Resumo do 2º dia do Moche Rip Curl Pro Portugal 2015
Adriano de Souza derrota o "irmão" português Tiago Pires, avança para a 3ª rodada e se mantém na cola de Mick Fanning. Caio Ibelli surpreende ao eliminar Owen Wright.
24/Out/2015 - WSL - Peniche - Leiria - Portugal
Adriano de Souza, o Mineirinho, segue firme na luta pelo título do Circuito Mundial de 2015. Vice-líder do ranking da temporada e com 40% de chances de ser campeão mundial, o paulista superou na manhã deste sábado o português Tiago Pires por 12,43 a 6,17 na primeira bateria da repescagem e avançou para a terceira fase da etapa de Peniche, em Portugal. Assim, o surfista de 28 anos permanece na cola do líder, o australiano Mick Fanning, que já havia assegurado na sexta-feira a sua ida ao terceiro round.
- Foi muito difícil para mim, especialmente porque o Tiago é um dos meus melhores amigos. Estou chateado por ele ter sido eliminado, mas feliz por eu ter avançado para a terceira fase. Ser campeão mundial é o meu sonho e vou fazer tudo que eu puder para conseguir. Mesmo em condições não tão boas do mar como hoje, eu vou tentar sempre vencer - disse Mineirinho, citando as fracas ondas do início deste sábado, na Praia de Supertubos.
Após a realização das sete primeiras baterias da repescagem, a Liga Mundial de Surfe (WSL) esperou pouco mais de duas horas para ver se o mar iria melhor. Como isso não aconteceu, a entidade acabou decidindo encerrar a disputa neste sábado. Uma chamada será feita neste domingo, às 5h (de Brasília), para avaliar as condições das ondas.
Para alegria de Adriano e Mick, os australianos Owen Wright, número 3 do ranking, e Julian Wilson, o quarto, foram eliminados por dois surfistas convidados pela organização logo depois do triunfo do surfista do Guarujá (SP). O primeiro perdeu para o também paulista Caio Ibelli por 13,33 a 12,37. Julian foi derrotado pelo havaiano Mason Ho (13,93 a 13,06).
A etapa de Portugal pode decidir o título mundial. Líder do ranking, com 49.900 pontos, o australiano Mick Fanning será campeão por antecipação caso vença a competição em Peniche e o vice-líder Adriano de Souza, o Mineirinho, não passe da terceira fase. Além dele, outros dois brasileiros ainda têm chances de título: o atual campeão mundial, Gabriel Medina, e Filipe Toledo, o Filipinho, que venceram na estreia e avançaram diretamente para a terceira fase, sem precisar passar pela repescagem.
Pressionado pela possibilidade de eliminação, Mineirinho começou bem o duelo contra o grande amigo Tiago, conseguindo logo em sua primeira onda uma nota 6,00. Na sexta tentativa, obteve um 6,43 e aumentou a vantagem, liquidando o round com uma vitória incontestável.
Na bateria seguinte, outra vitória brasuca. Por pequena diferença, Caio Ibelli eliminou Owen Wright e também passou de fase. A melhor nota do vice-líder da divisão de acesso (QS) foi um 7,00 obtido após ele executar um estiloso aéreo. Depois da eliminação de Julian Wilson para Mason Ho, um duelo 100% brasileiro na bateria 4 assegurou a ida de outro membro do Brazilian Storm para o terceiro round. Número 8 do ranking, o potiguar Italo Ferreira somou 11,50 pontos para despachar o catarinense Tomas Hermes, que ficou com 9,74.
Além de Hermes, outro brasileiro que deu adeus na repescagem foi o paulista Wiggolly Dantas. O número 13 do ranking não encontrou boas ondas e foi eliminado pelo neozelandês Ricardo Christie (32º) por 10,73 a 8,70, na bateria 6.
BATERIAS DA SEGUNDA FASE (REPESCAGEM)
1. Adriano de Souza (BRA) 12,43 x Tiago Pires (POR) 6,17
2. Owen Wright (AUS) 12,37 x Caio Ibelli (BRA) 13,33
3. Julian Wilson (AUS) 13,03 x Mason Ho (HAV) 13,96
4. Italo Ferreira (BRA)11,50 x Tomas Hermes (BRA) 9,74
5. Jeremy Flores (FRA) 12,76 x Aritz Aranburu (ESP) 12,00
6. Wiggolly Dantas (BRA) 8,70 X Ricardo Christie (NZL) 10,73
7. John John Florence (HAV) 16,20 x Glenn Hall (IRL) 8,70
8. Kai Otton (AUS) x C.J. Hobgood (EUA)
9. Joel Parkinson (AUS) x Adam Melling (AUS)
10. Adrian Buchan (AUS) x Sebastian Zietz (HAV)
11. Jadson André (BRA) x Kolohe Andino (EUA)
12. Miguel Pupo (BRA) x Michel Bourez (TAH)