Puerto Escondido por Lapo Coutinho

O Big rider, surfista de ondas grandes, Lapo Coutinho embarcou numa surf trip para o México e surfou em Zicatela, na cidade de Puerto Escondido, ondas gigantes. O Swell deste período, que aconteceu no mês de maio de 2015, foi um dos maiores da história.

07/Ago/2015 - Greenish - Puerto Escondido - Oaxaca - México

Confira a entrevista do Lapo Coutinho para o Blog Greenish.

1- Conte-nos como foi surfar na remada as ondas de Puerto Escondido/México em um dia que foi considerado um dos maiores swell da história desta praia. Quantos pés tinham nas séries? 

Lapo Coutinho: Surfar Puerto neste dia Gigante histórico foi uma emoção única. Só de estar no mar e ver aquelas ondas quebrando foi incrível. Com certeza ficará marcado em minha memória pra sempre. A tensão era muito grande, e a todo momento estava atento e preparado pra usar toda minha força e agilidade pra sair de uma situação difícil, e tentar evitar ser pego por uma serie. As séries tinham em torno de 30 pés havaianos. Mais ou menos  de 50 a 60 pés de frente.

 2- Como é o seu treinamento para encarar ondas gigantes? 

Lapo Coutinho: No surf é muito importante ter força e agilidade. Então procuro treinar os dois. Faço treino funcional misturado com musculação, pra sempre estar com as articulações e músculos fortes, protegendo bem meus membros. E tento, sempre que posso, praticar Yoga, que me faz ficar bem alongado e com uma elasticidade boa. No meio disso, dou umas corridas na areia fofa, e procuro sempre cair na água, pro surf ficar no pé.

3- Quando você se sente ao completar ondas com mais de 20 pés? 

Lapo Coutinho: Quando completamos uma onda gigante a sensação é de puro bem estar e felicidade. É um feito muito difícil e geralmente tomo algumas vacas, passo por umas situações sinistras antes de dar tudo certo. Mas quando consigo completar uma onda grande e perfeita , a sensação é muito boa, você se sente como se tivesse passado no olho de um furacão, muito perto de todo o perigo, mas escapando ileso da situação e tendo uma visão que só quem pega onda grande vai ter.

4- Qual o tamanho de prancha que você usa para entrar no mar com essas condições e quais os acessórios de segurança indispensáveis para evitar acidentes? 

Lapo Coutinho: O tamanho de minhas pranchas nos dias gigantes é geralmente de 9 a 10 pés. Isso dá mais ou menos uns 3 metros de prancha. Ela também é bem grossa, proporcionando assim uma remada bastante rápida e forte, o que me permite entrar antes na onda, e tentar evitar um drop muito crítico. Utilizo alguns equipamentos de segurança que me fazem ficar mais seguro nos dias em que o mar estar grande. Os leashs são muito grossos e de 12 pés, o que nos permite sermos guiados para superfície.  A prancha bóia, então segura o surfista. Também uso um colete inflável, Que tem umas bombas de ar. Durante a vaca, podemos puxar o colete e ele infla, me levando pra superficie mais rápido.

5- Como é a vida local em Puerto Escondido/México? Fale um pouco sobre a cultura e a culinária.

Lapo Coutinho: Puerto escondido é uma cidade litorânea pequena. O povo é muito simples e basicamente sobrevive da pesca e do turismo. O turismo de Surf é muito grande, então existem vários hotéis, lojas , e restaurantes voltados para os surfistas. A cidade é bem calma , um lugar lindo. A culinária é bem mexicana mesmo: burritos, tacos e tudo muito apimentado. É bem gostoso! Só é preciso ter cuidado pra não passar mal do estômago e não perder o melhor dia de surf! Risos.

6- Dê uma dica para quem vai para Puerto Escondido pela primeira vez. E o que é preciso para ser um surfista de ondas grandes como você? 

Para quem quer ir pra Puerto é bom trazer umas pranchas maiores. A onda é forte e volumosa, por isso é necessário um pouco mais de tamanho de prancha e borda, pra entrar nas ondas mais facilmente. É muito importante trazer protetor solar e se hidratar bastante, porque o sol aqui desta praia não é brincadeira. É um dos mais fortes do mundo. De resto, é so desfrutar das ondas e curtir esse paraíso que é o México. As pousadas são bem baratas e a comida também.

Pra quem quer tentar seguir a vida de um surfista de ondas grandes, recomendo ir evoluindo sem pressa e subindo degrau por degrau, pra não acabar se machucando ou tendo algum problema. O caminho é : ficar muito bem fisicamente e procurar ir evoluindo em picos mais fáceis, pra depois ir pros grandes cenários do esporte.

Tente primeiro ficar confortável nos maiores mares no Brasil, depois que passar essa fase, comece a viajar: Noronha e Peru são alguns destinos bons para começar a gostar das ondas grandes. Se depois desses passos você estiver se sentindo bem, compre pranchas e equipamentos bons e se jogue! sempre fique ligado nas condições do mar, de preferencia com um parceiro. Também é importante ficar antenado em todos os aspectos e perigos do pico. Outra coisa importante é sempre perguntar para os locais e salva vidas de um lugar os macetes e perigos do pico, é sempre bom estar preparado.

Big aloha e mando notícias do próximo swell.

#VivendoACulturaSurf