Projeto Ondas, Surf & Cidadania encerra ano com grandes conquistas

A iniciativa modifica vida de crianças e famílias do Guarujá (SP).

12/Dez/2014 - Marcos Araujo - Guarujá - São Paulo - Brasil

A noite da última quarta-feira (10) foi especial para as famílias atendidas pelo projeto social Ondas, Surf & Cidadania. Mais de 180 pessoas compareceram no Delphin Hotel Guarujá, na praia da Enseada, para comemorar o encerramento das atividades de 2014. O fundador e presidente da ONG Jojó de Olivença apresentou, ao lado de sua esposa e equipe, os melhores momentos do ano.

“Foi um ano de aprendizado, de grandes conquistas, novos círculos de voluntariado e amizades. Estamos aprendendo bastante como lidar com as questões políticas, solidariedade e cidadania”, mencionou o presidente, ex-integrante da elite do surf mundial, bicampeão brasileiro em 1988 e 92 e campeão paulista profissional em 93.

Baiano radicado em Guarujá, Jojó de Olivença iniciou o projeto social no ano de 2000, quando se desligou das competições profissionais. Ao lado do professor Denis Eleutério e do Roberto Roman, proprietário do Delphin Hotel, conseguiram reunir 20 crianças entre 8 e 12 anos. Na época, elas aprendiam a surfar nas ondas da praia da Enseada, todavia, em 2002, as aulas foram suspensas por falta de recursos financeiros.

Com ajuda de novos parceiros, o trabalho retomou em 2006, e de lá pra cá, o crescimento tem sido vertiginoso. Atualmente, são atendidas 60 crianças, entre 7 e 14 anos, moradoras das comunidades Vila Baiana, Vila Júlia e adjacências. E o surf serve de instrumento educacional. “Utilizamos o esporte como ferramenta de apoio à educação. É um trabalho socioambiental, onde abordamos temas mais importantes como cultura, cidadania e meio ambiente”, disse.

Neste ano, o projeto recebeu certificações que irão ajudar ainda mais no amadurecimento da entidade. “Graças à nossa dedicação e investimento, alcançamos bons resultados. Fomos aprovados como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), conseguimos também o Certificado de Regularidade Cadastral de Entidade – CRCE. Essas conquistas nos permitem parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos, além de doações realizadas por empresas, descontadas no imposto de renda”, expôs Jojó.

Contudo, a cereja do bolo foi a contemplação na Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais da Petrobras para 2015 e 2016. “Após a terceira tentativa, fomos agraciados com a Petrobras, o que nos dá uma excelente oportunidade de crescimento. Teremos mais visibilidade, além de melhorarmos nosso atendimento qualitativo e quantitativo. A ONG vai viver um novo tempo e novas configurações”.

Com a parceria da Petrobras, o Projeto Ondas, Surf & Cidadania ampliará o tempo de permanência e a faixa etária dos alunos. “Estimamos aumentar o atendimento para 100 crianças, incluindo mais 40 adolescentes, entre 14 e 17 anos. E esta é a boa noticia. Aqueles que seriam desligados neste ano poderão permanecer por mais dois anos”, celebrou o ex-surfista profissional.

Frutos colhidos – A noite festiva contou com várias atrações. Após o breve discurso do presidente, alunos apresentaram uma cantata de Natal, acompanhados por coral, violão, batuques em instrumentos reciclados como latas de tintas e garrafas de vidro, além de uma coreografia. Houve também distribuição de presentes e panetones.

O ápice da festa ficou por conta da exibição de um filme com uma coletânea de imagens dos alunos surfando, frequentando aulas de música, realizando brincadeiras, entre outras atividades educacionais promovidas durante o ano, para delírio de todos.

De acordo com a família Novaes Santos, residente do bairro Morrinhos, o projeto tem contribuído na formação dos filhos Nicolas (11 anos) e Yasmim (10). “A ONG é legal. Ocupa o tempo dos meus filhos, assim eles não ficam na rua. Enquanto trabalhamos, eles ficam no projeto”, contou o pai, Deumiro de Souza Santos, que trabalha como jardineiro.

A mãe Roseli endossou a opinião paterna. “Eles passaram a me ajudar mais em casa. Os dois mudaram muito de comportamento”. Frequentando há três anos, Yasmim só tem elogios. “É muito legal, temos sempre alguma coisa para fazer. Surfamos, temos aula de música, reforço nos estudos, tomamos café, não atrapalhamos nossa mãe e nem o pai no trabalho. Eu gosto muito do surf e a gente aprende muitas coisas”.

Quem já passou pelo projeto, também encontrou a chance de mudar de vida. “Fiz parte da primeira geração, em 2006, onde fiquei por cinco anos. Foi quando tive a oportunidade de emprego e não pude mais participar por conta do trabalho”, disse Leandro Sales, 21 anos, morador da Vila Baiana.

Na época, o seu sonho era ser empresário. A declaração foi dada em um dos exercícios realizados pela ONG conhecido como ‘Despertar dos sonhos’. E ele conseguiu. “No meu primeiro emprego, comecei como atendente no restaurante Tomodati, depois passei para auxiliar do auxiliar, até ser cozinheiro. Hoje consegui montar meu próprio negócio. Faço distribuição de marmitex para empresas”.

Para Sales, a importância do projeto é tudo. “Tive a oportunidade que muitos também tiveram, e alguns não a encontram porque não souberam aproveitar. A iniciativa da entidade é a melhor coisa que tem, tira as crianças da rua e apresenta novos caminhos. Aprendi a mudar a minha vida, mudei meus valores”.

Toda essa retrospectiva apresentada emocionou o proprietário da rede de lojas Overboard, João Luiz Perez. Apoiador da ONG desde o começo, Perez parabenizou a iniciativa. “Esse trabalho visa a transformação dessas crianças em cidadãos e enxergamos isso como oportunidade de ajudar, colaborar. Fico emocionado em ver que todo o esforço tem sido competente. Sabemos da importância do Jojó como pessoa e, acima de tudo, como educador para essas famílias e crianças oferecendo um futuro melhor”.

As atividades do Ondas, Surf & Cidadania retornam no dia 12 de janeiro com o Projeto Verão, seguindo até o Carnaval, com atividades esportivas e ambientais na praia da Enseada, Guarujá (SP). As empresas Overboard, Wave Giant, Prefeitura Municipal do Guarujá, Blessing Alimentos Orgânicos, Delphin Hotel, Austrália Centre, MC Group, Unaerp e Mormaii apoiam a entidade. Mais informações no email jojoprojetoondas@gmail.com ou no Facebook/projetoondas. Telefone: (13) 3371-7902.