#surf 

Projeto Mar21: remando rumo à inclusão e conscientização para pessoas com T21

Atividades de stand up paddle e caiaque promovem inclusão social e saúde na Beira Mar de Fortaleza

07/Nov/2024 - Catarina Leite

No próximo sábado, dia 09 de novembro, a Beira Mar de Fortaleza será palco de mais um projeto social, o Projeto Mar21, que vai beneficiar pessoas com Trissomia do Cromossomo 21, pessoas com T21 ou Síndrome de Down, assim como são mais conhecidas, com práticas esportivas de remo, especificamente o stand up paddle e o caiaque na sede da Ceará Sup Club, localizada na enseada do Mucuripe.

O Projeto Mar21 tem como objetivo ampliar as possibilidades de inclusão esportiva e social, desenvolvendo aspectos sensoriais e motores, além de proporcionar conhecimentos sobre os temas relacionados à saúde, conscientização e preservação da natureza para a prática dos esportes de remo para as pessoas com T21. Serão atendidas 80 pessoas com T21 e suas famílias no período de 12 meses, com duas vivências mensais. Os participantes devem ter idade mínima de seis anos e pertencer a qualquer classe social.

O “Mar21” surgiu a partir do resultado positivo alcançado com uma vivência em outubro de 2021, exclusiva para crianças com T21 em alusão ao dia das crianças. Por ocasião dessa vivência foram utilizadas as pranchas de stand up paddle, caiaques e canoa havaiana, proporcionando uma manhã de lazer, inclusão e estimulação sensorial para essas crianças, dando origem à importância desse trabalho”, revela a idealizadora e coordenadora do projeto, Ticiana Moreira.Durante o período de realização das atividades, as pessoas beneficiadas terão a oportunidade de um maior convívio social, identificação e compreensão da prática desses esportes e ampliação da consciência da preservação dos oceanos, em todo o ambiente da praia.

“Além de melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas em geral, a prática esportiva é uma ferramenta que tem múltiplas vantagens para nosso organismo. Nas vivências ao ar livre também serão abordados os temas transversais sobre saúde do oceano e limpeza da praia. Para as pessoas com T21, além das vantagens físicas traz benefícios psicológicos e de inclusão social e esportiva. O projeto propõe um trabalho individualizado e ao mesmo tempo em grupo, incentivando o companheirismo e as relações sociais, em um contexto diferenciado e prazeroso”, revela Evelin Huttenlocher, psicóloga do projeto.

“A prática esportiva é excelente para a integração sensorial, socialização, conhecimento do corpo e seus limites, desenvolvimento cognitivo e a autoestima. Os esportes náuticos estimulam aspectos físicos que são fundamentais para pessoas com T21, como equilíbrio, tônus e força muscular nas atividades praticadas no mar”, complementa Cláudia Casas, assistente esportiva do projeto.

O Projeto Mar21 é uma iniciativa da Ceará Sup Club, aprovado pelo Governo do Estado do Ceará. Nosso agradecimento à confiança da Enel - empresa de geração e distribuição de energia elétrica e de gás natural, bem como ao apoio do Coletivo Humanáuticos.