#surf #treinamento 

Rudá Carvalho investe em treinamento funcional

Atual campeão baiano profissional, Carvalho realiza, na Academia Complexo B, em Salvador, um trabalho focado no aumento da força, do equilíbrio, da resistência e da potência

08/Jun/2012 - Yordan Bosco - Salvador - Bahia - Brasil

Para melhorar a condição atlética e conquistar bons resultados nas competições, o campeão baiano de surf profissional de 2011, Rudá Carvalho, está investindo pesado na preparação física. A cerca de dois meses o ilheense radicado em Salvador divide sua preparação entra as ondas e a Academia Complexo B, situada em Stella Maris.

Com o objetivo de melhorar as performances do atleta, os preparadores físicos da academia têm concentrado o trabalho na força, no equilíbrio, na resistência e na potência. A preparação de Rudá Carvalho é feita pelo professor Edmundo Dante, sob a coordenação técnica de André Piccoli. A Complexo B investe muito em esportes e faz a preparação física de atletas de triathlon, Jiu Jitsu, bicicross e judô. Carvalho é o primeiro surfista.

“Tento fazer dois treinos diariamente, mas às vezes o mar não ajuda e faço apenas um. Porém, todos os dias entro na água e na academia. É muito bacana porque há uma relação de amizade, de confiança e de compreensão com o treinador”, explica o surfista. “Nosso planejamento é focado nas competições e nas condições dos picos onde vou competir”, diz.

Embora o trabalho esteja no início, os resultados, tanto dentro d’água quanto na academia, têm surtido efeito. O atleta se sente mais seguro, mais forte e mais confiante dentro d’água. “Nos trabalhos feitos dentro da academia a evolução dele é bem visível. Melhorou bastante o equilíbrio, a força e potência”, garante o preparador físico e dono da academia, Charles Batalha.

Batalha tem acompanhado de perto os trabalhos realizados com Rudá e explica que a preparação de um atleta de alta performance de surf é algo novo e desafiador para a Complexo B. “Alguns fatores também podem ser trabalhados em outras modalidades, mas o que entra em evidencia é a ‘especificidade do esporte’. Não estamos habituados com o surf, então o trabalho é de conhecimento mútuo”, destaca Batalha.

De acordo com o preparador, o treinamento desenvolvido com o atleta Rudá dentro da academia tem como foco principal o equilíbrio, “onde utilizamos técnicas do treinamento funcional e, em paralelo, desenvolvemos força e potência”, diz o dono da Complexo B. Rudá Carvalho ressalta que a preparação tem inclusive compensado a falta de uma preparação técnica, já que está sem treinador na praia.

Cura de lesão

Em 2011 tinha rolado uma prévia do trabalho de Rudá na Academia Complexo B, quando o atleta foi tratar de uma lesão no tornozelo. “Ao chegar, Rudá relatou sobre uma contusão e tivemos total preocupação para deixá-lo 100%. Fizemos um trabalho direcionado para essa lesão”, explica Charles Batalha.

O atleta garante a eficiência do tratamento e explica que a recuperação foi tão boa que pôde voltar a competir em pouco tempo e conquistou o título baiano.

Charles Batalha acrescenta que a preparação física de um atleta de alto rendimento passa por ciclos específicos de treinamento e que o trabalho com Rudá Carvalho, além de objetivar a melhoria da performance, também tem foco na prevenção de lesões.