#surf #equipamentos 
Ubatuba - São Paulo - Brasil

Robson Careca apresenta na Adventure Sports Fair prancha de surf para cegos

Direto da Fama Assessoria

O surfista adaptado que trabalha em prol da inclusão esportiva está com estande no maior evento de esportes e turismo de aventura da América Latina onde apresenta novidades e ministra palestra

O atleta paulistano Robson "Careca" de Souza, 38 anos, viu-se "adaptado", em outubro de 1998, ao sofrer um acidente automobilístico quando voltava para casa de uma sessão de surf em Ubatuba (SP). O acidente inesperado não afastou a sua vontade de viver. Pelo contrário. A partir desta data, além da prancha, Careca passou a ser visto apenas com mais um novo adereço: a cadeira de rodas.

Desde então, Souza passou a ser conhecido como o primeiro portador lesado medular a surfar deitado no Brasil. Mas ele queria mais. Sabia que podia mais. Por isso, estimulou outros cadeirantes a surfarem e remarem deitados. Hoje, ele é o fundador e presidente da ONG Surf Especial que visa a inclusão social ao portador de necessidades especiais ao mundo do esporte.

"Meu objetivo é incentivar pessoas, e portadores de algum tipo de deficiência ou locomoção reduzida, a praticarem um esporte ou remadas adaptadas em prancha, independente de raça, cor, religião e de qualquer tipo de preconceito. Quero incentivar a saúde o bem estar, pois o esporte aproxima as pessoas, aumenta a autoestima, companheirismo, respeito, qualidade de vida e amor ao próximo", afirma Robson Careca.

O Censo do IBGE de 2000 aponta que o país possui cerca de 60 milhões de deficientes físicos. Desses, mais de 937 mil dependem da cadeira de rodas para se locomover. "Com a ajuda de pessoas qualificadas e avaliações periódicas todo mundo, independentemente de sua necessidade, consegue surfar", diz Careca que sugere a pratica da remada deitado quando o mar está calmo. "Os dias sem ondas são propícios para remar deitado na prancha a fim de ajudar no condicionamento físico, mental e motor".

De acordo com o atleta, o surf é um dos esportes mais completos e indicados para a recuperação física. "O sol e o mar, em si, já ajudam a obter energias positivas. E, como este é um esporte que envolve a natureza isso influência e colabora na parte interna e externa do nosso corpo, facilitando a recuperação".

E é com esse feeling de um surfista de corpo e alma que Careca surpreende mais uma vez. Amante de esportes de aventura e natureza, o atleta apresentará, durante a Adventure Sports Fair, que segue até domingo (26/09), no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo, uma prancha de surf para cegos equipada com pisos táteis e direcionais.

"Estarei num estande apresentando o trabalho com o surf adaptado para pessoas com e sem deficiência. Darei informações, compartilharei conhecimentos e técnicas do esporte e, claro, vou expor pranchas e equipamentos de surf para todos", revela o surfista.

Além de participar da feira considerada uma das maiores da América Latina no segmento de esportes e turismo de aventura, Robson Careca ministrará palestra "Surf Adaptado", no último dia do evento, às 17 horas, no palco Fogo, para todos os presentes no pavilhão.

Galerias | Mais Galerias