Regência conquista o título de Reserva Nacional de Surf
29/Jul/2025 - Luiz Hadad - Equipe Surfguru - Linhares - Espírito Santo - BrasilRegência, a vila mágica dos tubos está situada na foz do Rio Doce, no estado do Espírito Santo. A tubolândia capixaba acaba de entrar para o mapa oficial da conservação costeira do Brasil. Entre 25 e 27 de julho de 2025, comunidade local, surfistas, simpatizantes do esporte, pesquisadores, gestores públicos e representantes do Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS) se reuniram para concluir o processo participativo que concedeu à praia o cobiçado selo de Reserva Nacional de Surf. O reconhecimento coloca Regência ao lado de Itamambuca (SP), Praia do Francês (AL) e Moçambique (SC) como guardiã de ondas icônicas e da cultura oceânica que as cerca.
Foto: Clickzera
O que é uma Reserva Nacional de Surf?
As Reservas Nacionais de Surf são espaços propostos pelas próprias comunidades, formalmente reconhecidos em âmbito federal, destinados a preservar ecossistemas de surf e a promover o desenvolvimento sustentável por meio da prática esportiva, da pesquisa científica e do turismo de baixo impacto. O PBRS, idealizado pelo Instituto Aprender Ecologia e apoiado pela Conservação Internacional, alinha-se à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, colocando o surf como ferramenta de conservação, sensibilização ambiental e geração de renda.
Ser Reserva Nacional de Surf dá prioridade a estudos oceanográficos, abre portas para captar recursos via fundos ambientais e reconhece o surf como vetor educacional alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 14 e 17. Acima de tudo, cria um guarda-chuva jurídico e social que empodera a comunidade a dizer “não” a empreendimentos de alto impacto e “sim” a iniciativas que respeitem os ciclos naturais. A metodologia de oficinas participativas, recentemente reconhecida pela ONU como contribuição oficial para a Década dos Oceanos, será replicada em outras candidaturas ao longo do litoral.
Veja como foram as atividades:
25 de julho: Diagnóstico e Direcionamento Estratégico
Na sexta-feira, 25, a ação começou em sala de aula, mas com vista pro outside. A oficina de Diagnóstico e Direcionamento Estratégico reuniu a comunidade local e representantes do PBRS para nivelar informações sobre história, biodiversidade, uso do solo, dinâmica de sedimentação e ameaças à praia. À tarde, grupos de trabalho construíram diretrizes preliminares para conservação, educação oceânica e turismo responsável. Todas as conclusões foram registradas em ata e vão compor o Plano de Gestão da Reserva de Surf de Regência.

26 de julho: Plano de Ação e Governança Participativa
No sábado, 26, foi a vez de transformar a visão em tarefas. Membros da Associação de Surf de Regência definiram metas, indicadores e um sistema de governança para gerenciar a Reserva. À noite, o show da banda Vampiros de Alexandria no Bar Maré Alta selou o espírito de união: muito som, troca de ideias e promessa de que a cultura surf seguirá como farol da vila.
27 de julho: Celebração e lançamento da Reserva Nacional de Surf de Regência
Domingo acordou com altas ondas na vila. As primas de Bali deram suas caras para esse dia tão especial. Altas ondas na Boca do Rio, Tubos Azuis no point. Vento terral e sorriso no rosto de todos os envolvidos. Como esse é um movimento de surfista para surfista, a programação começou com o Surfe Celebração. A ondulação de Sul alinhou paredes lisas de um metro, suficientes para deixar todo mundo sorrindo antes mesmo do café. Às 8 h 30, a tenda da exposição “Oceanografia Para Todos” já apresentava amostras de sedimentos e placas explicativas sobre como grãos de areia e relevo submarino formam as bancadas tubulares de Regência.

Limpeza da Praia: Força coletiva na Foz do Rio Doce
Às 10 h 30 organizei, junto ao coletivo das Vigilantes da Foz do Rio Doce, o mutirão de limpeza de praia, na Boca do Rio. O primeiro passo nessa missão foi mobilizar a comunidade que estava na praia, e o nível de adesão foi incrível: surfistas, turistas, a garotada do Regência Surf Kids, membros do Instituto Aprender Ecologia e quase cinquenta pessoas participaram da ação. Como infelizmente recolhemos muitos resíduos, fizemos uma “triagem falada”, onde os participantes da ação de limpeza de praia se reúnem em roda, dizem seu nome, o tipo de resíduo que encontrou mais, e se teve algum tipo de resíduo que chamou sua atenção. Percepções sobre a praia também são encorajadas, pois essa troca faz parte do momento de Educação e conscientização ambiental.

Ciência, cultura e congo
Enquanto a limpeza rolava, a turma da Oceanografia explicava como as bancadas se formam após grandes swells Ao final da inauguração do Marco da Reserva, a banda de Congo da comunidade embalou quem chegou para assistir. Essa mescla de ciência e tradição deixa claro que proteger ondas é também preservar a identidade de um povo.
Inauguração do Marco da Reserva: Um dia histórico
O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, e representantes da Associação de Surf de Regência e do Programa Brasileiro de Reservas de Surf inauguraram o Marco Oficial da Reserva Nacional de Surf de Regência sob aplausos da praia lotada. Uma obra em madeira do artesão e artista local Rodrigo “Orelha”. Ver aquele totem de madeira fincado na areia, dez anos após a lama que feriu o rio e a vila, arrepiou até quem estava presente. O plano de fundo com altas ondas rolando, a comunidade do surf capixaba se divertindo, e com a certeza de que a nossa vila mágica ganhou mais uma rede de proteção e conservação.

Finanças Regenerativas: Moeda social como ferramenta de construção de futuros desejáveis
Após um rápido almoço, facilitei uma roda de conversa sobre Finanças Regenerativas, em parceria com Hauley Valim, ativista da rede Muda e Saúva, Ana e Marcelo Burnier, embaixadores da Muda em Regência. Nos reunimos na Cervejaria Regência Augusta e conversamos sobre como moedas sociais podem circular valor dentro da vila, financiar projetos ligados à Arte e Agroecologia, incentivar limpezas de praia e ações conscientes. Falamos dos casos de uso incluindo o uso de Muda na Cervejaria Regência Augusta e no Jardim Regenera Rio Doce. Os participantes disseram que saíram daquele encontro com a “mentalidade expandida”, e sonhamos junto em implementar moedas sociais em outras Reservas Brasileiras de Surf.
Anunciei, com orgulho, que o Surfguru aceita Muda tanto em assinaturas Pro quanto para a divulgação em mídia desde 2020, sinalizando que finanças regenerativas e surf podem e devem remar na mesma direção.
Ao final, fomos presenteados com um lindo pôr do sol, pra finalizar um dia especial e histórico na Vila de Regência Augusta.
Os próximos capítulos
Voltei pra casa com a pele queimada de sol, o coração aquecido e a mente cheia de possibilidades. Se depender da união que testemunhei, Regência vai seguir como farol de regeneração na costa brasileira. A conexão entre a comunidade local e membros do Programa Nacional de Reservas de Surf foi incrível. A natureza nos abençoou com altas ondas, e todos saíram de lá de “cabeça feita” - o evento foi um sucesso, altas ondas, muitos sorrisos, e a tranquilidade de que nosso paraíso ganhou mais uma ferramenta de conservação.
A resiliência e a bravura da comunidade de Regência honra seu herói local, Caboclo Bernardo. O corajoso nativo de Regência que resgatou centenas de vidas em um naufrágio na foz do Rio Doce.
Regência e sua comunidade estão renascendo e se regenerando após o maior crime ambiental da história do Brasil, é uma história inspiradora, e nesse final de semana escrevemos mais um capítulo nela.
A onda da Boca do Rio de Regência, que é a primeira do Brasil a ser protegida por uma lei municipal, voltou a quebrar e alegrar os surfistas que visitam essa vila mágica. E agora temos a Reserva Nacional de Surf para garantir que a conservação de outros aspectos desse paraíso.
Eu, como representante da equipe do Surfguru, fico muito feliz e agradecido por poder participar desse momento, e espero continuar sempre por perto, registrando cada swell que entrar, e cada conquista comunitária desse local tão especial. Contem conosco e viva Regência!