#equipamentos #tecnologia 
Austrália

Quilhas mais Velozes

Justin Coté - TransWorld SURF

Cavidades mudaram as bolas de golfe, e elas podem fazer o mesmo com as quilhas.

As quilhas são as menos compreendidas e talvez o aspecto mais negligenciado do desempenho de uma prancha de surf. Os principais avanços modernos têm sido a capacidade de removê-las e diferentes modelos de fixação junto com lotes de design sutis e ajustes de materiais. No entanto, uma nova empresa de quilhas tomou emprestado uma inovação do mundo do golfe, que pode ser o próximo passo adiante, graças a um cientista louco no Oeste da Austrália e um surfista profissional piloto de testes: Josh Kerr.

3DFINS é baseada na Austrália Ocidental, e, de todas as coisas, a sua história liga de volta para a melhoria não intencional de bolas de golfe. Antes de 1905, as bolas de golfe eram lisas. Então, uma coisa engraçada aconteceu: os jogadores começaram a perceber que as bolas mais velhas e batidas voavam mais longe que as novas. Finalmente eles descobriram que os afundamentos e os caroços nas bolas mais velhas lhes permitiam voar pelo ar com menos resistência, viajando, assim, mais rápido e mais longe. Mais de 100 anos depois, a 3DFINS aplicou os mesmos princípios de aerodinâmica para as quilhas de prancha.

"Eu estava jogando golfe com um companheiro, e nós estávamos falando sobre esta bola que corrige o vôo de seu lançamento", disse o designer da 3DFINS, Courtney Potter, de como a ideia surgiu. "No dia seguinte eu estava verificando o site da bola e informações aerodinâmica e tinha uma bola de golfe em uma mão, uma quilha na outra, e tinha essa visão de quilhas cobertas de covinhas de bolas de golfe e como insano que isso seria."

Mas como é que as bolas de golfe voando pelo ar se correlacionava a uma quilha na água? "Não há muita diferença entre o ar e a água, ambos são considerados fluidos, a água é apenas mais grossa e mais lenta em seu movimento", diz Potter. Algo chamado "turbulência" faz com que as quilhas com covinhas passem através da água mais rapidamente do que aquelas lisas. "As covinhas criam pequenos vórtices que sugam o fluxo para a lâmina [como uma bola de golfe]. Isso reduz a separação do fluxo da lâmina quando se está virando, então ao invés de passar através da água, ela corta e se separa dela", diz o cientista louco.

E enquanto todo esse papo técnico é ótimo, a prova está no pudim. Josh Kerr provou ser um incrível piloto de teste. Um mestre de todas as condições e pranchas de surf, Josh registrou o melhor resultado da sua carreira profissional, quando ele surfava com as quilhas com a sua assinatura durante o pipe masters de 2012 no Hawaii. Uma vitória sobre Kelly Slater e acabando como vice-campeão provou que havia algo de bom nas quilhas com covinhas. "Você pega um pouco mais de jato", diz Kerr. "Quando eles se aproximaram de mim, eu estava tipo, 'O quê? Isso vai funcionar! "Quanto ao projeto e outras coisas, eu disse a eles que tinha que ser divertido", acrescenta. Kerrzy não é o único a cantar louvores para a 3DFINS: "Eu dei um par de jogos de quilhas para Kalani David, e ele está detonando", diz Kerr. "Todo o feedback tem sido muito positivo."

traduzido da reportagem da TransWorld SURF

Links Relacionados:

Quilhas de Surf: Antes e Agora

Galerias | Mais Galerias