brasileira de Surf (CBS). As inscrições podem ser feitas pela Internet (www.cbsurf.com.br) e o depósito da taxa de inscrição, no valor de R$ 100, deve ser feito na conta corrente da CBS (ver no site).
“Esta competição é mais um produto que a CBS vem tratando com seriedade, para formar e bancar um bom time para representar o Brasil em competições internacionais, assim como já fazemos com as outras categorias”, explica o presidente da CBS, Adalvo Argolo. Baiano de Ilhéus, Argolo é ex-surfista profissional e esteve entre os melhores do Brasil nos anos 80.
Contemporâneo de Jojó de Olivença, Paulo Matos e Picuruta Salazar nas primeiras competições profissionais do surfe brasileiro, o presidente da CBS não esconde a ansiedade de voltar a competir em Salvador com os amigos e ex-adversários, para beliscar, quem sabe, uma vaguinha para representar o país no mundial, na categoria Kahuna. “Como atleta, vai ser um reencontro muito legal, rever antigos oponentes e hoje amigos, com a mesma intenção de vencer para representar o Brasil”, declara.
Seletiva - De acordo com o diretor de provas da CBS, Marcos Bukão, ainda não está definido o número total de seletivas brasileiras para o Mundial Master da ISA, mas é certo que uma segunda prova (no litoral paulista) será anunciada durante a competição de Salvador. “A ISA ainda não definiu a data exata do mundial, mas, de qualquer maneira, já definimos que será um mínimo de uma e um máximo de três seletivas. Todas as etapas serão somadas, sem descarte”, explica Bukão.
Ainda de acordo com Bukão, a assembléia da ISA solicitou que o Mundial de 2011 não seja marcado no início do ano, para dar tempo aos países de prepararem seus times. “Deve ser no meio do ano e os locais mais prováveis que apresentaram proposta são El Salvador e Chile”, diz.
Jojó de Olivença – Sem dúvida uma das maiores estrelas do Billabong Brasileiro Surf Masters é o baiano Jojó de Olivença, 43 anos. Nascido na cidade de Ipiaú e criado no balneário de Olivença (Ilhéus), Josélio de Jesus está radicado no Guarujá, litoral paulista, há mais de 20 anos. Bicampeão brasileiro profissional (88 e 92), integrante da elite do surfe mundial por cinco temporadas e medalha de bronze no Mundial ISA Masters 2008, Jojó é uma das maiores personalidades do esporte no Brasil.
Além de competir em eventos especiais, como o Billabong Brasileiro Surf Masters, Jojó atua em causas humanitárias e dirige a ONG Projeto Ondas Surf & Cidadania, no Guarujá. Evangélico e muito dedicado à parte física, foi um dos atletas brasileiros a competir profissionalmente com idade mais avançada e participou do Brasileiro Profissional até os 41 anos. Jojó é, sem dúvidas, um dos favoritos ao título das categorias Master e Grand Máster.
Estrelas – Pela categoria Master (acima dos 35 anos), as disputas vão pegar fogo em Stella Maris, pois muitos competidores ainda atuam em competições profissionais, ou pararam de competir recentemente. É o caso dos ex-campeões do World Qualyfing Series (WQS), Armando Daltro e Victor Ribas, e do atual campeão brasileiro Master, Renato Coutinho.
Atual presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Armando Daltro foi campeão do WQS de 2000 e participou da elite do surf mundial por sete temporadas. Foi um dos brasileiros que por mais vezes representou o país entre os melhores do planeta. Já Victor Ribas, além de colecionar títulos do WQS e brasileiro, está na galeria dos melhores do país de todos os tempos e é o brazuca melhor colocado no circuito mundial, com um terceiro lugar no ranking da ASP de 1999.
Limite de vagas para Billabong Brasileiro Surf Masters
Master 48
Grand Master 32
Kahuna 16
Grand Kahuna 8
Master Feminino 8